Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização Uol Edtech

Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
19 de Março de 2021

Inscrições até 12/03/2021

Período
19/03/2021 a 10/12/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min e das 14h às 19h.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O curso de especialização em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas visa contribuir para a ampliação de conhecimentos na área, qualificando profissionais para atuação profissional voltada para o mercado de gestão de pessoas e para o desenvolvimento de projetos científicos relevantes para o contexto das organizações e das relações de trabalho, por meio da integração entre as Ciências da Saúde e da Vida e a diversas áreas do conhecimento aplicadas a tal contexto.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Objetivos

  • Ampliar conhecimentos em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas;
  • Qualificar profissionais do mercado de trabalho por meio da integração entre a Psicologia e as demais áreas de conhecimento presentes no contexto organizacional;
  • Oportunizar o desenvolvimento de uma visão crítica sobre área de gestão de pessoas e as tendências tendo como foco a saúde e práticas de gestão inovadoras;
  • Aprimorar os processos de gestão de pessoas, tendo como foco estratégia e resultados organizacionais;
  • Proporcionar o desenvolvimento da carreira e de competências no que se refere a prática interdisciplinar e empreendedora para transformar ideias e oportunidade em ação.

Público-Alvo

Profissionais, graduados em Psicologia ou em outras áreas, que atuem ou desejam atuar em ambientes organizacionais e que busquem obter conhecimentos acerca dos fenômenos psicológicos, saúde e bem-estar, ampliando assim conhecimentos em processos de gestão de pessoas focados em estratégias e resultados.

Perfil do Egresso

  • Atuar na criação de soluções inovadoras para as organizações;
  • Construir projetos em gestão de pessoas tendo como base uma visão interdisciplinar;
  • Aplicar conhecimentos de Psicologia para melhoria dos processos nas relações de trabalho;
  • Criar contextos de trabalho tendo como foco a saúde mental e bem-estar do colaborador;
  • Desenvolver práticas colaborativas e empreendedoras.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 12/03/2021

Disciplinas

People Analytics: análise de dados, indicadores, desempenho

Estudo dos avanços em analytics para predizer desfechos organizacionais e aprimorar a gestão de pessoas. Análise da área de people analytics que integra modelos baseados em dados para gestão de recursos e demandas do trabalho, assim como a predição de desempenho e performance. Discussão dos principais indicadores (features) modelos preditivos e cases de uso da gestão baseada em dados na formulação de estratégias de gestão de pessoas.

Saúde, bem-estar e engajamento no trabalho

Entendimento e análise crítica sobre saúde do trabalhador, em sua relação com o engajamento no trabalho. Relações de trabalho e aspectos psicossociais implicados no bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Gestão de Projetos e metodologias ágeis

Conceitos e técnicas associados ao gerenciamento de projetos utilizados na gestão empresarial. Teoria e prática dos métodos ágeis, voltados para o gerenciamento de projetos; ferramentas e técnicas que suportam o conceito ágil, debatendo as suas tendências.

Empreendedorismo e intraempreendedorismo no trabalho

Estudo do Empreendedorismo e Intraempreendedorismo orientado para Inovação sustentável. Compreender a natureza da inovação e das capacidades de empreendedorismo e o papel das partes interessadas críticas de Ecossistemas. Experiência ferramentas e práticas reais de Empreendedorismo e Inovação. Análise das Competências Empreendedoras com direcionamento estratégico.

Recrutamento, Seleção e Onboarding

Contextualização das práticas de recrutamento, seleção e onboarding. Técnicas para atração e seleção de pessoas. Integração e socialização do novo colaborador e o processo de onboarding (presencial e/ou remoto).

Cultura e Clima Organizacional 

Definição de cultura e clima organizacional. Elementos da cultura e impactos no comportamento organizacional. Cultura e engajamento. O processo de mudança cultural e os aspectos de comunicação organizacional. Clima e satisfação no trabalho. Abordagens de análise do clima organizacional.

Equipes remotas e home office

Contextualização de equipes remotas e o papel da liderança. Comunicação e engajamento em equipes virtuais. Gestão de colaboradores: integração e pertencimento. O trabalho home office: características, desafios e possibilidades.

Gestão de Conflitos, Gestão de Crise e Tomada de Decisão

Os conflitos de interesse. Estratégias para a gestão de conflitos. Separação das pessoas dos problemas. Investigação dos interesses. Geração de opções de ganhos mútuos. Utilização de critérios objetivos. Gestão de crises e solução de problemas. O processo decisório. Fatores que influenciam na tomada de decisão. Erros e vieses mais comuns.

Liderança e Psicologia de Grupos

Estudo da dinâmica dos grupos sociais, que necessitam de uma estrutura para funcionar e permanecer coeso, tais como a liderança, qualidade de relacionamentos, processos, normas e a cultura. Compreensão do processo grupal, a distinção entre papéis sociais e papéis psicológicos, e o grau de influência que a liderança exerce sobre o grupo e seus integrantes.

Educação corporativa, desenvolvimento e reskilling 

Estudo sobre a educação coorporativa, com foco nas questões de desenvolvimento pessoal e profissional, e reskilling. Apresentação de metodologias ativas, como Problem-Based Learning e Project-Based Learning.  Discussões sobre empreendedorismo social, e empreendedorismo pessoal relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional.

Employer Branding: posicionamento e marca do empregador 

Reflexões sobre a gestão de marca e posicionamento a partir das relações das identidades-imagens-reputação de lideranças como estratégia organizacional prática e discursiva. Análise de práticas atuais e tendências relacionadas ao employer branding como vantagem competitiva sustentável e gerador de valor econômico e valor simbólico. Discutir sobre os aspectos emocionais e de identificação entre a marca da organização e marca pessoal.

Consultoria Interna de RH: Business Partner

Compreensão do papel do Consultor Interno e seus desafios frente as novas exigências e transformações da área de recursos humanos. Modelos de Consultoria Interna (Business Partner). Identificação de ferramentas para a implementação do modelo de consultoria interna.

Inclusão social e diversidade nas organizações

Estudo da teoria e de estratégias de inclusão social nas organizações a partir da noção de direitos humanos, interseccionalidade e de marcadores sociais (gênero, raça/etnia, território, classe e sexualidade). Apresentação de modelos e políticas para inclusão da diversidade no contexto organizacional.

Saúde mental e doenças no trabalho 

Bases teóricas da relação saúde mental e trabalho. Estudo dos riscos psicossociais do trabalho. Relações entre trabalho, saúde/doença e estratégias de mediação do sofrimento e adoecimento.

Legislação Trabalhista e Relações de Trabalho

Estudo das complexidades sociais no Brasil e adequação de leis trabalhistas. Análise da influência que a legislação trabalhista exerce sobre as relações de trabalho. Conceitos estruturantes e temas atuais atinentes a legislação trabalhista e às relações de trabalho. Reforma na previdência e os impactos nas empresas e trabalhadores e as modalidades de contratos de trabalho; as novas relações de trabalho, como a terceirização, fenômeno ainda em evolução; as modalidades do término do contrato de trabalho e formas tradicionais e modernas de remuneração.

Gestão da Mudança e Comunicação Organizacional

Mais do que nunca, vivemos num mundo de constantes mudanças, e ela pode por muitas vezes ser desafiadora. Principalmente neste mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo que vivemos. Pessoas com genuíno desejo de mudar muitas vezes precisam dedicar uma grande energia para mudanças que pareciam simples. Assim é fundamental entender e desenvolver estratégias de desenvolvimento humano que sejam eficazes na transformação das organizações. E para que mudanças efetivas aconteçam é de suma importância desenvolver a comunicação dos indivíduos como estratégia organizacional.

Gestão de cargos e movimentação de pessoas

Conceitos, objetivos. Análise de cenário atual. Gestão de Cargos e sua interação com outras políticas e práticas de gestão de pessoas. Cargos, salários e remuneração estratégica. Organização do trabalho. Movimentação estratégica de pessoas. Avaliação de cargos e competências.

Carreira e Propósito 

A preocupação dos indivíduos e das organizações com o tema das carreiras vem crescendo nos últimos anos. A globalização, os avanços tecnológicos, a reestruturação das organizações e as crises financeiras tiveram um impacto significativo no contexto em que as carreiras se desenvolvem, fazendo com que novos termos, modelos e teorias de carreira fossem sugeridos para compreender e explicar as mudanças ocorridas. Nesta disciplina, serão abordadas as diferentes concepções acerca do que se entende por carreira ao longo do tempo; modelos contemporâneos de carreira, suas potencialidades e limitações. Serão abordados ainda temas como o protagonismo de carreira (e o papel dos indivíduos e organizações na sua promoção) e o propósito na vida e no trabalho e suas implicações para a construção de uma carreira satisfatória e de sucesso.

Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional

Gestão do conhecimento e sua ação para a melhoria do desempenho organizacional; estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento; Inteligência Organizacional, voltada para a compreensão da complexidade, solução de problemas e tomada de decisão. Elementos teóricos, componentes, modelos conceituais e práticas de Inteligência Organizacional.

Projetos em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas

Estudo de aspectos sobre o processo histórico de constituição da Psicologia Organizacional e a Gestão de pessoas, como área de conhecimento e como campo de aplicação. Análise das relações entre os contextos sociais e as demandas, tanto no cenário internacional como no nacional. Desenvolvimento e perspectivas atuais.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Dr. Cristiano Dal Forno
  • Dra. Denise Pagnussatt
  • Me. Gustavo Affonso Gomes
  • Ma. Jaqueline Mânica
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Ma. Martha Macedo Sittoni
  • Dra. Naira Maria Lobraico Libermann
  • Ma. Renata de Rezende Lovera Tomas
  • Dra. Roberta Fin Motta
  • Esp. Ricardo Ruzzarin
  • Dra. Tatiana Cardoso Baierle
  • Me. Tiago Vinicius Febel
  • Dra. Vanessa Manfredini
  • Dr. Wagner Machado

Coordenação

  • Profa. Ma. Renata de Rezende Lovera Tomasi
  • [email protected]
    Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Pós-Graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2011). Atuou como supervisora da área de gestão de pessoas. Atualmente é professora assistente na PUCRS dos cursos de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) e do Curso de Administração da Escola de Negócios. É membro integrante do Núcleo de Inovação Pedagógica da ECSV. Tem experiência na área de Recursos Humanos, Psicologia dos Grupos e Avaliação Psicológica, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia (Construção e Validação de Medidas Psicológicas). Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Trabalho e Organizacional, Grupos e Inovação Pedagógica.

 

  • Profa. Dra. Roberta Fin Motta
  • [email protected]
    Psicóloga, graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano. Especialista em Psicologia Clínica: Ênfase em Saúde Comunitária pela UFRGS e Especialista em Saúde Coletiva pelo IBPEX. Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia da PUCRS e com período de estágio sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP), Porto, Portugal. Professora do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e integrante da equipe do Idear (Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação) da PUCRS. Principais áreas de interesse e atuação: Psicologia Social, Psicologia Social Comunitária, Políticas Sociais, Saúde Coletiva, Assistência Social, formação e atuação profissional, Trabalho, Empreendedorismo e Inovação Social.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Desconto para matrículas antecipadas*
Até 31/12/2020R$ 582,67
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para a data informada.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 728,33
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 640,93
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 655,55
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 509,83
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 619,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 582,67

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em

saude