Ver todos os cursos

Especialização

Saúde Coletiva

Com Ênfase em Saúde da Família

1ª Edição 360 h/aula

No competitivo cenário da saúde a busca pelo conhecimento é o caminho para as melhores oportunidades no mercado de trabalho. O Projeto de Especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família, integra-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, com vista à formação de profissionais para atender aos princípios do Sistema Único de Saúde, em especial ao princípio da Integralidade da Atenção à Saúde. O Curso está organizado segundo a Estratégia de Saúde da Família e integrado à Rede Municipal de Saúde de Porto Alegre, no Distrito Sanitário Leste/Nordeste, articulados à Rede de Atenção em Saúde. Sob este enfoque a Escola da Saúde desenvolve Projetos Pedagógicos para a formação dos diferentes profissionais de Saúde, articulando o Ensino de Graduação e Pós-Graduação aos Serviços de Saúde integrados ao SUS.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Semipresencial
Período do curso
Período
10/08/2018 a 10/06/2019
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

10 de Agosto de 2018

Inscrições até 29/07/2018

Período

10/08/2018 a 10/06/2019

360 horas-aula

Dias e Horários

Mensalmente

Aulas teóricas, uma vez ao mês, às sextas-feiras, das 18h45min às 22h e, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aulas práticas, distribuídas, em no máximo, 40 horas semanais, conforme disponibilidade das unidades de saúde e do aluno.

Introdução ao Curso

No competitivo cenário da saúde a busca pelo conhecimento é o caminho para as melhores oportunidades no mercado de trabalho. O Projeto de Especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família, integra-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, com vista à formação de profissionais para atender aos princípios do Sistema Único de Saúde, em especial ao princípio da Integralidade da Atenção à Saúde. O Curso está organizado segundo a Estratégia de Saúde da Família e integrado à Rede Municipal de Saúde de Porto Alegre, no Distrito Sanitário Leste/Nordeste, articulados à Rede de Atenção em Saúde. Sob este enfoque a Escola da Saúde desenvolve Projetos Pedagógicos para a formação dos diferentes profissionais de Saúde, articulando o Ensino de Graduação e Pós-Graduação aos Serviços de Saúde integrados ao SUS.

Público-Alvo

Enfermeiros com ou sem experiência na área de Saúde da Família.

Diferenciais do Curso

  • Dinâmicas de aprendizagem valorizando a perspectiva da de um trabalho interdisciplinar e interprofissional, na rede de atenção à saúde;
  • Conhecimento da rede de serviços de saúde e de suporte social, com vistas ao exercício de ações intersetoriais;
  • Aulas práticas utilizando o laboratório de simulação realística;
  • Realização de parte do curso, à distância;
  • Formação no campo da saúde coletiva e no núcleo de enfermagem, fortalecendo o trabalho assistencial do enfermeiro na Saúde da Família;
  • Realização de visitas orientadas em diferentes pontos da Rede de Atenção em Saúde, com o intuito de fortalecer a integralidade e longitudinalidade do cuidado.

Ao Final do curso o Aluno Estará Capacitado a

  • Analisar criticamente a realidade do serviço e área de abrangência sob sua responsabilidade, compreendendo o processo dinâmico da saúde-doença da comunidade, das famílias e dos indivíduos;
  • Atuar em equipes multidisciplinares na perspectiva interdisciplinar e interprofissional, com vistas à humanização da assistência, a integralidade da atenção, a melhoria dos indicadores qualitativos da saúde, a redução do tempo de hospitalização;
  • Planejar as intervenções a indivíduos, família e coletividade considerando o perfil epidemiológico da população, os princípios do Sistema Único de Saúde, os saberes do campo da saúde da família e da comunidade e o conhecimento próprio do Núcleo de Saber e Prática;
  • Participar e promover ações voltadas ao controle social das ações em saúde;
  • Identificar, analisar e avaliar as informações em saúde para o planejamento e intervenção, nos níveis individual, familiar e coletivo com vistas à prevenção de agravos, promoção e atenção à saúde;
  • Identificar e atuar na rede de serviços de saúde dos diferentes níveis de atenção e de suporte social, com vistas a ações intersetoriais;
  • Contribuir para o processo de qualificação da Estratégia de Saúde da Família e da implementação do Programa Nacional de Humanização nas práticas dos serviços de saúde;
  • Desenvolver a pesquisa e gerar conhecimentos que contribuam para o aprimoramento das práticas em saúde integradas ao SUS.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Disciplinas

Políticas públicas de Saúde no Brasil e o SUS

Abordagem de conceitos referentes a Políticas e Sistemas de Saúde: perspectiva histórica; Sistema Único de Saúde: princípios, diretrizes e processos de trabalho; prioridades em saúde, atenção integrada em saúde em diferentes contextos de trabalho.

Epidemiologia e Vigilância em Saúde

Aborda a Epidemiologia enquanto campo científico e eixo fundamental no campo da saúde e, em especial, da informação em saúde. Enfatiza os elementos da Epidemiologia Descritiva, da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Ambiental, da Vigilância Sanitária e os modos de transmissão e prevenção das doenças transmissíveis mais frequentes e emergentes, considerando as relações étnico-raciais da população brasileira, bem como aspectos relacionados à responsabilidade social e ambiental da Saúde e da Enfermagem.

Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem

Disciplina que destaca a Saúde Coletiva como um campo de conhecimento e práticas interdisciplinares e intersetoriais. Aborda a dimensão política, conceitual e prática-operacional da Enfermagem na Saúde Coletiva, enquanto prática social, considerando os determinantes no processo saúde-doença e buscando a transformação das condições e da atenção à saúde da população. Com ênfase no processo de trabalho em equipe multiprofissional, interdisciplinar e interprofissional e na segurança do paciente.

Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Mulher

Disciplina que desenvolve o cuidado de enfermagem no ciclo vital da mulher, incluindo o planejamento familiar, promoção da saúde e prevenção de agravos, processo reprodutivo gravídico-puerperal e neonatal, envolvendo o trinômio mãe/pai e filho e a família como unidade de cuidado e o climatério. Fundamenta-se nas linhas de cuidado com enfoque na APS.

Enfermagem na Assistência Integral à Saúde do Adulto e Idoso

Disciplina que aborda a Promoção da Saúde da pessoa adulta e o envelhecimento ativo, desenvolvendo o cuidado integral por meio de atividades e ações de enfermagem em nível de atenção primária e secundária. Fundamenta-se na responsabilidade social e ambiental, nas diretrizes e protocolos assistenciais das linhas de cuidado e redes de atenção à saúde do adulto, nas Políticas sociais do envelhecimento e na Política Nacional da Saúde do Idoso, assim como no processo de enfermagem.

Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Criança e Adolescente

Disciplina que desenvolve o cuidado de enfermagem à criança e ao adolescente. Busca desenvolver competências e habilidades às ações inerentes ao crescimento e desenvolvimento, reconhecendo a família como unidade de cuidado. Enfatiza a inserção crítica e reflexiva do profissional enfermeiro contextualizada nas políticas de saúde, no nível de atenção primária para a criança e o adolescente (desenvolvendo ações nos níveis de prevenção primária, secundária e terciária). Fundamenta-se na epidemiologia e na sistematização da assistência de enfermagem, considerando os princípios éticos, de humanização, de segurança e dos direitos da criança e do adolescente.

Atendimento em Situações de Urgências em APS

Disciplina que desenvolve o cuidado de enfermagem integral ao adolescente, jovem, adulto e idoso em situações de urgência e emergência na APS, abordando os agravos prevalentes e o acolhimento ao paciente e à família.

Enfermagem na Saúde Mental

Disciplina que oferece, por meio de uma visão crítica e reflexiva, o estudo da organização da atenção em saúde mental e a reorientação dos modelos tecno-assistenciais. Analisa a Reforma Psiquiátrica e as políticas públicas de saúde mental. Aborda os espaços de atenção em saúde mental na Atenção Básica e na perspectiva de compreensão da rede de serviços substitutivos de saúde mental. Aborda o processo de adoecimento na área de saúde mental, com ênfase nas psicopatologias prevalentes e o desenvolvimento de competências para a realização do cuidado de enfermagem na APS. Fundamenta-se na política da saúde mental, Política Nacional da Atenção Básica e de promoção à saúde.

Pesquisa em Saúde

Aborda os princípios da elaboração e desenvolvimento de temas atuais e/ou inovadores de saúde, que fundamentam os projetos de pesquisa. Fornece os parâmetros básicos para elaboração, redação e apresentação de relatório das atividades desenvolvidas.

Enfermagem na Assistência Integral à Saúde do Homem

Aborda a Política Nacional da Saúde do Homem. Descreve as principais patologias que acometem os homens e as estratégias políticas, no cenário brasileiro. Discute a saúde e sexualidade na concepção masculina.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Figueiredo
  • Ma. Andrea Bandeira
  • Dra. Andreia Gustavo
  • Dra. Beatriz Sebben Ojeda
  • Dra. Ellen Magedanz
  • Ma. Eveline Rodrigues
  • Dra. Fernanda Salazar Meira
  • Me. Fernando Ritter
  • Ma. Heloisa Bello
  • Ma. Heloisa Helena Rousselet  de Alencar
  • Dra. Janete Urbanetto
  • Dra. Kelly Dayane Velozo
  • Dr. Marcio Neres
  • Dra. Maria Cristina Lore Schilling
  • Dra. Valéria Corbellini

Coordenação

  • Prof. Dra. Andrea Gonçalves Bandeira
  • [email protected]
    Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (bacharealdo e licenciatura pela UFPel. Especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo PREMUS/PUCRS. Mestre e doutoranda em Enfermagem pelo PPGENF UFRGS. Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 14/05/2018 a 16/06/2018R$ 459,00
De 17/06/2018 a 30/06/2018R$ 486,00
De 01/07/2018 a 14/07/2018R$ 513,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 540,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 475,20
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 486,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 432,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 378,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude