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Especialização
Formar especialistas, na modalidade Residência Multiprofissional, fundamentados nas diretrizes do SUS, com ênfase em campo de atuação estratégico e prioritário para o sistema.
02 de Março de 2020
Inscrições até 18/11/2019
02/03/2020 a 28/02/2022
5.775 horas-aula
Semanalmente,
segundas à sextas-feiras, das 8h às 18h e sábados e domingos, conforme escala de plantões.
O Programa integra-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, com vistas à formação de profissionais para atender aos princípios do SUS, em especial ao princípio da Integralidade da Atenção à Saúde. Atende à Lei nº 11.129, que dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde4 e à Portaria nº 1077 de 12 de novembro de 2009. Tem como meta formar especialistas em campo de atuação estratégico para o SUS, com foco na área temática: Saúde da Criança e do Adolescente.
Formar especialistas, na modalidade Residência Multiprofissional, fundamentados nas diretrizes do SUS, com ênfase em campo de atuação estratégico e prioritário para o sistema.
Específicos
Enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e educadores físicos (condicionado a contratação deste profissional no HSL).
Atuação em equipe multiprofissional, educação interprofissional visando uma prática colaborativa. ÊEnfase em saúde da criança e adolescente, atuação em hospital universitário e na rede de atenção à saúde do município.
Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Hospital São Lucas
Ser portador de diploma de curso superior nas seguintes áreas: Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social, Psicologia ou Educação Física.
O processo de seleção será composto por:
Confira os candidatos selecionados.
Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:
Início: 06/01/2020
Término: 07/01/2020
Conhecer e comparar os modelos assistenciais vigentes e suas implicações em ações de intervenção no processo saúde-adoecimento e na construção ao longo do desenvolvimento histórico e social das políticas de saúde brasileira, considerando a integralidade das ações, a regionalização, a hierarquização dos serviços bem como a intersetorialidade. Também os recursos humanos, físicos e tecnológicos decorrentes da utilização dos modelos assistenciais no Sistema de Saúde Brasileiro. Contextualização de aspectos das políticas de saúde a partir das perspectivas que fundamentam os conceitos do processo saúde/adoecimento e dos modelos assistenciais.
Disciplina que propõe o estudo das questões de ética que emergem do campo teórico e prático das ciências biomédicas que permeiam o cotidiano das práticas das equipes multiprofissionais de saúde.
Disciplina que apresenta e discute conceitos, diretrizes e protocolos clínicos e operacionais estabelecidos pela Política Nacional no atendimento as demandas de assistência à saúde.
Disciplina teórica que enfoca os aspectos fundamentais relacionados a gestão em saúde e sua relação com a gestão hospitalar, abordando as dimensões do planejamento em saúde e suas inter-relações no contexto do SUS.
Disciplina teórica que visa discutir a definição e aplicação da epidemiologia e suas relações com a saúde. Discutir os aspectos da evolução histórica da epidemiologia e o seu papel na saúde e as normas e procedimentos técnicos e diretrizes operacionais da vigilância epidemiológica.
Estudo da pesquisa e sua aplicação para a prática profissional da área da saúde, enfatizando a ética, a crítica e o consumo da pesquisa. Introdução do aluno nas diferentes abordagens metodológicas da pesquisa em saúde num ambiente interdisciplinar. Elaboração, redação e apresentação de relatórios de pesquisa (artigos científicos e monografias). Orientação de monografia.
Disciplina teórico-prática que oportuniza discussões de temas do cotidiano de trabalho, por área profissional e por área de ênfase do programa de Residência, fundamentadas no Sistema Único de Saúde (SUS), nas políticas públicas de saúde e no contexto da atenção em âmbito hospitalar.
Disciplina teórico-prática que oportuniza discussões de temas do cotidiano de trabalho, por área profissional e por área de ênfase do programa de Residência, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.
Disciplina teórico-prática que oportuniza discussões multidisciplinares de casos de pacientes internados, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.
Disciplina teórica-prática que aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria).
Disciplina teórica-prática que aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria).
Disciplina teórica-prática que aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria).
Disciplina teórica- prática que aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo e educador físico, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria).
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
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