Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Alimentação Saudável: Gastronomia e Empreendedorismo

1ª Edição

Área do Curso
Saúde
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
16 de Março de 2020

Inscrições até 06/03/2020

Período
16/03/2020 a 11/12/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
segundas à quartas-feiras, das 18h30min às 22h35min, visitas técnicas aos sábados, das 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h30min.

Sobre o Curso

As aulas de cada disciplina são realizadas sempre por uma dupla de professores: um professor/a convidado/a, referência no mercado, e outro/a da PUCRS, responsável acadêmico/a pelas avaliações e materiais complementares.

O objetivo do curso é ampliar conhecimentos da aplicação dos guias alimentares da população brasileira, proporcionando discussões e reflexões sobre sistemas alimentares, antropologia da alimentação e letramento na alimentação saudável (food literacy). Além disso, os/as participantes irão ampliar o conhecimento em habilidades de cozinha e técnicas gastronômicas voltadas ao mercado de alimentação saudável, aliando técnicas culinárias que potencializem o aproveitamento dos nutrientes. O curso também traz tendências na área e no mercado frente ao empreendedorismo, incluindo aspectos relacionados a vendas, precificação e marketing.

Público-Alvo

Interessados na área de alimentação, gastronomia e mercado de alimentação saudável.

O/A egresso/a sairá apto a:

  • Compreender os sistemas alimentares, construindo com uma visão crítica-reflexiva da alimentação saudável e seu mercado que vai além do aspecto nutricional, mas que considera o impacto da sua forma de produção, distribuição e consumo.
  • Ampliar habilidades culinárias relacionadas a uma alimentação saudável, saborosa, sustentável e segura.
  • Expandir a visão empreendedora direcionada ao mercado de alimentação saudável.

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 28/11/2019
Término: 06/03/2020

Disciplinas

Princípios da alimentação saudável

Estudo da alimentação saudável e sua importância no crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. Reflexão sobre os fatores que podem interferir na formação do hábito alimentar. Compreensão dos princípios dos guias alimentares para a população brasileira.

Alimentação e Cultura

Discussão sobre alimentação e cultura: consumo e alimentação, sentido simbólico das práticas alimentares, comida e identidade, tendências alimentares contemporâneas. Reflexão sobre o Confort Food.

Decifrando os Rótulos alimentares

Compreensão da leitura dos rótulos nutricionais visando escolhas alimentares melhores para a saúde e para o meio ambiente. Reflexão crítica das informações nutricionais de alimentos ultraprocessados com vistas a alimentação saudável.

Sistemas alimentares: da produção ao consumo saudável

Estudo dos sistemas alimentares no que se refere aos processos relacionados à alimentação com vistas a sustentabilidade. Reflexão da importância do equilíbrio das diferentes etapas que envolvem os alimentos para uma alimentação saudável, que vai desde a produção, o processamento, a distribuição, até sua preparação e consumo.

Escolhas alimentares: Por que comemos o que comemos?

Estudo dos determinantes e das práticas do comportamento alimentar e suas interações com os processos metabólicos, cognitivos e mecanismos biológicos que o sustentam em diferentes ciclos da vida ou situações clínicas. Aborda diferentes abordagens e ferramentas para o entendimento, manutenção ou modificação do comportamento alimentar com vista à promoção de hábitos e comportamentos alimentares saudáveis.

Slow food: bom, limpo e justo

Estudo da relação entre produtor e consumidor na busca de um alimento bom, limpo e justo. Discussão do movimento Slow Food.

Mitos da alimentação moderna

Reflexão dos mitos relacionados a alimentação saudável. Discussão sobre “super alimentos”, dietas da moda, restrição alimentares e dietas para fins especiais.

Microrganismos do bem na saúde

Estudo da aplicação dos probióticos e simbióticos na alimentação e gastronomia saudável e sua ação na determinação e manutenção da microbiota nativa.

Marmitas e Lancheiras saudáveis

Estudo do papel da marmita e lancheira para uma alimentação saudável desde a infância. Orientação e Descrição prática para a montagem de marmitas e Lancheiras saudáveis. Planejamento de Menu de marmita e lancheira saudável.

Alquimia na cozinha

Compreensão do uso dos ingredientes e suas reações culinárias para obtenção de um alimento saudável, seguro, sustentável e saboroso.

Cozinha saudável: da compra ao consumo

Estudo sobre os principais métodos de conservação voltadas a segurança dos alimentos. Orientação sobre cozinha saudável desde a compra até o consumo dos alimentos.

Coma sem culpa: panificação e confeitaria

Fundamentos da panificação e confeitaria na alimentação saudável. Detalhamento do papel dos ingredientes e de métodos empregados na panificação e confeitaria tradicional e para fins especiais. Empreendedorismo no mercado de panificação e confeitaria saudável.

Plant based: Cozinha Verde e Natural

Estudo e princípios da cozinha vegetariana, vegana e natural. Aprofundamento das técnicas culinárias baseada em vegetais na sua forma mais natural e completa visando uma alimentação saudável, saborosa, sustentável e segura.

Farm to table: Empreendedorismo e desenvolvimento de produtores locais

Estabelecimentos de relações entre o Farm to table, gastronomia e produtores rurais. Compreensão da cadeia produtiva dos alimentos frente a produção consciente e sustentável dos alimentos, visando uma gastronomia saudável, segura e saborosa.

Tendências do mercado de alimentação saudável

Apresentação e discussão das tendências do mercado de alimentação saudável e ferramentas necessárias para o empreendedorismo no segmento.

Food literacy: Letramentos na alimentação saudável

Apresentação e discussão das tendências futuristas e das habilidades necessárias para a utilização, compreensão e engajamento de soluções relacionadas a alimentação e saúde na era digital e pós-digital.

Empreendedorismo digital no mercado de alimentação saudável

Estudo sobre a influência e impactos das mídias sociais, influencers e tecnologias sobre as decisões alimentares. Reflexão sobre o uso de mídias sociais a favor da alimentação e gastronomia saudável. Estabelecimentos de relações entre tecnologias digitais e alimentação saudável.

Ecossistemas de inovação e empreendedorismo no mercado de alimentação saudável

Estruturação de ideias e discussão de projetos sustentáveis, inovadores e criativos no mercado de alimentação saudável.

Vendas, marketing e precificação no mercado de alimentação saudável

Estudo da precificação, vendas e marketing no mercado de alimentação saudável. Fichas Técnicas, padronização e margem de lucro. Identificação e controle de variáveis relacionadas ao preço de venda dos produtos ou serviços.

Projeto de desenvolvimento em alimentação e gastronomia saudável

Desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso sobre alimentação saudável na forma da criação de um produto ou serviço na área da alimentação e gastronomia saudável.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Alessandra Campani Pizzato
  • Dra. Ana Maria Pandolfo Feoli
  • Dra. Carla Haas Piovesan
  • Dra. Caroline Abud Drumond Costa
  • Esp. Daniel Seligman de Menezes
  • Dra. Elis Regina Alfama
  • Ma. Flávia Fiorin
  • Me. Francisco Milanez
  • Me. Giuseppe Potrick Stefani
  • Me. Luisa Rihl Castro
  • Dr. Maria Rita Macedo Cuervo
  • Ma. Mariana Martins Pozzatti
  • Dra. Rafaela Siviero Caron Lienert
  • Dra. Raquel da Luz Dias
  • Dra. Rochele de Quadros Rodrigues
  • Esp. Rodrigo Belora
  • Ma. Sônia Alscher

Coordenação

  • Profa. Dra. Alessandra Campani Pizzato
  • E-mail: alessandra.pizzato@pucrs.br
  • Mestre e Doutora em Ciências Médicas. Graduação em Nutrição. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, onde exerce atividade de Coordenadora de Curso. Coordena o Grupo Interdisciplinar de Análise de Alimentos (GIAA). Tem experiência na área de Nutrição Clínica, Segurança Alimentar, Pesquisa e Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Nutrição Clínica do Adulto com ênfase em Nefrologia, Epidemiologia Clínica, Metodologia da Pesquisa e Vigilância Nutricional.
  • Profa. Dra. Rochele de Quadros Rodrigues
  • E-mail: rochele.rodrigues@pucrs.br
  • Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Especialista em Qualidade de Alimentos. Graduação em Nutrição e Formação Técnica em Gastronomia. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Gastronomia e Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, onde exerce atividade de Coordenadora de Curso de Gastronomia. Coordenadora do Pós-graduação Lato Sensu em Gastronomia e Cozinha Autoral da PUCRS. Tem experiência na área de Gastronomia, Nutrição, Segurança dos Alimentos, Pesquisa e Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Segurança dos Alimentos, Tecnologia e Química Culinária, Gastronomia e Nutrição. Atua também como Consultora em Serviços de Alimentação nas seguintes áreas: Gestão em Gastronomia e Segurança dos Alimentos.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 17/02/2020R$ 712,50
A partir de 18/02/2020R$ 750,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados e somente para os cursos presenciais.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 750,00*
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 660,00*
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 675,00*
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 600,00*
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 525,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em