Ver todos os cursos

Especialização

Psicanálise e análise do contemporâneo

1ª Edição 360 h/aula

O curso Psicanálise e análise do contemporâneo abrangerá temáticas que fazem parte de reflexões e atuações profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, como psicanálise, psicologia, sociologia, antropologia, filosofia, direito, história, educação, ciências políticas, medicina, entre outros.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
29/04/2022 a 17/12/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

29 de Abril de 2022

Inscrições até 29/04/2022

Período

29/04/2022 a 17/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Sexta-feira das 14h às 17h e das 18h às 21h e Sábado das 9h às 12h

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o Curso

Serão estudados os fundamentos do pensamento psicanalítico contemporâneo, visando instrumentalizar o profissional a incluir em sua reflexão crítica os construtos psicanalíticos que auxiliarão na compreensão de diversas problemáticas sociais e individuais da atualidade, nos mais variados contextos.

Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.

Público-Alvo

Profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, como psicanálise, psicologia, sociologia, antropologia, filosofia, direito, história, educação, ciências políticas, medicina, entre outros.

O/A egresso/a sairá apto a:

  • Estudar os fundamentos do pensamento psicanalítico contemporâneo;
  • Conhecer as contribuições do pensamento psicanalítico contemporâneo para compreensão de problemáticas sociais e individuais da atualidade;
  • Estudar as implicações de temas da contemporaneidade na prática clínica psicanalítica;
  • Problematizar novos modos de intervenção psicanalítica no contexto contemporâneo.  

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Espaço privilegiado para o conhecimento de modelos contemporâneos de compreensão do psiquismo a luz de teorias psicanalíticas; 
  • Professores nacionais e internacionais renomados;  
  • Preparação para a complexidade envolvida nos atendimentos on-line.

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);

  •  Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);

  • RNE (para alunos estrangeiros).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 29/04/2022

Disciplinas

Psicanálise contemporânea e o estudo do Inconsciente

Construção do conceito de Psicanálise contemporânea. A Psicanálise e o sofrimento psíquico na atualidade. Reflexão comparativa sobre o modelo psicanalítico do recalcamento e o modelo do trauma e sua relação com o contemporâneo. A articulação de teorias psicanalíticas como recurso para a compreensão das manifestações contemporâneas sociais, clínicas e psicopatológicas.

Mal-estar na cultura atual

Reflexão sobre as problemáticas do mal-estar. Exame das questões sobre modernidade e pós-modernidade. Estudo do sujeito contemporâneo e seus processos de subjetivação. 

O sujeito e o narcisismo

Compreensão do conceito de narcisismo em sua relação com o sujeito, a pulsão, a identificação e o desejo. Análise da cultura da indiferença, da solidão e do desamparo na contemporaneidade. 

Figurabilidade, representação e contemporaneidade

Estudo do conceito de representação e figurabilidade. Reflexões sobre pulsão e corpo. Análise do irrepresentável e sua relação com o trauma, o narcisismo e as patologias do vazio na contemporaneidade.

Violência, ato e ausência da palavra

Compreensão do processo civilizatório na proposta freudiana. Exame de questões sobre a passagem ao ato e o acting out. Estudo do trauma e da dor psíquica e os efeitos da violência na constituição psíquica e nas falhas na simbolização. Reflexão sobre a alteridade e os estados-limite. 

O papel do corpo e as matrizes sexuais

Reflexões sobre a sexualidade e o lugar do corpo em Psicanálise. Estudo da não representação e a descarga das intensidades psíquicas no corpo. 

O amor hoje

Estudo das diferenças e aproximações entre o amor e a paixão. Discussão sobre os destinos do desejo. Reflexão sobre as relações amorosas na cultura contemporânea. 

Perversão e cultura

Estudo das expressões perversas na cultura contemporânea. Análise das manifestações do desmentido da diferença e violência como forma relação com o outro. Reflexões sobre a alienação subjetiva e as patologias do social. Compreensão do mal-estar, do sofrimento e da precarização do laço social. Crítica à patologização de diferentes condições de experiência subjetiva e a segregação cultural.  

Psicanálise e política

Estudo da Psicanálise como dispositivo clínico-político de intervenção sobre o mal-estar contemporâneo. Reflexões sobre o papel da Psicanálise no exame de questões sobre coletividade, ética, poder e laço social. Fundamentação do testemunho como intervenção no social. 

Psicanálise, gênero e dissidências sexuais

Análise da metapsicologia psicanalítica e seus paradigmas. Exame das questões sobre a Psicanálise e os estudos de gênero. Discussão sobre o lugar do gênero na teoria sexual. Estudo da clínica das dissidências sexuais. Fundamentação da Psicanálise Pós-Cisheteronormativa. 

Raça, psiquismo, cultura e psicanálise

Reflexões sobre o racismo, as narrativas de sofrimento e a interseccionalidade. Análise do papel da Psicanálise na compreensão das relações étnico-raciais e da democracia racial brasileira. 

Psicanálise Pós-colonial

Estudo do pensamento decolonial. Interface entre clínica psicanalítica e colonialidade. Caracterização da pós colonialidade. Reflexões acerca das normatividades em psicanálise. Análise da violência colonial.

Escuta psicanalítica e paradigma contemporâneo

Caracterização da escuta psicanalítica (pensamento clínico) e da Psicanálise contemporânea. Investigação sobre a noção de não-neurose, o enquadre analítico e as situações limites de analisabilidade. Estudo do modelo do ato.

Psicopatologia e contemporaneidade

Reflexões sobre as expressões psicopatológicas contemporâneas. Estudo do traumático e a escuta do irrepresentável à simbolização. 

A escuta dos excessos

Compreensão psicanalítica das expressões de excessos. Reflexões sobre as marcas dos encontros iniciais e suas repercussões na constituição do sujeito psíquico. Caracterização das intensidades aquém do universo representacional.

Medicalização do sofrimento na atualidade

Estudo da psicopatologia e do sofrimento. Reflexão sobre a dor e a medicalização das experiências humanas. Estudo do hedonismo. Exame das problemáticas da toxicomania e drogadição. 

Problemáticas da infância na contemporaneidade

Estudo da constituição psíquica na infância a luz das demandas contemporâneas. Reflexões sobre o estabelecimento do dispositivo lúdico psicanalítico por meio de diferentes recursos. Relações entre o brincar e a tecnologia na contemporaneidade.

O adolescer na contemporaneidade

Reflexões sobre a adolescência na contemporaneidade. Análise das demandas próprias da adolescência e demandas próprias da contemporaneidade. Estudo das articulações e/ou desarticulações no processo subjetivo na adolescência. 

Psicanálise e virtualidades

Reflexões sobre a virtualidade e sua relação com a subjetivação.  Análise das implicações dos dispositivos de intervenção on-line e sua relação com fenômenos como transferência e resistência. Discussão acerca de temas como sigilo, corpo, setting, associação livre, imagem e mediadores comunicacionais nas intervenções on-line.

Pesquisa em Psicanálise

Reflexões sobre as possibilidades de pesquisa em Psicanálise.  

Orientação de Trabalho de Conlusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Jefferson Silva Krug
  • Dra. Carolina Neumann de Barros-Falcão
  • Ma. Luciana Balestrin Redivo Drehmer
  • Dra. Rita de Cassia Petrarca Teixeira
  • Dra. Roberta Araújo Monteiro Goelzer
  • Dr. Fabio Caprio Leite de Castro
  • Dr. Cristiano Dal Forno
  • Ma. Lísia da Luz Refosco

Coordenação

Profe. Dr. Jefferson Silva Krug
[email protected]

Psicólogo (PUCRS), Psicanalista (SIG), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS) e Doutor em Psicologia (UFRGS). Realiza atividades de psicanálise, psicoterapia, avaliação psicológica e supervisão clínica em consultório particular (2003 – atual). Na área acadêmica, é professor do Curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2012 – atual), onde leciona disciplinas relacionadas à Teoria, Psicopatologia e Clínica Psicanalítica. Coordenador da Especialização em “Psicanálise e análise do contemporâneo” (PUCRS) (2021 – atual) e da “Formação em Psicanálise de Crianças e Adolescentes (Espaço CRIAR) (2020 – atual). Coordenador de seminários teóricos e supervisor clínico no Curso de Formação em Psicanálise no Espaço CRIAR (2019 – atual). Membro da Sigmund Freud Associação Psicanalítica. Foi supervisor clínico no Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia (SAPP/PUCRS) (2013-2019). Atuou como integrante da Comissão Coordenadora do Curso de Psicologia da PUCRS (2018-2019), Coordenador e Professor do Curso de Psicologia da FACCAT (2005-2013), Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Avaliação Psicológica da FACCAT (2011-2013), Professor do Curso de Graduação em Psicologia da URI/Santiago (2006-2008) e dos cursos de Especialização em Psicologia Jurídica (URI/Santiago) e Comportamento Humano nas Organizações (FACCAT). Possui experiência em Gestão de Cursos de Bacharelado e de Especialização em Psicologia e na elaboração e revisão de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação. Autor do livro “BRINCANDO COM A PSICANÁLISE E OS PERSONAGENS INFANTIS” (Artes & Ecos, 2019), co-autor e organizador dos livros “PSICODIAGNÓSTICO” (ARTMED, 2016) e “FUNDAMENTOS E PRÁTICAS EM SERVIÇO-ESCOLA: ESPAÇO POTENCIAL PARA A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA” (Juruá, 2016), além de co-autor de artigos e capítulos de livros como em “NEUROSE: LEITURAS PSICANALÍTICAS” (EdiPUCRS, 2016, 4ª Edição). Seus principais temas de estudo e pesquisa são: Psicanálise, Psicanálise de Crianças, Entrevista Lúdica Diagnóstica, Psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica, Angústia, Organizações Fronteiriças (Patologias do Narcisismo/Borderline/Estados-limite) e Ensino de Psicologia. 

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 670,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 636,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 619,75
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 603,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 589,60
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 536,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 536,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 335,00

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

Para mais informações, entre em contato atráves do e-mail [email protected].

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude