Pós-graduação em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-Estar e Autorrealização - PUCRS

Especialização

Psicologia Positiva: Ciência do Bem-Estar e Autorrealização

2ª Edição 360 h/aula

O curso de Psicologia Positiva da PUCRS tem o objetivo de formar um profissional capaz de utilizar as melhores práticas em Psicologia Positiva para a promoção do desenvolvimento de indivíduos, grupos e instituições.

Área do Curso
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
26/04/2021 a 17/12/2021
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

26 de Abril de 2021

Inscrições até 26/04/2021

Período

26/04/2021 a 17/12/2021

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h às 12h15min e das 14h às 19h.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.


Sobre o PUCRS Online

O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.

Metodologia

As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.

O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.

Modalidades

Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.

Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.

Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.

Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Sobre o Curso

O curso tem o objetivo de formar um profissional capaz de utilizar as melhores práticas em Psicologia Positiva para a promoção do desenvolvimento de indivíduos, grupos e instituições. Busca a construção dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que profissionais de diferentes áreas possam impactar seus contextos de atuação promovendo desempenho e maior qualidade de vida. Por fim, busca capacitar profissionais para auxiliar os indivíduos a buscarem as melhores experiências nos diferentes papéis que ocupam em suas vidas.

Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.

Objetivos

Atualizar os conhecimentos em Psicologia Positiva

  • Compreender o desenvolvimento de características positivas em indivíduos, grupos e instituições.
  • Construir planos de diagnóstico de intervenção para o desenvolvimento de características positivas em indivíduos, grupos e instituições.
  • Aprender formas de aplicações da Psicologia Positiva no dia a dia.
  • Refletir e identificar sobre novas aplicações da Psicologia Positiva.

Público-Alvo

O curso destina-se a profissionais de qualquer área de atuação que queiram ampliar seus conhecimentos sobre a Psicologia Positiva e utilizá-los na promoção do bem-estar e autorrealização em diferentes contextos de desenvolvimento humano.

Perfil do Egresso

Ao concluir a especialização em Psicologia Positiva: Ciência do Bem-Estar e Autorrealização o profissional será capaz de compreender o desenvolvimento de características positivas em indivíduos, grupos e instituições. Ele será capaz de identificar e diagnosticar essas características a fim de planejar intervenções em seus contextos de atuação. Além disso, o profissional saberá como utilizar a ciência positiva para gerar aplicações no dia a dia para a promoção do autocuidado e desenvolvimento. Ainda, o profissional estará engajado na construção de condições que facilitam experiências de felicidade e autorrealização. O profissional conhecerá aplicações da psicologia positiva, especialmente nas áreas de saúde, educação, negócios e autodesenvolvimento

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •   Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 26/04/2021

Disciplinas

Pilares da Psicologia Positiva

Nesta disciplina serão abordados os fundamentos filosóficos, epistemológicos e científicos da Psicologia Positiva (PP), bem como as críticas à área. As teorias na Psicologia e em outras disciplinas do saber que servem como sustentação para a PP serão apresentados. A fundação do movimento da PP, em meados dos anos 90, e as grandes áreas de pesquisa e intervenção serão abordadas e discutidas: a) emoções positivas, b) traços e características positivas e c) organizações e comunidades positivas. Por fim, conceitos fundamentais, como Autoestima, Otimismo, Esperança serão abordados.

O que é a Felicidade?

A disciplina apresentará a felicidade a partir de modelos que a destacam enquanto prazer e virtude. Explorará diferentes formas de medir e investigar o fenômeno em termos do seu impacto na qualidade de vida e seus principais preditores. Abordará a felicidade, enquanto fenômeno complexo, está na agenda desde projetos individuais de vida até o planejamento de organizações e Estados. Esta disciplina tem por objetivo apresentar os fundamentos filosóficos e científicos da felicidade e discutir sobre seus principais preditores e efeitos para indivíduos e sociedades.

Virtudes e Forças de Caráter

Desde as mais antigas civilizações, como registrado nas principais escrituras daquelas sociedades, um conjunto de características positivas vêm sendo valorizado e nutrido. As chamadas virtudes e forças de caráter são atributos que possibilitam o desenvolvimento de indivíduos e grupos. Em sua sociedade que passa por uma “crise de valores”, o estudo científico das virtudes e forças pessoais passa a ser de extrema importância. Passando por classificações de antigas civilizações até os modelos científicos atuais, as virtudes e forças são um dos três pilares da Psicologia Positiva. Nesta disciplina curso serão abordados diferentes modelos de classificação das virtudes e forças de caráter. Além disso, serão apresentados e discutidos os principais impactos positivos de nutrir essas características para a saúde e bem-estar de indivíduos e a construção de comunidades mais coesas e prósperas.

Gestão para o desenvolvimento humano

A inovação é um conceito que transcende o lançamento de produtos ou serviços. Ela pode ser entendida como uma forma de resolução de problemas complexos centrada no humano. Dentre as diversas definições de inovação, a que mais está alinhada com os aspectos cognitivos dos seres humanos é a de transformar conhecimento em valor. Este último também é uma dimensão subjetiva, já que envolve expectativas, percepções, crenças, julgamento, pensamentos, tentativa e erro e experimentação. Nesta disciplina, a inovação e a criatividade serão abordadas como elementos essenciais para a gestão do desenvolvimento humano de forma sustentável e com resultados para indivíduos e organizações. Serão apresentadas ainda as relações entre inovação e, habilidades socioemocionais e competências técnicas, bem como sua relevância para o enfrentamento de cenários de crescente incerteza e ambiguidade.

Relacionamentos e Bem Estar

Essa disciplina abordará como se expressam e a função de um subconjunto de emoções positivas, incluindo alegria, interesse, contentamento e amor. Discutirá de que forma essas emoções positivas contribuem para ampliar o repertório momentâneo de ação/pensamento de um indivíduo e construir os recursos físicos, intelectuais e sociais desse indivíduo. Abordará a relevância destas e outras emoções positivas para o estabelecimento e manutenção de relacionamentos saudáveis e capazes de promover bem-estar.

Educação positiva para o Séc. XXI

O cenário de incertezas, característico do Século XXI, demanda que os indivíduos, em diferentes etapas de seu desenvolvimento, apresentem um conjunto cada vez mais complexo de competências técnicas e socioemocionais. Essa disciplina abordará a educação como oportunidade central para preparar as pessoas para fazer escolhas e transformar em competências o potencial que trazem consigo, bem como as competências socioemocionais essenciais para uma aprendizagem significativa e uma vida plena no mundo contemporâneo.

Engajamento no trabalho

Engajamento no trabalho é um estado mental, deposicional e positivo de intenso prazer e conexão profunda com a atividade laboral. Esta disciplina abordará o relacionamento dos profissionais com seu trabalho e com as organizações. Apresentará as semelhanças e diferenças entre entre engajamento no trabalho e outros conceitos, como comprometimento organizacional, comportamento extra-função, adição ao trabalho, burnout e satisfação com o trabalho.

Como ser um líder autêntico?

Diversos pesquisadores, ao longo da história, tentaram responder as questões: como é e o que faz um bom líder? Essa disciplina abordará uma das expressões mais pertinentes da liderança no século XXI: a liderança autêntica. Discutirá por que esta forma de liderar, que enfatiza a construção da legitimidade de um líder por meio de relações honestas e pela valorização das contribuições de seus liderados, é capaz de produzir resultados para indivíduos, equipes e para a organização.

Mindfulness: o poder da presença

Desde muito tempo a psicologia se ocupa de investigar os estados alterados de consciência. O Mindfulness, ou atenção plena, é um estado de consciência no qual o indivíduo está conectado ao “aqui e agora”, atento aos seus sinais internos e percepções vividas momento a momento. Muitos indivíduos e organizações descobriram os benefícios do Mindfulness e suas práticas, que incluem desde simples exercícios até técnicas de meditação. A presente disciplina tem por objetivo apresentar o conceito de Mindfulness e suas principais técnicas de treinamento. Também serão abordados os benefícios cognitivos dessa prática e seus impactos no bem-estar e qualidade de vida.

Liderança para a mudança

Essa disciplina abordará a importância de os líderes explorarem as forças centrais (core strengths) dos indivíduos, equipes e organizações. Discutirá a relevância desta prática para ampliar o potencial de transformação e mudança e engajar os esforços criativos em todos os níveis da organização. Estimulará a reflexão sobre estratégias que permitam gerar oportunidades e promover maior senso de propósito, significado e motivação.

Cultivando o melhor em nós: perdão e gratidão

A disciplina abordará os fundamentos científicos do perdão e sua relação com uma vida saudável. Analisará características que contribuem para o perdão e seus benefícios para a saúde e o bem-estar. Apresentará também a gratidão, do ponto de vista científico, como experiência capaz de ativar crenças de profunda apreciação e emoções positivas. Proporá uma reflexão sobre como ser agradecido à pessoas ou eventos de vida pode conduzir os indivíduos a estados emocionais que favorecem a felicidade, o otimismo e a um maior autocontrole. Apresentará evidências sobre os benefícios do perdão e da gratidão para a diminuição do estresse crônico até a experiência de frequentes emoções positivas.

Inteligência, emoções e tomada de decisão

Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade são características da contemporaneidade. Embora não possamos prever exatamente os desafios que enfrentaremos no futuro, novas habilidades já vêm sendo demandadas para que os profissionais ingressem e se mantenham ativos no mundo do trabalho. Uma delas é a inteligência emocional (IE). Esta disciplina busca promover a compreensão sobre o conceito de inteligência emocional como característica que permite buscar crescimento contínuo, encontrar oportunidades, adaptar-se a mudanças nas circunstâncias. Irá ainda explorar as interfaces entre a IE e as tomadas de decisão, além de estimular a construção de estratégias para reconhecer e gerenciar as próprias emoções e para desenvolver relações positivas.

Cuidando de si: repensando seu estilo de vida

A disciplina propõe a discussão do autocuidado e do estabelecimento de uma relação saudável com a alimentação, exercício, sono e otimismo, constituintes de um estilo de vida saudável. Esses elementos serão estudados a partir dos pilares da Psicologia Positiva que propõe o modelo Perma +, com intuito de contribuir para o bem-estar , saúde e florescimento do indivíduo.

Como transformar seu trabalho?

Esta disciplina abordará as características dos desenhos do trabalho contemporâneo e de seu redesenho ativo (job crafting) pelos profissionais. Explorará os benefícios de identificar oportunidades e estratégias para modificar o trabalho ativamente, alterando a forma de realizar tarefas, interagir com pessoas e atribuir significados às ações realizadas a fim de equilibrar as demandas e recursos para o trabalho.

Autorrealização, Propósito e Sentido de vida

O quê faz você sair da cama e enfrentar seus desafios todos os dias? O quê faz você descobrir forças que não sabia que possuía nos momentos mais difíceis de sua vida? A chave para essas respostas pode estar em compreender a importância da autorrealização, do propósito e do sentido de vida. Esses aspectos da experiência humana fazem parte do inquérito científico desde os anos 50, porém retomam seu papel no entendimento da saúde e bem-estar com o advento da Psicologia Positiva. Experiências que levam à realização das habilidades e potencialidades são extremamente motivadoras. O propósito e o sentido de vida são um conjunto de crenças e experiências complementares que auxiliam os indivíduos e grupos a manterem-se focados em seus objetivos e a superar dificuldades. Nesta disciplina serão abordadas as bases filosóficas e científicas da autorrealização, do propósito e do sentido de vida e seus impactos positivos na motivação e engajamento de indivíduos e grupos.

Life Design: projeto de vida e carreira

Esta disciplina adotará como ponto de partida cinco pressuposições sobre as pessoas e suas vidas profissionais: as possibilidades são contextuais; os processos são dinâmicos, as progressões são não-lineares, há múltiplas perspectivas e as carreiras são individuais. A partir deles, apresentará elementos teóricos e práticos para desenhar uma história de vida e de trabalho coerente e satisfatória.

Flow e criatividade

A disciplina abordará o fenômeno do Flow e seus impactos na qualidade de vida. Descreverá a experiência de Flow pode como uma profunda imersão e absorção em uma tarefa ou atividade, na qual o indivíduo possui o equilíbrio entre grandes desafios e extrema habilidade e maestria. Abordará o conceito de criatividade e apresentará sua relação com processos de pensamento divergente e a busca de soluções inovadoras. Estimulará a reflexão sobre como a criatividade pode ser avaliada objetivamente e desenvolvida. Apresentará as relações entre flow e a criatividade e os benefícios de ambos para a saúde, o trabalho e o bem estar em geral.

Saúde e Qualidade de Vida

O que faz com que viver a vida valha a pena? Essa disciplina buscará responder essa pergunta apresentando insights sobre o estudo científico do funcionamento humano ótimo. Discutirá os benefícios da mudança da perspectiva de cura de doenças para a promoção de saúde. Apresentará ainda aspectos facilitadores e os impactos do desenvolvimento positivo e integral dos indivíduos (flourishing).

Bem-estar e espiritualidade: cultivando o transcendental

Você acredita em Deus? Em Deuses? Acredita em uma força maior que controla a natureza? Pensa que existe um propósito maior e um princípio que conecta todas as coisas? Estas questões acompanham a humanidade desde o seu início. Partindo do princípio de que o bem-estar espiritual é reconhecido como uma dimensão da qualidade de vida pela Organização Mundial da Saúde, e das evidências de que a Psicologia Positiva pode contribuir para desvendar seus processos e efeitos para o bem-estar geral dos indivíduos e grupos, nesta disciplina, a experiência transcendental que acompanha a espiritualidade e a religiosidade será abordada a partir do método científico. Seus benefícios para a saúde e qualidade de vida, no enfrentamento de eventos adversos, na recuperação de traumas, e na promoção da saúde física e psicológica serão apresentados.

Métodos de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso

A disciplina proporá uma breve reflexão sobre a produção de conhecimento científico e a função do trabalho de conclusão de curso. Apresentará orientações gerais sobre escrita científica e pesquisa em bases de dados científicas. Detalhará os procedimentos para a elaboração das diferentes modalidades do projeto do trabalho de conclusão de curso: revisão teórica; elaboração ou aprimoramento de projeto de intervenção; divulgação do conhecimento por meio de textos ou vídeo; desenvolvimento de serviços ou produtos.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Claudia Vazquez
  • Dra. Ana Maria Pandolfo Feoli
  • Dra. Ana Paula Noronha
  • Dr. André Duhá
  • Dra. Irani Lima Argimon
  • Dra. Joice Dieckel Segabinazi
  • Dr. Luciano Marques de Jesus
  • Esp. Marcelo Trombka
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Dr. Rodolfo Ambiel
  • Dr. Ricardo Prim
  • Me. Tárcio Soares
  • Dra. Tatiana de Cássia Nakano Primi
  • Bel. Tiago Vinicius Febel
  • Dr. Wagner de Lara Machado


Coordenação

  • Profa. Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • [email protected]
    Possui graduação (2007), Mestrado (2010), e Doutorado (2014) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Trabalho (GT) “Carreiras: informação, orientação e aconselhamento” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia” (ANPEPP). Participa do Scientific Talent Research Team (START), o primeiro grupo de pesquisa acadêmica sobre talentos no mundo, liderado por pesquisadores da KU Leuven. Tem experiência como orientadora profissional e consultora de carreira. Atualmente é Vice-presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional e Editora-chefe da Revista Brasileira de Orientação Profissional. É responsável pelo Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira da PUCRS. Este grupo investiga o desenvolvimento de carreira em diferentes etapas da vida e em contextos culturais. Conta com três linhas de pesquisa que têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento de carreira, bem como desenvolver instrumentos, ferramentas, e intervenções adequados ao contexto brasileiro: 1) Transições de carreira ao longo do ciclo vital, 2) Carreira, cultura e organizações, e 3) Desenvolvimento e validação de instrumentos e técnicas no campo da orientação e desenvolvimento de carreira.

 

  • Prof. Dr. Wagner de Lara Machado
  • [email protected]
    É Psicólogo (ULBRA, 2008), Doutor em Psicologia (UFRGS; 2013) e Pós-doutorado como consultor de análise quantitativa de dados e psicometria (UFRGS, 2015). É membro egresso do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS), membro do Grupo de Trabalho (GT) “Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+) e da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS). Atualmente é professor da Escola de Ciências da Saúde, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Compõe a linha de pesquisa Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica e é coordenador do Grupo de Pesquisa Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental (ABES). Seus projetos de pesquisa organizam-se em três eixos: 1) construção e validade de medidas em bem-estar e saúde mental; 2) preditores e correlatos do bem-estar e da saúde mental; e, 3) métodos inovadores na pesquisa em bem-estar e da saúde mental. Possui interesse nas áreas de psicometria, bem-estar, saúde mental e ciência de dados.

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 550,85
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 484,75
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 495,77
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 385,60
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 468,22
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 440,68

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

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