Encontre seu curso
Especialização
Cada vez mais a música faz parte da nossa vida. Ela tem o poder de unir as pessoas, remeter ao presente e ao passado, e evocar as mais diversas sensações. Em um mundo conectado e em constantes transformações, a música, a comunicação e o entretenimento apresentam-se como aliados que possibilitam a ouvintes, músicos amadores e músicos profissionais explorarem um promissor mercado de trabalho e uma área apaixonante do conhecimento humano.
16 de Março de 2020
Inscrições até 16/03/2019
16/03/2020 a 31/07/2021
360 horas-aula
Semanalmente,
segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30min às 22h30min.
Cada vez mais a música faz parte da nossa vida. Ela tem o poder de unir as pessoas, remeter ao presente e ao passado, e evocar as mais diversas sensações. Em um mundo conectado e em constantes transformações, a música, a comunicação e o entretenimento apresentam-se como aliados que possibilitam a ouvintes, músicos amadores e músicos profissionais explorarem um promissor mercado de trabalho e uma área apaixonante do conhecimento humano. Nascido da bem sucedida experiência do Curso de Extensão em Produção Musical (que já teve 16 edições de sucesso) oferecido pela PUCRS desde 2007, e re-formatado a partir das demandas percebidas na primeira edição de 2018, esse é o momento de mergulhar mais fundo nos sons do mundo, e uma ótima oportunidade incrível de se reinventar profissionalmente.
Vivemos em uma era de constantes reconfigurações. Várias profissões e práticas estão sendo postas em xeque. Novos modos de pensar e agir impõem-se diariamente. A crescente economia criativa abre um novo e instigante leque de possibilidades para variados campos do saber. Nesse cenário o curso visa aproximar dois desses saberes, que sempre foram interdependentes, e hoje, mais do que nunca, podem se amplificar, mutuamente.
A premissa básica é: Como a comunicação, a partir de paradigmas analíticos, reflexivos e estéticos potencializa o fazer musical? Em meio ao avassalador surgimento de novos e promissores artistas que desejam atuar no mercado do entretenimento musical, os saberes discutidos ao longo do curso representam uma nova possibilidade de atuação profissional e um instrumento de força transformadora e mudança, para artistas, comunicadores e amantes do som. A partir de percepções colhidas dos alunos da primeira edição, nessa nova edição ampliamos o número de disciplinas sem interferir na carga horária total anterior (para isso, contamos com mais disciplinas com menos carga horária individual).
Desse modo, temos disciplinas mais dinâmicas, divididas em um primeiro momento mais teórico-reflexivo, e num segundo momento no oferecimento de instrumental prático que potencialize as ações dos alunos. A ordem das disciplinas foi realinhada para tornar a experiência mais completa e eficaz. Também contamos com novos professores e novas disciplinas para atender demandas latentes percebidas no decorrer na primeira edição, totalmente alinhadas com o mercado atual.
Graduados em qualquer área do conhecimento interessados em música, entretenimento e comunicação.
Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 08/11/2019
Término: 16/03/2020
Compreensão do significado do produtor musical, suas habilidades, competências e seu papel dentro da cadeia produtiva da música. Conhecimento da história da produção musical no decorrer dos tempos antigos até os dias de hoje. Entendimento das relações, semelhanças e diferenças entre produção musical, direção artística, produção fonográfica, e A&R (artista e repertório). Elucidação dos processos de produção musical de álbuns e faixas, técnicas de gravação, mixagem e edição, e as etapas de pré-produção, produção e pós-produção.
Estudo de como os diversos processos de criação podem auxiliar na geração de novas ideias. Identificação de como organizar os pensamentos para potencializar a criatividade no campo musical. Compreensão de como se dá a gestão de equipes criativas no cenário da música.
Compreensão do que se entende por mitologia musical. Estudo de como se constroem os mitos nas artes em geral, e na música, especificamente. Estabelecimento de relações multidisciplinares entre literatura, pintura, escultura, videoclipe e ópera para a construção dos mitos musicais espetaculares atuais. Identificação de como os mitos se empoderam e quais metodologias utilizam para perpetuar a sua aura. Verificação de como a construção simbólica ancora o ídolo, e como as tecnologias auxiliam nesse processo.
Estudo do público como parte integrante e fundamental da música e a cultura dos fãs no âmbito da carreira musical. Interpretação de como se dão as relações entre artistas, fãs, lovers e haters. Compreensão de como criar e gerenciar uma rede de fãs que potencializem a carreira musical.
Estudo das estratégias de promoção da carreira artística musical nos ambientes digitais conectados.
Compreensão de como o entretenimento, a ciência e as artes se reconfiguram em um mundo conectado, globalizado e digital. Definição e identificação das potencialidades e particularidades da economia criativa. Estabelecimento de relações entre os atores multidisciplinares e o campo musical.
Investigação sobre a estética do som. Estudo do papel desempenhado pelo som como narrativa relevante, desde o teatro antigo até a sua inserção nos games atuais. Identificação e percepção das diversas camadas de significação presentes nas tessituras sonoras durante a historia da humanidade.
Compreensão do papel da imagem na construção dos artistas. Estudo das relações entre o cinema, os musicais, a videoarte e os videoclipes. Aprofundamento do videoclipe como uma nova vitrine para vender o artista com possibilidades de inserção narrativa de produtos e serviços diversos (product placement, advertainment, branded content). Estudo sobre a elaboração de roteiros e a construção conceitual e promocional para produtos musicais audiovisuais
Estudo da utilização do som nos processos de construção de marca e publicidade (jingles, spots, logotipos sonoros, áudio conceito, trilhas musicais para dança, teatro, cinema, etc). Análise da simbiose entre marca musical, marca comercial, publicidade, propaganda e o campo sonoro.
Compreensão do gerenciamento financeiro da carreira musical. Descrição de um panorama comparativo entre o mainstream e o underground. Estudo das ferramentas disponíveis
para promoção musical. Reflexão sobre o papel do A&R (artista e repertório).
Caracterização de textos em diferentes gêneros literários (poema, poesia, conto e crônica). Investigação sobre os gêneros líricos e a produção de poesia para canção. Produção de textos líricos aplicados na criação de letra de música. Estudo dos diferentes gêneros do universo cancional e sua contextualização histórica. Fudamentação sobre objetos litero-musicais revestidos de melodia, harmonia, ritmo e palavra.
Estudo do papel do arranjo e das técnicas de composição musical.
Discussão sobre o papel da fotografia no universo musical e apresenta técnicas e estudos estéticos e conceituais sobre a imagem e sua relação com a produção musical. Exploração da relação da música com a imagem fotográfica. Estudo das caraterísticas técnicas e estilísticas da fotografia de cena: equipamentos, luz e composição. Compreensão dos elementos da linguagem fotográfica na composição de retratos individual e de grupos e sua aplicação no âmbito da indústria da música. Criação, planejamento e produção de ensaios fotográficos para representação conceitual de obras musicais.
Análise do contexto da produção cultural. Compreensão da produção de eventos e suas concepções. Estudo dos espetáculos musicais, com ênfase no showbiz (entretenimento e negócio). Investigação sobre o papel da equipe na produção de eventos.
Estudo sobre os principais conceitos de gravação, edição e masterização de um fonograma. Abordagem de preceitos técnicos (microfonação, equalização, estéreo e
profundidade.
Investigação sobre o panorama das técnicas de gravação e edição de áudio aplicados ao campo da composição musical. Reflexão estética sobre singles e dos álbuns. Estudo sobre a criação e concepção de trilhas sonoras originais.
Elaboração de plano de A&R. Participação em práticas de estúdio. Produção de fonogramas artísticos.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
A partir de 18/02/2020 | R$ 750,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor da Mensalidade |
---|---|
Público geral | Matrícula + 18 parcelas de R$ 750,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula + 18 parcelas de R$ 660,00 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 675,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | Matrícula + 18 parcelas de R$ 525,00 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula + 18 parcelas de R$ 637,50 |
| Matrícula + 18 parcelas de R$ 600,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.