Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização Uol Edtech

User Experience Design and Beyond

1ª Edição

Área do Curso
Tecnologias
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
29 de Março de 2021

Inscrições até 22/03/2021

Período
29/03/2021 a 04/12/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min e das 14h às 17h15min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O curso trabalha tópicos relacionados à User Experience (UX) e ao Design de Interação, promovendo discussão sobre temas que vão de princípios e técnicas de design centrado no usuário e pesquisa com usuários até ubiquidade e UX das coisas e interfaces naturais e conversacionais. As disciplinas – distribuídas em eixos que tratam de métodos e artefatos, design e comunicação e tecnologia e inovação – permitem ao estudante uma visão abrangente e atual do tema.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Objetivos

  • Ampliar o conhecimento sobre métodos e artefatos relacionados à área de User Experience.
  • Debater estratégias de design e de comunicação relacionadas à área de User Experience.
  • Discutir tendências tecnológicas e de inovação referentes à área de User Experience.
  • Debater casos atuais relacionados aos diferentes tópicos do curso relacionados à área de User Experience.
  • Aplicar os conhecimentos adquirido em um estudo de caso referente à área de User Experience.

Público-Alvo

Designers, profissionais da área de tecnologia, de comunicação, de negócios e demais profissionais interessados.

Perfil do Egresso

Atuar em empresas, em consultorias e de forma autônoma – nas diferentes áreas relacionadas à User Experience, incluindo, dentre elas, pesquisa com/sobre usuários, ideação e prototipação, design e avaliação, liderança de equipes e inovação, contando, para isso, com diferentes abordagens a serem aplicadas.

Unidade Promotora

Escola Politécnica

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 22/03/2021

Disciplinas

Design Centrado no Usuário

Caracterização de Design Centrado no Usuário, seus fundamentos, princípios, técnicas e ferramentas. Discussão sobre Usabilidade e User Experience (UX), seus princípios, metodologias e aplicações.

Pesquisa com Usuários (User Research)

Compreensão de necessidades e capacidades dos usuários por meio da aplicação de técnicas de pesquisa. Estudo de métodos e técnicas para coletar e analisar dados de e/ou sobre usuários. Planejamento, execução, análise e comunicação de resultados de pesquisa com usuários.

Ideação (UX Ideation)

Estudo de processos criativos para a ideação de soluções centradas no usuário. Discussão de estratégias de design participativo e cocriação. Reflexão sobre panorama de técnicas para envolvimento do usuário e criação colaborativa de soluções.

Avaliação de Interfaces (UX Evaluation)

Introdução aos métodos e técnicas de avaliação com usuário. Caracterização de métodos de avaliação por Inspeção e por observação de uso. Estudo das etapas de planejamento, condução e análise dos resultados da avaliação.

Prototipação: dos sketches aos mockups

Definição de prototipação e seus principais objetivos. Descrição de tipos e níveis de prototipação de acordo com o contexto do projeto. Discussão sobre como validar protótipos. Análise de ferramentas utilizadas para prototipar projetos com eficiência.

Design para Todos: inclusão e acessibilidade

Introdução ao design inclusivo. Reflexão sobre as dimensões da diversidade, aspectos culturais e sociais. Discussão de conceitos e técnicas de projeto e avaliação considerando acessibilidade. Estudo de perspectivas e abordagens, tais como: diretrizes e padrões, adaptação da interface do usuário, acessibilidade na nuvem.

Design Visual e Arquitetura de Informações

Compreensão do processo de design como criatividade projetiva. Introdução aos aspectos visivos do design e a conceitos de teoria da informação aplicada ao design. Estudo de arquitetura de informação e experiência do usuário. Análise de projetos de referência da área, métodos e ferramentas.

Design Systems

Compreensão dos conceitos de DesignOps e do gerenciamento dos processos de design nas empresas. Estudo de Design Systems e práticas escaláveis de design. Padronização de projetos a partir do entendimento dos princípios do Design. Discussão de exemplos de Design System. Descrição de passos para a criação de um Design System.

Service Design (Design de Serviços)

Caracterização de service design (design de serviços) e de sociedade de serviços. Discussão sobre Customer Experience e User Experience. Comparação entre jornada de serviço, de cliente e de usuário. Identificação de métodos e ferramentas associadas.

Redação para UX (UX Writing)

Compreensão dos princípios de UX writing: semântica, microredação, arquitetura de informação. Orientação sobre redação, revisão e validação de conteúdo. Guia de escrita. Fluxo de UX Writing.

Design Leadership (Liderança em Design)

Caracterização de liderança, seus contextos e as diferenças individuais. Interfaces da liderança com grupos de trabalho distintos e inclusivos. Definição de papeis organizacionais e a relação com as práticas estratégicas de design, equipes e suas configurações. Compreensão dos processos de facilitação. Discussão sobre a experiência dos colaboradores.

Social Computing

Estudo da filosofia da interação. Apresentação do conceito e aplicações da Computação social. Discussão sobre os Sistemas digitais voltados para as interações sociais no cenário digital. Design de sistemas de computação participativa. Conceitos de inteligência coletiva aplicados ao Social computing. Compreensão de cooperação, colaboracionismo e comunidades. Compreensão das estruturas psicossociais na construção de redes digitais. Discussão dos conceitos de visibilidade, manipulação e persuasão no cenário da computação social.

Lean UX e Agile UX

Origem e conceitos básicos de Agile UX e Lean UX. Características da integração entre UX Design e Métodos Ágeis. Compreensão do uso de artefatos, reflexão sobre a comunicação via artefatos, crítica de entregáveis vs. consumíveis. Estudo das estruturas de times nestes contextos.

Data-Driven Interaction (Interação Baseada em Dados)

Caracterização de coleta de dados de interação. Definição de métricas de UX. Análise de ferramentas para captura de dados de interação do usuário.

Ubiquidade e UX das Coisas

Compreensão dos conceitos de “experiência” e “usuário” em um contexto ubíquo. Reflexão sobre a evolução da UX e da tecnologia pessoal e da Internet das Coisas. Introdução aos elementos que compõe as Smart Cities. Discussão de técnicas de UX multiplataforma.

Descoberta de Produto (Product Discovery)

Fundamentação e caracterização do processo de descoberta de produto. Reflexão sobre validação de ideias e descoberta de soluções. Discussão de técnicas, frameworks e ferramentas.

Interfaces Naturais (Natural User Interfaces)

Introdução aos conceitos básicos relacionados a interfaces naturais. Caracterização de interfaces via voz, gestuais, (multi)toque, tangíveis, vestíveis, imersivas.

Visual Analytics (Análise Visual)

Introdução à Visualização de Dados e Visual Analytics. Apresentação de técnicas e ferramentas para análise exploratória e visualização interativa de dados. Discussão sobre o uso de Visual Analytics para analisar conjuntos de dados de diferentes aplicações.

nterfaces Conversacionais

Introdução ao conceito e características relacionadas a interfaces conversacionais. Apresentação de histórico da área. Discussão de arquiteturas de agentes conversacionais e métodos de construção. Reflexão sobre questões éticas, limitações e desafios.

Projeto em User Experience

Caracterização de estudo de caso. Apresentação das etapas metodológicas necessárias para confecção do projeto. Discussão sobre as diferentes possibilidades de aplicação das abordagens discutidas ao longo do curso.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Cecília Bisso Nunes
  • Dra. Andréia Denise Mallmann
  • Dr. Eduardo Campos Pellanda
  • Dra. Gabriela Birnfeld Kurtz
  • Me. Ilton Teitelbaum
  • Dra. Isabel Harb Manssour
  • Me. Jean Felipe Patikowski Cheiran
  • Ma. Loraine Alessandra Bothomé Muller
  • Dr. Marcelo Cohen
  • Dr. Marcelo Soares Pimenta
  • Dr. Márcio Sarroglia Pinho
  • Dra. Milene Selbach Silveira
  • Me. Rafael Matone Chanin
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Dra. Sabrina dos Santos Marczak
  • Dra. Sílvia Maria Wanderley Moraes
  • Dra. Silvia Trein Heimfarth Dapper
  • Dr. Tiago Silva da Silva
  • Me. Vicente Henrique Bastos Zanella

Coordenação

  • Prof. Dra. Milene Selbach Silveira
  • [email protected]
    Bacharel em Informática pela PUCRS em 1991, Mestre em Computação pela UFRGS em 1996 e Doutor em Informática pela PUC-Rio em 2002. Professora adjunta da PUCRS desde 1994, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola Politécnica, com ênfase de pesquisa em Interação Humano-Computador. Seus principais interesses de pesquisa envolvem: end-user development, visualização de informações, narrativas digitais interativas e objetos de aprendizagem. Participante ativa da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), tendo sido seu membro efetivo de 2006 a 2013, e novamente, em posto consultivo, a partir de 2017.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Desconto para matrículas antecipadas*
Até 31/12/2020R$ 582,67
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para a data informada.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 728,33
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 640,93
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 655,55
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 509,83
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 619,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 582,67

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em

tecnologia