Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Projeto e Edificações Sustentáveis

1ª Edição

Área do Curso
Arquitetura e Engenharias
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
12 de Março de 2021

Inscrições até 02/03/2021

Período
12/03/2021 a 28/05/2022
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 17h30min às 21h45min e sábados, das 8h45min às 19h.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O uso racional dos recursos naturais, a busca de eficiência energética e de alternativas inovadoras no campo dos materiais e tecnologias sustentáveis, são diferenciais cada vez mais exigidos de profissionais que projetam edificações. Esse curso foi pensado para profissionais que querem entregar projetos de excelência, tornando-se especialistas em desenvolvimento para edificações sustentáveis.

Para quem é esse curso

Profissionais de arquitetura e engenharias e outras áreas afins.

O que você vai aprender

  • Desenvolver de projeto sustentável na área da arquitetura e engenharia.
  • Conhecer alternativas de eficiência energética, desempenho térmico e integração de tecnologias para a utilização de recursos naturais.
  • Aprofundar o conhecimento sobre gestão e políticas públicas de fomento do projeto.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Infraestrutura de ensino de alta qualidade, com corpo docente interdisciplinar e capacitado.
  • Laboratórios equipados e dedicados com tecnologia de ponta.
  • Viagem guiada (sudeste do Brasil), para visitas selecionadas às edificações e projetos de cunho sustentável, contemplando os três eixos do curso.

Unidade Promotora

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 02/03/2021

Disciplinas

Tecnologia e Materiais da Construção Civil

Conceitos básicos dos materiais de construção civil. Estruturas e propriedades dos principais materiais empregados nas construções: concreto, madeira, materiais cerâmicos. Conceito de desempenho das edificações e a influência dos materiais de construção. Influência dos processos construtivos tradicionais, pré-moldados e pré-fabricados no desempenho das construções. Abordagem sistêmica do conceito de sustentabilidade e desempenho dos materiais de construção civil.

Conforto e Eficiência Energética no Ambiente Construído

Estudo sobre a relação entre energia, sustentabilidade e ambiente. Conceitos sobre cargas elétricas, demanda e energia. Sistema tarifário de energia. Aplicação da Eficiência Energética nos equipamentos empregados no Ambiente Construído. Casos práticos para o uso sustentável dos recursos naturais (energia, água, materiais de construção, etc.) no Ambiente Construído. Certificações de sustentabilidade na construção civil. Produção de energia em edificações.

Certificação e Etiquetagem

Estudo das tendências da Construção Sustentável no Brasil e no Mundo; Novos materiais e tecnologias; Certificações ambientais de empreendimentos de terceira geração e o futuro da Construção Sustentável; Sistemas Referenciais de Certificação e Etiquetagem; Movimento Wellness e Construções Saudáveis; Certificações GBC LEED, Procel Edifica e Well Building Standard.

Habitação Social: Projetos Urbanísticos e Arquitetônicos

Estudo das principais experiências em habitação social em seu contexto urbano, do século XVIII à contemporaneidade. Estudo dos conceitos de sustentabilidade, diretrizes, métodos de abordagem da problemática urbanística e arquitetônica na área da habitação social. Processo de gestão pública; iniciativas privadas e públicas na promoção de políticas para a produção da habitação social sustentável; análise e proposições de projetos urbanísticos e arquitetônicos de habitação social.

Arquitetura Bioclimática

Estudo do conceito arquitetura bioclimática, biofílica, green buildings e infraestrutura verde. Psicrometria. O Gráfico Bioclimático de Givoni. Estratégias bioclimáticas: Ventilação natural, aquecimento solar passivo. Processos de manipulação do ar. Carta Solar e seu compreendimento: brises, ventos predominantes.

Simulação de Edificações Eficientes 

Introdução ao EnergyPlus e Modelagem geométrica. Modelagem de cargas internas e modelagem de sistemas de climatização. Outputs e resultados da simulação. Objetivo: Apresentar os conceitos básicos da simulação termo energética. Ensinar a utilização de softwares de simulação termo energética de edificações.

Recursos Energéticos e Renováveis

Fontes de energia renovável, tecnologias para a aplicação em edificações e estudos sobre viabilidade técnica e econômica. Conceitos e equipamentos para a utilização e aplicação à arquitetura das energias: solar fotovoltaica, solar térmica e eólica. Sistemas de captação e reaproveitamento de água pluviais, armazenamento e utilização de águas servidas e reaproveitamento de resíduos sólidos nas edificações. Normas e legislações.

Seminário I

Gestão Urbana, política urbana e habitacional, cidade contemporânea e pós-pandemia Covid.

Seminário II

Projeto de arquitetura, pós-pandemia e eventos naturais e seu reflexo e estratégia na produção do ambiente construído.

Gerenciamento de Obras

Estudo sobre panorama geral do Gerenciamento de Obras, conceitos e exemplos práticos. Avaliação e entendimento de sistemas de apoio à gestão de obras; acompanhamento físico-financeiro; racionalização da construção: métodos e processos; logística de canteiros de obra; perdas e produtividade; gestão da cadeia de suprimentos: compras e contratações; sistemas de Gestão da Qualidade, Resíduos, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional. Etapa de Pré Obra – planejamento, orçamento e projetos integrados. Visão geral do desenvolvimento tecnológico e inovação na Construção Civil.

Projeto Urbano e Mobilidade

Projetos urbano, mobilidade, pós-pandemia COVID.

Infraestrutura, Planejamento e Evolução Urbana

Estudo da evolução urbana das cidades brasileiras ao longo do século XX e XXI e seus desafios. Projetos de intervenção urbana para o desenvolvimento sustentável. Infraestrutura urbana, tecnologia e sustentabilidade. Planejamento e desenvolvimento urbano sustentável das cidades: legislação urbana e ambiental e os planos diretores.

Projeto: Estratégias Sustentáveis

Conceitos, teorias e diretrizes relacionadas à aplicação da sustentabilidade no ambiente construído, com ênfase no projeto arquitetônico, tecnologia, sistemas construtivos, materiais, conservação de energia, processos e indicadores de sustentabilidade.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Bruno de Rosso Ribeiro
  • Dra. Camila Fujita
  • Dr. Cibele Vieira Figueira
  • Me. Eduardo Gus Brofman
  • Esp. Francielle Dall´Agnol
  • Ma. Giovana Albo Hess
  • Dr. Jaime Federici Gomes
  • Dr. Jairo José de Oliveira Andrade
  • Dr. Jorge Mario Jauregui
  • Dr. Marcos Pereira Diligenti
  • Dr. Márcio Rosa D´Avila
  • Dra. Maria Alice Medeiros Dias
  • Me. Odilon Francisco Pavón Duarte
  • Ma. Karina Ruschel
  • Dra. Raquel Rodrigues Lima
  • Dr. Sérgio Boscato Garcia

Coordenação

  • Prof. Me. Bruno de Rosso Ribeiro
  • [email protected]
    Graduado em Engenharia Mecânica (2011), e Mestre em Engenharia e Tecnologia de Materiais (2015), ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando em Engenharia de Materiais (PUCRS). Professor da Escola Politécnica da PUCRS nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Arquitetura e é Professor Coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Refrigeração e Climatização da PUCRS. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em refrigeração, climatização e projetos, atuando especialmente nos temas de Psicrometria, Eficiência energética e sustentabilidade a partir de estudos do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e certificações nacionais e internacionais. Possui mais de 10 anos de experiência no ramo de climatização, refrigeração e aquecimento nas áreas de projeto, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e foi Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da PUCRS. É membro da ASHRAE – American Society of Heating Refrigerating and Air-Conditioning Engineers e atualmente é Advisor do grupo de estudos da ASHARE de Porto Alegre (Student Branch POA). As áreas de interesse em pesquisa envolvem: Psicrometria, Climatização e Conforto Térmico, Acústica, Refrigeração e Ar-Condicionado, Sustentabilidade, Green Buildings, Certificações, LEED, Eficiência Energética e Meteorologia.

 

  • Prof. Dr. Márcio Rosa D´Avila
  • [email protected]
    Arquiteto e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Kassel (UniKassel) no ano de 2006. Desde março de 2008 atua como professor no curso de graduação, extensão e docente pesquisador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). No período entre 2002 e 2005 atuou como pesquisador em projeto de pesquisa na área da habitação social fomentado pelo Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG) junto ao Departamento de Construções Experimentais da UniKassel e desde 2006 atua como arquiteto. Membro e consultor do Comitê de Gestão Ambiental (CGA) da PUCRS. Consultor Ad Hoc da FAPERGS, CNPq e SEBRAE. Pesquisador Fundador do CDEA (Centro de Estudos Europeus e Alemães – UFRGS-PUCRS-DAAD). Líder do Grupo de Pesquisa Sustentabilidade e Eficiência Energética na Arquitetura, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com ênfase em projetos na área da arquitetura e urbanismo sustentáveis.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Descontos para matrículas antecipadas*
De 17/11 à 13/12/2020R$ 926,50
De 14/12/2020 à 17/01/2021R$ 981,00
De 18/01 à 21/02/2021R$ 1.035,50
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 1.090,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 959,20
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 981,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 763,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 18 parcelas de R$ 926,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 18 parcelas de R$ 872,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em

engenharia