Ver todos os cursos

Especialização

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

2ª Edição 360 h/aula

O curso de Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem se propõe a fomentar o conhecimento teórico sobre os processos emocionais e cognitivos da infância e da adolescência habilitando os participantes a compreenderem temáticas desafiadoras da sociedade atual.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/04/2022 a 31/03/2023
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

01 de Abril de 2022

Inscrições até 01/04/2022

Período

01/04/2022 a 31/03/2023

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

sextas-feiras das 19h15min às 22h15min e sábado 9h às 12h e 14h às 17h.

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

O curso de Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem se propõe a fomentar o conhecimento teórico sobre os processos emocionais e cognitivos da infância e da adolescência, habilitando os participantes a compreenderem temáticas desafiadoras da sociedade atual. 

 

Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.

Público-Alvo

Curso destinado a Psicólogos, Educadores, Licenciados em geral e demais interessados na área. 

O/a egresso/a sairá apto a:

  • Conectar teoria e prática; 
  • Trabalhar interdisciplinarmente, associando saberes da psicologia e da educação relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem;  
  • Desenvolver o pensamento crítico;  
  • Perceber e antecipar dificuldades relacionadas aos processos de desenvolvimento e aprendizagem;  
  • Atuar em contextos de trabalho relacionados a psicologia, pedagogia e áreas afins, apoiado em teorias e práticas.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem oferece conteúdos alinhados com necessidades da atualidade, metodologia interativa e abordagem interdisciplinar, além de proporcionar acesso a professores internacionais que ministram aulas específicas para o curso.

MODALIDADE PRESENCIAL

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Escola de Humanidades

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Diploma de Graduação em Psicologia, Pedagogia ou áreas afins.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade)
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros)

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 01/04/2022

Disciplinas

Quando nos tornamos humanos?

Estudo da história da humanidade. Compreensão das bases evolucionistas e desafios atuais da humanidade. Introdução às bases evolucionistas das funções mentais.

Neurociência do desenvolvimento

Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro a partir de uma abordagem da neurociência. Funcionamentos e particularidades do cérebro adolescente.

Desenvolvimento do apego: importância para vínculos futuros

Estudo crítico sobre a teoria do apego, de John Bowlby e Allan N Shore. A Compreensão do desenvolvimento do apego em contextos de trauma, negligência e abuso com referência ao desenvolvimento do cérebro e suas implicações para vínculos futuros.

Quão únicas são as nossas emoções? Desenvolvimento da emoção

Introdução às teorias da emoção com ênfase na compreensão da história evolutiva das emoções, na teoria sobre expressões faciais emocionais, e nas relações entre emoção, cognição e comportamento.

Será que nascemos bons? Desenvolvimento da empatia

Estudo dos precursores cognitivos, neurobiológicos e sociais da empatia. Compreensão da trajetória desenvolvimental da empatia. Entendimento do papel do ambiente social na potencialização das relações empáticas.

Desenvolvimento Moral no Ambiente Escolar

Análise crítica das perspectivas teóricas de desenvolvimento moral propostas por Lawrence Kohlberg e Carol Gilligan. A importância do contexto escolar e das relações professor-aluno para o desenvolvimento moral de indivíduos.

Bem-estar na Escola: A psicologia positiva

A teoria e perspectiva da psicologia positiva e suas possíveis implicações para o contexto escolar. A importância do bem- estar de professores e alunos para um bom ambiente motivador de aprendizagem.

Desenvolvimento, gênero e sexualidade: o papel da escola

As interfaces entre gênero e orientação sexual, e o contexto escolar. Discussão crítica de temáticas como equidade de gênero, liberdade sexual e construção de masculinidades.

Como e por que falamos? Desenvolvimento da Linguagem

Discussão crítica do desenvolvimento da linguagem em seres humanos e a aquisição de capacidades linguísticas em crianças na perspectiva cognitivista.

"Eu decorei a tabuada": O papel da memória na aprendizagem

A importância da memória para o desenvolvimento e aprendizagem. Apresentação crítica sobre a importância da ‘memória de trabalho’ e como ela auxilia a formação de significados e a compreensão da realidade.

Thinking, Fast and Slow: O possível impacto na aprendizagem

Discussão crítica sobre a teoria de processos rápidos e lentos de pensamento, seus impactos para a educação e suas possibilidades no desenvolvimento e aprimoramento desses processos.

"Ele não sai do celular!" - Tecnologias e desenvolvimento

Estudo sobre a importância, oportunidade e desafios, do uso de tecnologia como ferramenta mediadora nos processos de aprendizagem. Discussões do possível impacto da tecnologia para o desenvolvimento infantil.

Experiências traumáticas, Desenvolvimento e Aprendizagem

Introdução ao estudo e apreciação crítica do impacto de experiências traumáticas precoces para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Discussões a respeito de diagnóstico e intervenção.

Como efetivar boas relações no ambiente escolar?

Estudo teórico sobre a importância das relações no contexto escolar. Estudo sobre a pedagogia da diferença, sobre a alteridade do Outro, e as implicações disso para a formação do caráter de indivíduos. Análise crítica da relação professor-estudante.

Aprendizagem e Inclusão: A Escola

Problematização dos modelos médicos e sociais de inclusão no contexto escolar. Reflexão crítica sobre entendimentos de inclusão, integração, e exclusão. Implicação de processos inclusivos para a aprendizagem.

Perspectivas societárias e desenvolvimento infantil

Estudo de diferentes perspectivas históricas e societárias e como essas impactaram em nosso entendimento da infância. Análise crítica da sociedade atual e de nosso entendimento de desenvolvimento infantil. Introdução ao projeto ‘Cidade das Crianças’.

Como lidar com situações de Bullying e de Violência Escolar

Estudo sobre situações de violência no contexto escolar. Diagnóstico e intervenção. Estudo sobre a aplicação específica de diferentes métodos de resolução de conflito nas escolas.

O lado obscuro da rede: Cyberbulling e Adições a tecnologia

Discussão crítica dois fenômenos recentes conectados à internet: o cyberbulling e a adição. Formas de diagnósticos e intervenções nesses contextos.

Políticas públicas para o desenvolvimento e a aprendizagem

Introdução ao estudo de políticas públicas. Impactos das políticas públicas no desenvolvimento e aprendizagem infantil. Análise crítica da interseção entre os campos da saúde e educação neste contexto.

Como escrever um artigo científico?

Introdução à investigação e à escrita acadêmica. Introdução às citações bibliográficas e os cuidados necessários antes da entrega final.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • Dra. Andreia Mendes dos Santos
  • Dra. Adriana Justin Cerveira Kampff
  • Dra. Adriane Xavier Arteche
  • Dr. Adolfo Pizzinato
  • Dr. Angelo Brandelli da Costa
  • Dr. Augusto Buschweitz
  • Dra. Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
  • Dra. Caroline Becker
  • Dra. Cibele Cheron
  • Dr. Christian Haag Kristiensen
  • Dra. Kátia Bones Rocha
  • Dra. Luiza Fernanda Habigzang
  • Dr. Mateus Luz Levandowski
  • Dra. Rochele Paz Fonseca
  • Dr. Thiago Wendt Viola
  • Dr. Wagner Lara Machado

Coordenação

  • Profa. Dra. Adriane Xavier Arteche
  • E-mail: [email protected]
  • Bolsista Produtividade do CNPq. Possui Pós-doutorado na Goldsmiths College/ Londres, Doutorado (2006) e Mestrado (2002) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduação em Psicologia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopatologia do Desenvolvimento. Atualmente e Professora do Programa de Pós-graduação da PUCRS – Área de Concentração Cognição Humana e pesquisadora associada da University of Oxford (Department of Psychiatry, Oxford Parent Project) e da University of Reading (Winnicott Research Unit) atuando principalmente no tema da transmissão intergeracional de doenças afetivas e, em especial, em como as alterações cognitivas presentes nos transtornos de humor atuam como mediadores dos efeitos da depressão e ansiedade materna no desenvolvimento infantil.
  • Prof. Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • E-mail: [email protected]
  • Possui graduação MA Honours em Filosofia – University of Edinburgh (2001), mestrado MLitt em Filosofia – University of St Andrews (2002), doutorado PhD em Filosofia – Durham University (2008), e pós-doutorado pelo Institute of Advanced Studies in Humanity, University of Edinburgh (2010). Trabalhou nas universidades de Edinburgh, Durham e Liverpool Hope University. Foi professor visitante da Faculdade de Educação da University of Cambridge, e de outras universidades como University of Maastricht, Universitat Bern, Université de Neuchatel, Universitet i Oslo, Université de Luxembourg e University of Haifa. Atualmente é professor adjunto do PPGEdu e do PPGP da PUCRS, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e violência, e educação e diálogo. Seu livro Buber and Education: Dialogue as Conflict Resolution (London: Routledge 2014) foi nomeado para o American Jewish Book Award 2015, e em decorrência disso foi convidado para dar uma palestra sobre o tema de educação e resolução de conflito na sede da Unesco em Paris. Editor Associado das revistas Educação por Escrito – PUCRS, e Psico – PUCRS. Membro do corpo editorial da revista Philosophy and Theory in Higher Education. Coordenador no Brasil da rede REDEFORD – Red de Educación, Formación, Desarrollo criada em 1995 e encabeçada pela Université Paris-Créteil.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de 530,00 + 23 parcelas de R$ 530,00 *
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de 530,00 + 23 parcelas de R$ 503,50 *
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de 530,00 + 23 parcelas de R$ 490,25 *
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de 530,00 + 23 parcelas de R$ 477,00 *
PUCRS Alumni
Matrícula de 530,00 + 23 parcelas de R$ 466,40 *
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de 530,00 + 23 parcelas de R$ 424,00 *
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de 530,00 + 23 parcelas de R$ 424,00 *
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de 530,00 + 23 parcelas de R$ 265,00 *

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude