Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Planejamento e Gestão de Processos Sociais

1ª Edição 360 h/aula

O curso em Planejamento e Gestão de Processos Sociais procura qualificar os profissionais que atuam com o planejamento social em organizações públicas ou privadas, equipando-os com competências teóricas e metodológicas.

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
10/03/2020 a 20/07/2021
Turno
Noite

Início

10 de Março de 2020

Inscrições até 10/03/2019

Período

10/03/2020 a 20/07/2021

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

segundas e terças-feiras, das 19h30min às 22h30min.

Sobre o Curso

O dominio de processos de gestão e planejamento são, certamente, expertises fundamentais à qualificação profissional no tempo presente, qualquer área do conhecimento, necessita do uso desse instumental nos processos de trabalho cotidianos para ampliar seu alcance e efetividade, ademais alguns profissionais ocupam cargos de gestores de projetos, setores, políticas ou instituições, muitas vezes sem uma capacitação especifica para cumprirem essas funções. Nesse sentido, é de fundamental importância o aprofundamento conceitual e a instrumentalização metodológica para que desenvolvam competências que os auxiliem a melhor planejar e gerir no âmbito da área social. O Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Processos Sociais da Escola de Humanidades da PUCRS pretende se constituir como um espaço de formação e troca de saberes e experiências, onde profissionais que trabalham nos mais diversos locais possam qualificar-se para o uso dessas ferramentas (realização de analises, diagnósticos, elaboração de planos e projetos, captação de recursos) de forma ética, crítica e participativa, potencializando seu trabalho ou ampliando condições para uma melhor inserção profissional.

Objetivos

  • Contribuir com a qualificação profissional para a gestão e planejamento social no âmbito das organizações públicas e privadas, equipando os profissionais com competências teóricas e metodológicas para o uso do instrumental de trabalho;
  • Aportar subsídios de análise da conjuntura contemporânea, a partir do estudo de seus condicionantes econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais, refletindo sobre as possibilidades e os limites da gestão e do planejamento social participativo no contexto da sociedade atual;
  • Estimular a formação permanente de profissionais éticos e críticos que utilizem princípios, conceitos e metodologias de gestão e planejamento social em diferentes realidades organizacionais e em processos de assessoria e consultoria.

Público-Alvo

Profissionais graduados em áreas tais como Serviço Social, Sociologia, Administração, Direito, Psicologia, Pedagogia, que tenham interesse ou realizem seu trabalho nas áreas humano-sociais, em especial técnicos e gestores de instituições sociais, de prefeituras municipais, gestores de CRAS, CREAS, Unidades de Saúde, Organizações da sociedade civil, gestores de programas e projetos sociais, nos setores público e privado, profissionais autônomos que trabalham no âmbito da assessoria e consultoria a organizações e movimentos sociais, pesquisadores e demais interessados nessa temática.

Diferenciais do Curso

  • A preocupação com a mediação entre os fundamentos teóricos e experiências práticas de cunho operativo;
  • A articulação entre planejamento, gestão e pesquisa;
  • A oferta de disciplina sobre gestão ambiental;
  • A estrutura interdisciplinar do curso, possibilitando uma visão abrangente, substantiva e crítica dos temas abordados, à luz da totalidade concreta;
  • A capacitação do corpo docente, composto por mestres e doutores com reconhecida experiência, produções e pesquisas sobre os temas que serão trabalhados;
  • A vinculação a um Programa de Pós-Graduação avaliado como de excelência pela Capes e a previsão de algumas atividades integradas, otimizando a presença de renomados professores visitantes aos quais os alunos terão acesso, sem onus;
  • A estrutura ofertada pela PUCRS, espaços de acolhimento e para integração, salas de aula confortáveis , biblioteca com apoio de profissionais, equipamentos de ultima geração e bibliografia atualizada.

Perfil do Egresso

  • Profissional capaz de realizar análise de conjuntura e gestão da informação;
  • Profissional que domine os conceitos de Gestão e Planejamento enquanto processo social e saiba utilizar esses instrumentos de trabalho para potencializar suas ações;
  • Profissional qualificado para elaborar e gerir programas e projetos sociais e realizar processos de captação de recursos;
  • Profissional apto a realizar de forma investigativa, reflexiva e propositiva a gestão de processos de trabalho, de projetos, politicas e instituições.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 10/03/2019

Disciplinas

Análise de Conjuntura

Estudo do contexto internacional e nacional e análise da conjuntura considerando aspectos econômicos, políticos e sociais, a partir de uma perspectiva crítica, dando visibilidade aos rebatimentos das transformações contemporâneas na vida da sociedade brasileira e as respostas engendradas para o seu enfrentamento pelo estado e pela sociedade. Análise institucional e dos desafios e competências requisitadas aos trabalhadores no contexto presente.

Gestão Social

Estudos sobre as concepções de Gestão Social e sua configuração no cenário contemporâneo. Reflexão sobre as relações entre público e privado e as parcerias entre governo, organizações da sociedade civil e empresas. Gestão Compartilhada. Análise do marco legal das organizações da so Estudo sobre sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial (negócio sustentável e responsável).

Gestão e Planejamento Social

Estudo de teorias, concepções e estilos de gestão. Modalidades e fundamentos que orientam os processos de gestão e planejamento social, assim como de interfaces com instâncias públicas e privadas. Compreensão da racionalidade, ciclo e funções aplicadas à área social. Aprofundamento da função planejamento e suas implicações, destacando tipos e níveis (estratégico, tático e operacional).

Relações Humanas e Organizacionais

Estudo da abordagem crítica das relações humanas nas organizações. Impactos das transformações no mundo do trabalho na gestão de pessoas. Perspectivas de um RH sustentável – um olhar integrado para todos os subsistemas. Inclusão e Diversidade. Liderança, comunicação e relações no trabalho: conectando pessoas e organizações.

Gestão Socioambiental

Estudo sobre a crise socioambiental, causas e cenários. Desenvolvimento sustentável, responsabilidade ambiental, gestão ambiental pública e privada. Ferramentas de gestão ambiental. Capitalismo, meio ambiente, desenvolvimento e os embates contemporâneos.

Planejamento e Trabalho Social

Reflexões sobre a importância do planejamento na intervenção profissional. Identificação dos elementos que conformam os processos de trabalho onde se inserem, a partir da análise e proposição sobre situações concretas, mediadas em diferentes espaços sócio-ocupacionais, âmbitos e níveis de intervenção. Estudo sobre planejamento participativo e principais ferramentas metodológicas.

Gestão da Informação e Vigilância Socioassistencial

Estudo da vigilância socioassistencial e sua indissociabilidade da proteção social e defesa de direitos. A gestão da informação e os sistemas de informação como essenciais a atuação planejada, participativa, transparente e qualificada, onde se inclui a vigilância socioassistencial. Compreensão desta como ferramenta para o controle social e base empírica à educação permanente. Análise de sistemas de registros, banco de dados, indicadores, pesquisa e metas dos planos quadrienais e decenais como meios para efetivar a vigilância.

Pesquisa Social

Estudo sobre teoria e metodologia da pesquisa social e sua relevância para a produção de conhecimentos na profissão. Análise sobre critérios de cientificidade e particularidades das investigações nas áreas humano-sociais. Apreensão do ciclo investigativo, com ênfase nos procedimentos metodológicos, incluindo a elaboração do projeto de pesquisa, técnicas, instrumentos e procedimentos investigativos. Estudo das etapas finais do ciclo de pesquisa, incluindo os processos de organização, representação e interpretação dos dados, bem como as estratégias para comunicação dos resultados.

Escrita Científica

Estudo dos fundamentos da comunicação, da tipologia textual e do emprego da norma culta em trabalhos técnicos. Leitura e análise crítica e reflexiva de textos. Adequação vocabular e sintática com vistas à produção e apresentação de textos acadêmicos e/ou científicos. Estudo da metodologia científica que pauta os processos de construção de conhecimento a partir de critérios de cientificidade e normatização da ABNT. Construção do planejamento para o Trabalho de Conclusão de Curso.

Mobilização de Recursos e Elaboração de Projetos Sociais

Compreensão de mobilização de recursos, enquanto mobilização de pessoas e recursos em prol de uma causa, uma abordagem integrada como dimensão intrínseca da estratégica de ação política, conferindo-lhes base social e sustentabilidade. Estudo das particularidades dos projetos sociais e sua repercussão na elaboração de projetos. Caracterização das etapas de um projeto social. Conceitos e tipos de indicadores e estratégias para sua construção. Análise dos processos de monitoramento e avaliação de projetos de intervenção social.

Gestão Financeira e Fundo Público

Estudos sobre plano financeiro (objetivos, metas e custos, necessidades, recursos, despesas e elaboração de cronogramas físico-financeiros) noções de orçamento empresarial, orçamento público e orçamento de projetos. Composição do Fundo público e sua relação com as políticas sociais, ciclo orçamentário (Plano Plurianual – PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias –LDO e Lei Orçamentária Anual- LOA). Lei de Responsabilidade Fiscal. Classificação orçamentária para elaboração de orçamentos e análise de receitas e despesas que compõem as peças orçamentárias.

Gestão de Projetos: Execução, Monitoramento e Avaliação

Estudo das concepções e metodologias análises, monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos sociais, que garanta a identificação de quaisquer desvios do que foi planejado. Construção de indicadores sociais. Realização de exercícios de construção de instrumento para análise, monitoramento e avaliação de programas e projetos sociais e de critérios de avaliação, com o uso de indicadores.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Lúcia Suarez Maciel
  • Dr. Carlos Nelson dos Reis
  • Me. Domingos Antonio Armani
  • Dr. Francisco Arseli Kern
  • Dra. Gleny Terezinha Duro Guimaraes
  • Dra. Inês Amaro da Silva
  • Dra. Jane Cruz Prates
  • Me. Luis Carlos Ribeiro Stephanou
  • Dra. Maria da Graça Mauer Gomes Türck
  • Dr. Osmar Tomaz de Souza
  • Dra. Rebel Zambrano Machado
  • Dr. Tiago Martinelli

Coordenação

  • Profa. Dra. Jane Cruz Prates
  • [email protected]
  • Graduada em Serviço Social (1982), Mestre em Serviço Social (1995), Doutora em Serviço Social (2003) pela PUCRS e Pós-doutora em Serviço Social pela PUCSP (2016). Professora da PUCRS desde 1995, docente do Curso de Graduação e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Mestrado e Doutorado) da PUCRS, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS – PPGSS (CAPES nota 6) e Editora da Revista Textos & Contextos (Porto Alegre) desde 2010., Pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Economia e Políticas Sociais – NEPES, Líder do Grupo de Estudos sobre Teoria Marxiana, Ensino e Políticas Públicas – GETEMPP (desde 2008), Pesquisadora Produtividade 1D do CNPq, membro do NDE do Curso de Graduação em Serviço Social da PUCRS (desde 2006) e Membro do Conselho Universitário da Universidad Nacional de Córdoba/ Argentina desde 2014. Trabalha principalmente os temas: Teoria e método marxiano e enfoque misto na pesquisa social, Ensino, em especial Pós-Graduação, formação e trabalho do assistente social, teoria e metodologia de pesquisa, avaliação de políticas sociais, proteção social na América Latina, PNAS e SUAS e populações em situação de Rua. Tem mais de 15 anos de experiência na gestão pública, com destaque para a atuação como Coordenadora de Planejamento e Diretora Técnica da Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC e Coordenação de Projetos na Secretaria de Relações Internacionais e Captação de Recursos – SECAR, ambas da Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS, e nas funções de Coordenadora de Planejamento, Diretora Geral e Secretária de Estado Substituta, na Secretaria de Obras Públicas e Saneamento Ambiental do Governo do Estado do RS, durante o Governo Olívio Dutra, além de mais de 20 anos de atuação como docente no Ensino Superior.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
A partir de 18/02/2020R$ 595,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 595,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 523,60
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 535,50
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 416,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 505,75
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 476,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula corresponde a primeira parcela do curso e deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

humanidades

Nenhum curso da área fim está com inscrições abertas no momento.