Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Perícia Forense – Criminalística

1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã

Apresentação

Programe-se

Início
25 de Março de 2021

Inscrições até 15/03/2021

Período
25/03/2021 a 22/01/2022
360 horas-aula
Dias e Horários
Mensalmente,
quintas, sextas-feiras e sábados, das 8h às 12h15min e das 14h às 18h15min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

Estar atualizado sobre as noções avançadas da realização da perícia criminal no Brasil e no mundo é seu objetivo profissional? Invista no único curso no país reconhecido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Forense do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tenha destaque em investigações, solicitando, reconhecendo e identificando evidências e provas materiais para uso forense criminal e cível.

Para quem é esse curso

Profissionais graduados das diferentes áreas que tenham intenção em receber treinamento para atuarem na prática pericial. Servidores públicos e servidores das polícias civil, militar e federal. Profissionais liberais vinculados a conselhos de classe. Interessados em prestar o concurso público para Polícia Civil.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Único curso reconhecido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Forense do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
  • Forte embasamento acadêmico com foco no desenvolvimento de inovação.
  • Equipe de professores peritos e pesquisadores de referência nacional e internacional.

O que você vai aprender

  • Treinar para o reconhecimento e a identificação técnica de alta qualidade de elementos para uso forense.
  • Atualizar e aperfeiçoar tecnologias para a análise de evidências materiais.
  • Capacitar profissionais em geral e servidores públicos em Criminalística e Perícia Técnica.
  • Gerar e ampliar conhecimentos avançados sobre a perícia criminal no Brasil e no Mundo.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 15/03/2021

Disciplinas

Inquérito Policial, Prova Penal e Laudo Técnico

Caracterização de criminologia. Inquérito policial e prova penal. A prova técnica no direito penal e processual penal. Aspectos jurídicos da perícia. Caracterização de criminalística. Argumentação técnica. Uso de evidências na composição do Inquérito policial. Inclusão de evidências como provas no processo penal. Escrita técnica e confecção de laudos. Técnicas de sustentação oral técnica em depoimentos.

Ética, Integridade e Produção Profissional

Integridade ética no trabalho técnico e na produção textual. Conceitos fundamentais de Ética e Bioética e subsídios para uma reflexão consciente de tópicos contemporâneos que emergem do campo teórico e prático das ciências forenses em particular. Debates que visem desenvolver a compreensão e a capacidade crítica. Orientação sobre princípios que norteiam ações humanas eticamente adequadas no processo investigativo discutindo a legislação pertinente a cada situação. Conceito de pessoa, corpo humano morto, uso de cadáveres, etc. Revisão da legislação de interesse da área com a luz das boas condutas éticas. Integridade e ética na pesquisa. Conceitos; Fundamentais: moral, ética, éticas aplicadas, confidencialidade, privacidade; informação. Histórico da Bioética. Pesquisa com Seres Humanos: consentimento Informado, comitês de ética, legislação. Instruções para o desenvolvimento de capacidade de relatar e apresentar propostas para a evolução das Ciências Forenses. Apresentação do modelo do documento escrito da Especialização. Apresentação de assuntos nos quais os estudantes poderão desenvolver seus trabalhos. Definição do tema de interesse.

Violência, Crimes Notórios e Jornalismo Investigativo

Noções gerais sobre violência e criminalidade, e os principais modalidades e modelos teóricos. Teoria da violência e comportamento desviantes. Saúde mental, psicopatologias e comportamento violento, crime e justiça. Crimes sexuais. Simulação e dissimulação. Falsas alegações de violência. Avaliação do dano psíquico. Princípios básicos da entrevista investigativa no contexto forense. Perfis de criminosos. Assassinos em série. Casos de repercussão da criminalística histórica brasileira. Conceitos básicos, alcance, limites e objetivos das perícias psíquicas. Modalidades de perícias psicológicas/psiquiátricas. Jornalismo investigativo, mistérios e fatos ocultos. Fatores relacionados ao crime e à violência. Prática de reportagem especializada em desvendar atos lícitos, mistérios e fatos ocultos do conhecimento público, de crimes e casos de corrupção, que sejam notícia. Limites da liberdade de imprensa. Caso Watergate. “Furo” de reportagem.

Papiloscopia e Reconhecimento Facial

Introdução à identificação humana. Caracterização de identificação humana fenotípica e variantes. Caracterização de papiloscopia e revelação datiloscópica. Estudo dos aspectos históricos, elementos técnicos da papiloscopia, sistemas biométricos, confronto de impressões papilares, perícia e laudo papiloscópico. Uso dos conhecimentos gerais da papiloscopia nas rotinas fundamentais de laboratório de perícia nos interesses específicos da investigação forense. Reconhecimento facial para busca de face humana. Representação facial humana. Exploração de softwares de identificação de características fenotípicas humanas.

Odontologia Legal e Reconstituição Facial

Caracterização de odontologia forense. Aplicação de conhecimentos dentário para a identificação humana. Manuseio e exame das provas dentais de interesse da justiça. Identificação odontolegal. Tópicos em identificação por arcada dentária. Tópicos avançados em odontologia legal. Reconstituição facial para restauração da face humana. Reconhecimento e Identificação facial. Representação facial humana.

Identificação Individual e de vínculos pelo DNA

Conceitos em genética forense. Marcadores moleculares autossômicos, cromossomo Y e DNA mitocondrial. Predição de fenótipo pelo DNA. Interpretação de Laudos. Bancos de dados de perfis genéticos: legislação brasileira e funcionamento do CODIS. Características herdáveis de interesse forense, fenótipo, mutações do DNA e variantes polimórficas.

Laboratório de Genética Forense e Papiloscopia

Laboratório de Perícia em papiloscopia. Localização, avaliação, revelação e identificação de impressões digitais, com uso da rotina papiloscópica avançada. Práticas no uso de microscopia óptica e eletrônica nas rotinas elementares de um laboratório para análises de evidências biológica não moleculares e de outras evidências. Demonstração e simulação de procedimentos laboratoriais de genética forense. Interpretação de eletroferogramas e de laudos de DNA. Cálculos de paternidade, parentesco e de identificação humana. Estatística na valoração de resultados em genética forense.

Balística, Armamentos e Munições

Fundamentação, exames periciais e conhecimentos específicos em balística forense, armamentos e munições. Elementos de balística interna e externa. Reconstituição de eventos de disparo de arma de fogo. Noções de armas de fogo curtas e longas, armas de fogo artesanais, simulacros e similares. Segurança no manuseio de armas de fogo. Caracterização de armas de fogo e de munição e de seus componentes. Balística em locais de morte.

Perícia e Auditoria em Edificações Desabamentos e Incêndios

Engenharia legal. Tópicos de perícia em obras públicas. Noções de perícias em desabamentos: análises e ensaios, NR18, situações de maior incidência. Noções de perícias em locais de explosão. Definição de explosões decorrentes de detonação e deflagração. Propriedades dos explosivos. Classificação dos explosivos. Composição de um artefato explosivo. Efeitos de uma explosão. Local de pós-explosão. Noções de perícias em incêndios. Embasamento teórico sobre o fogo e seu desenvolvimento. Identificação de padrões de queima. Identificação e análise dos principais vestígios de um local de incêndio. Perícia em incêndio e colapsos em edificações.

Informática Forense e Perícia Digital

Perícias digital em dados de informática e computação. Software e hardware para computação forense. Perícias em equipamentos portáteis. Vulnerabilidade em sistemas computacionais. Rastreabilidade de dados e de comunicações eletrônicas. Tópicos avançados em computação forense. Perícias em deep web e em crimes de cunho sexual.

Imagem, Áudio e Segurança Cibernética

Caracterização de perícia em áudio e vídeo. Fonética Forense. Técnicas de identificação e verificação de locutor. Imagens e sistemas de segurança. Noções do desenvolvimento da tecnologia de geração e processamento digital de registros de áudio e imagens. Câmeras fotográficas, filmadoras e gravadores de áudio padrão e miniaturizados. Edição de imagens, cores e registros para maior nitidez e menos ruidosos. Identificação de pós-processamento e edição de registros de audiovisual com retoque, restauro ou alteração da informação original. Exame de vestígios em mídias de armazenamento de dados, internet, intranets, códigos de programas.

Local de Crime e Manchas de Sangue

Conceitos históricos e práticos associados ao local de crime. Materialidade, autoria e dinâmica em locais de crime. Interpretação dos vestígios e dinâmica dos fatos. Abordagem de diferentes Locais de Crime. Isolamento, preservação e segurança em local de crime. Qualificação para o reconhecimento e identificação de vestígios. Padrões de mancha de sangue em local de crime. Testes presuntivos e confirmatórios para detecção de sangue e sêmen em vestígios. Prática em local de crime.

Laboratório em Local de Homicídio

Tópicos avançados em locais de crime. Locais de morte violenta. Prática em locais de morte com vítimas. Documentação, registro e métodos de busca. Técnicas para análise e processamento de vestígios em local de crime.

Crimes e Desastres Ambientais 

Introdução a perícia em crimes ambientais e biopirataria. Legislação ambiental aplicada: Constituição Federal, Códigos de Processo Civil e Penal, Política Nacional de Meio Ambiente, Lei dos Crimes Ambientais e Resoluções CONAMA. Noções de cartografia. Geoprocessamento e Sistema de Informação Geográfica – SIG. Perícias ambientais. Agrimensura e georeferenciamento. Merceologia dos danos ambientais. Sistemática dos desastres ambientais. Dejetos industriais e controle de efluentes. Contexto dos crimes contra a fauna. Coleta e análise de material botânico para estudos forenses. Identificação de madeiras. Análise gastro-intestinal de diatomáceas em casos de afogamento, plantas tóxicas, plantas alucinógenas. Palinologia: pólen e esporos. Fenologia, tipos de dispersão dos grãos. Amostras que podem fornecer pólen e esporos.

Perícias Contábeis e Merceológicas

Caracterização de perícias contábeis e econômicas. Análise de demonstrativos contábeis. Lavagem de dinheiro em criptoativos. Rastreamento e identificação de patrimônio. Transações econômicas internacionais. Investigações de transações ilícitas de mercado.

Necropsia, Autópsia e Exumação

Tópicos teóricos de tanatologia forense e fisiologia da morte. Necropsia, autópsia e exumação. Entomologia forense e Decomposição cadavérica. Lesões fatais, categorização de vítimas. Medicina legal. Traumatologia forense. Patologia forense. Antropologia forense, criminal e histórica.

Laboratório de Perícias da Morte

Práticas com cadáveres, corpo morto e ossadas de tanatologia forense, necropsia, autópsia e exumação. Decomposição cadavérica. Lesões fatais, categorização de vítimas. Medicina legal. Traumatologia forense. Patologia forense. Antropologia forense, criminal e histórica.

Agentes Tóxicos, Explosivos e Drogas Ilícitas

Tópicos teóricos de Química Forense. Química analítica forense. Legislação. Matrizes e analitos de interesse forense. Aplicações da química na criminalística: exames residuográficos, explosivos, fibras e tintas. Adulteração de compostos e produtos. Perícia com agentes explosivos. Toxicologia aplicada à ciência forense: toxicocinética, substâncias psicotrópicas e venenos. Farmacologia, narcóticos e drogas ilícitas (drogas, entorpecentes e substâncias de abuso). Rastreabilidade de drogas de abuso. Substâncias ilícitas no esporte.

Laboratório de Química Forense

Prática de Química Forense em laboratório. Exames residuográficos, explosivos, fibras e tintas. Métodos analíticos para amostras brutas e biológicas. Técnicas de identificação de adulteração de compostos e produtos. Perícia com agentes explosivos. Toxicocinética, identificação de adulteração e análise forense de substâncias psicotrópicas, venenos, fármacos, narcóticos, drogas ilícitas como substâncias de abuso, medicamentos, bebidas e produtos alimentícios, combustíveis. Exames preliminares e definitivos de identificação de entorpecentes.

Acidentes de Transito e Aéreos

Fundamentação de veículos, acidentes de trânsito e aéreos. Perícia em acidentes de trânsito. Tópicos avançados em reconstrução de acidentes de trânsito e aéreos. Aspectos forenses em acidentes de trabalho. Análise de casos de acidentes aéreos, aspectos técnicos e relevantes. Casos que mudaram a história.

Adulteração de Documentos e Cédulas

Documentoscopia, grafoscopia e células adulteradas. Documentoscopia e documentos de segurança. Grafotecnia e grafoscopia. Merceologia e contrafação. Mecanografias e impressos eletrônicos. Neurologia da escrita. Processos gráficos. Laboratório de perícias em documentoscopia.

Tática e Treinamento de Campo

Práticas e discussões de casos. Simulações. Treinamento tático na investigação. Novas tecnologias em produção de provas de autoria. Novas tecnologias em produção de prova de materialidade. Atualizações de pesquisas relevantes.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Avelino Francisco Zorzo
  • Dra. Carina Maria Bello de Carvalho
  • Me. Carlos Lienert
  • Ma. Cinara Tentardini Garrido
  • Dra. Clarice Sampaio Alho
  • Dr. Eduardo Filipe Avila Silva
  • Dr. Eduardo Fischli Laschuk
  • Dr. Eduardo Martinelli Santanaya de Lima
  • Dr. Eduardo Sörensen Ghisolfi
  • Dr. Emerson da Silva Barbosa
  • Dr. Evandro Gomes da Silva
  • Esp. Felipe Brasil Viegas
  • Dra. Fernanda Bordignon Nunes
  • Me. Frederico da Costa Marques Faria
  • Dr. Gustavo Chemale
  • Dr. Isaac Newton Lima da Silva
  • Esp. João Henrique Wilkon Marques
  • Dra. Kristiane de Cássia Mariotti
  • Dra. Marcia Vaz
  • Dr. Mauro Sander Fett
  • Me. Miguel Ângelo Basso
  • Dr. Moreno Cruz Osório
  • Dra. Nelsa Cardoso
  • Dr. Nereu José Giacomolli
  • Dr. Rafael Scorsatto Ortiz
  • Dr. Regis Alexandre Lahm
  • Dr. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo

Coordenação

  • Profa. Dra. Clarice Sampaio Alho
  • [email protected]
    Profa. Dr. Clarice Sampaio Alho: Bióloga (UFRGS, Brasil); PhD Genética Molecular (UB, Spain); Pós-Doutorado Genética Forense (UCF, National Center for Forensic Science, USA). Professora e Pesquisadora da PUCRS (PPG Biologia Celular e Molecular); Orientadora em Genética de estudantes da graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado; Coordenadora PG Lato Sensu Biologia e Genética Forense PUCRS. Coordenadora Laboratório Genética Humana e Molecular | Genética Forense PUCRS. Coordenadora Núcleo de Pesquisa Evidências Forenses PUCRS. Líder GP-CNPq ‘Alvos Genéticos e Biobancos: Pesquisa e Aplicação na Pericia Forense e no Diagnóstico’. Coordenadora BIOBANCO PUCRS. Coordenadora de Genética INCT-Forense. Coordenadora Pró Forenses PUCRS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2
  • Prof. Dr. Eduardo Filipe Avila da Silva
  • [email protected]
    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado e pós-doutorado em Biologia Molecular e Celular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). Atualmente é Perito Criminal Federal do departamento de Polícia Federal em Porto Alegre/RS. Atua regularmente como professor em cursos de especialização e extensão, cursos de formação profissional (polícia, exército) ou treinamentos junto a diversos órgãos, como Academia Nacional de Polícia, UNESC, CESUPA, FEEVALE, entre outros. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Forense, atuando principalmente nos seguintes temas: genética forense, ciências forenses (com enfoque principal em locais de crime), terapia gênica, virologia, biologia molecular, entre outros.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Descontos para matrículas antecipadas*
De 17/11 à 13/12/2020R$ 1.049,75
De 14/12/2020 à 17/01/2021R$ 1.111,50
De 18/01 à 21/02/2021R$ 1.173,25
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.235,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.086,80
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.111,50
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 864,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.049,75
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 988,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em

saude