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Especialização
O curso Saúde Pública e Epidemiologia Clínica em questão prepara profissionais para o enfrentamento de situações reais no serviço público, com uma atuação baseada em uma visão multidisciplinar.
22 de Abril de 2022
Inscrições até 12/04/2022
22/04/2022 a 17/12/2022
360 horas-aula
Quinzenalmente,
Segunda, terça e quarta das 19h15min às 22h15min.
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!
Além das disciplinas clássicas, o profissional que pretende atuar na saúde pública precisa estar atualizado sobre os tópicos mais relevantes e inovadores na área da epidemiologia, sempre tendo uma visão crítica sobre a necessidade do mercado. O curso em questão prepara profissionais para o enfrentamento de situações reais no serviço público, com uma atuação baseada em uma visão multidisciplinar.
Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, serviço social, psicólogos, gestores, nutricionistas, fonoaudiólogos e demais profissionais com graduação completa em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em integrar saberes relativos à saúde pública e epidemiologia clínica.
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
Escola de Medicina
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 25/03/2022
Análise das estratégias políticas e de gestão da saúde brasileira mediante de uma visão multidisciplinar e global nas diversas situações práticas.
Análise dos aspectos teóricos das desigualdades em saúde. Compreensão da diferença entre desigualdade e iniquidade. Análise simples (razões e diferenças) e medidas complexas para grupos ordenados e não ordenados. Estudo de monitoramento de desigualdades em saúde.
Análise do conceito de gênero enquanto construção social. Análise sobre como as concepções sobre o corpo masculino e o corpo feminino, bem como sobre os papéis e funções que homens e mulheres devem desempenhar na sociedade, afetam a saúde, o aceso e uso dos serviços de saúde de mulheres, homens e pessoas transgênero e a relação entre movimentos sociais, gênero e saúde, incluindo políticas e programas envolvendo gênero e saúde: saúde da mulher, saúde do homem, saúde LGBT.
Análise dos conceitos e objetivos da atenção primária de saúde (APS). Análise das aplicações práticas da APS. Análise dos serviços de saúde na APS e núcleo ampliado de saúde da família. Análise do trabalho multiprofissional na atenção básica em saúde. Análise das ferramentas para a prática na APS.
Ferramentas da comunicação na promoção da saúde. Reconstrução e análise das transformações da mídia. Percepção pelo público nos diferentes horizontes históricos e as mudanças sociais neste cenário. Uso de plataformas tecnológicas. Análise de linguagens. Análise do impacto das informações sobre saúde no contexto contemporâneo da comunicação.
Análise dos princípios epidemiológicos para o uso crítico da literatura científica. Análise dos elementos de medicina baseada em evidências.
Análise dos conceitos da epidemiologia clínica. Análise dos conceitos da epidemiologia na prática clínica.
Análise da base teórica e metodológica para estimar efeitos causais em estudos epidemiológicos, com base no modelo de desfechos potenciais. Análise dos conceitos de modelo de desfechos potenciais; pressupostos necessários para estimar efeitos causais; gráficos acíclicos direcionados para inferência causal; ajuste para confundimento e viés de seleção utilizando ponderação; definição, estimação e aplicações do escore de propensão para inferência causal.
Análise dos conceitos de epidemiologia na análise crítica de artigos.
Análise dos métodos epidemiológicos para compreender o processo de utilização de medicamentos pela população com vistas à promoção do seu uso seguro e racional.
Análise dos conceitos de saúde preventiva, particularmente na saúde pública.
Vigilância em saúde, na perspectiva da observação e análise permanente da situação de saúde da população. Análise dos elementos da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Ambiental, da Vigilância Sanitária e os modos de transmissão e prevenção das doenças transmissíveis mais frequentes e emergentes, considerando os determinantes sociais de saúde, as relações étnico-raciais da população brasileira, bem como aspectos relacionados à responsabilidade social e ambiental.
Visão geral sobre a Ciência de Dados tanto na academia como na indústria. Conceitos sobre mentalidade orientada a dados, inferência estatística e análise de dados exploratória. O processo da ciência de dados: processos de negócios x ciência de dados. Pensamento analítico: o que são bons modelos, principais algoritmos e formas de visualização. Aplicações para saúde pública.
Análise dos conteúdos relacionados à ética que emergem do campo teórico e prático das ciências biomédicas.
Conceitos de bioestatística na saúde pública mediante as diversas análise dos tipos de dados, estatísticas descritivas, distribuições teóricas, teste de hipóteses, teorema do limite central, análise de dados numéricos (um grupo, dois grupos, mais de dois grupos), análise de dados categóricos (uma proporção, duas proporções, mais de duas categorias), regressão e correlação, regressão múltipla.
Análise das abordagens, métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em Psicologia. Análise dos principais correntes teórico-metodológicas que fundamentam as análises qualitativas de pesquisa nas ciências humanas. Análise dos métodos de investigação e procedimentos para coleta e análise de diferentes tipos de pesquisa com métodos qualitativos.
Análise dos conceitos para a redação e apresentação de um projeto de pesquisa na área da saúde pública.
Análise os conceitos de empreendedorismo na saúde pública. Análise da implementação dos avanços e tecnologia na realidade local.
Programa em estatística R. Análise das ferramentas do programa estatístico R e aplicação na prática da saúde pública.
Preparação para a construção do trabalho de conclusão de curso. Sensibilização, abordagem dos assuntos trabalhados e escolha do tema para o projeto final do curso. Revisão de conceitos e impactos da saúde integrativa. Orientação sobre metodologia de pesquisa e de produção científica. Orientações sobre a escrita de artigos científicos.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Dra. Lisiane Marcal Perez
Dra. Andrea Goncalves Bandeira
Dr. Wagner de Lara Machado
Dra. Ina Da Silva Dos Santos
Dra. Maria Teresa Ruiz Tsukazan
Dr. Duncan Dubugras Alcoba Ruiz
Dr. Mario Bernardes Wagner
Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
Dr. Bruno Hochhegger
Dra. Magda Rodrigues da Cunha
Dra. Rita Mattiello
Dra. Carla Helena Augustin Schwanke
Dr. Jose Roberto Goldim
Dr. Natan Katz
Dr. Fernando César Wehrmeister
Dr. Fernando Hartwig
Dra. Daniela Knauth
Dra. Andréa Homsi Dâmaso
Dr. Daniel Umpierre de Moraes
Profª. Dra. Rita Mattiello
[email protected]
Mestre e doutora em Pediatria e Saúde da Criança pela UFRGS e Doutora em Epidemiologia pela UFRGS. Professora da Escola de Medicina e dos Programas de Pós-graduação em Pediatra e Saúde da Criança e de Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.
Profª. Dra. Maria Teresa Ruiz Tsukazan
[email protected]
Mestre e doutora em Epidemiologia UFRGS. Professora da Escola de Medicina da PUCRS.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 670,00* |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 636,50* |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 619,75* |
| Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 603,00* |
PUCRS Alumni | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 589,60* |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00* |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00* |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 335,00* |
*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.
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O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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