Curso de MBA


Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação – 1ª Edição

Com a Tecnologia da Informação ocupando um espaço cada dia maior dentro das organizações, cresce a necessidade de boas práticas de gestão dos recursos de TI, que vão muito além do conhecimento técnico. O Curso de MBA em Gestão Estratégica de TI da PUCRS foi desenvolvido para capacitar o gestor a liderar, conhecer as estratégias organizacionais e compreender o impacto da TI sobre os colaboradores. VAGAS LIMITADAS.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 09/04/2018

Dia 19/04/2018

De 19/04/2018 a 13/06/2019

14 meses ou 364 horas-aula

introdução ao curso

A Tecnologia da Informação (TI) constitui um dos recursos mais relevantes e estratégicos para as organizações. Além de prover suporte às diversas áreas funcionais, a TI tem o potencial de alavancar estratégias corporativas e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. Ao mesmo tempo, o cenário da aplicação e uso das TI vem se tornando mais complexo. Por isso, cresce a necessidade de boas práticas de gestão dos recursos de TI. Nesse contexto, as competências de um gestor de TI vão além do conhecimento técnico, necessário, ainda que não suficiente. Inclui conhecimento sobre as melhores práticas de gestão de TI, capacidade de análise de processos organizacionais, de gerenciamento de projetos, de negociação com clientes internos e fornecedores. O gestor deve saber liderar, conhecer as estratégias organizacionais, compreender como a TI impacta sobre os colaboradores e ao mesmo tempo estar ciente das práticas de boa governança.

horário das aulas

Semanalmente às terças e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min. Dias e horários das aulas sujeito a alterações, a critério da coordenação do curso.

objetivos

O Curso de MBA em Gestão de Tecnologia da Informação tem por objetivo capacitar profissionais de nível superior da área de Tecnologia da Informação a gerenciar os recursos de TI das organizações de forma eficiente e alinhada com os objetivos de negócios, considerando os fatores organizacionais intervenientes.

público-alvo

Profissionais da área de Tecnologia da Informação, especialmente egressos dos cursos de graduação em Administração, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação e de outras áreas correlatas.

diferenciais do curso

  • Os conteúdos abordados no curso estão focados nos principais temas da gestão dos recursos de TI;
  • Possibilidade de interagir com outros profissionais que atuam na área de TI (Networking);
  • Quadro de professores do curso com elevada formação acadêmica e ampla experiência profissional;
  • O Ecossistema de Inovação da PUCRS favorece a criação de empreendimentos na área de TI.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Gerenciar os recursos de TI das organizações de forma alinhada com os objetivos de negócios;
  • Melhorar a eficiência de processos organizacionais com a aplicação das novas TI;
  • Pensar a TI através de uma visão organizacional sistêmica e estratégica;
  • Conhecer os modelos e melhores práticas de gestão e governança de TI;
  • Conhecer os fatores organizacionais intervenientes na gestão de TI.

unidade promotora

Escola de Negócios

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

PROGRAMAÇÃO
Introdução a Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação
Conceitos básicos e visão geral sobre gestão de TI, a importância da gestão da informação, a informação nas organizações (informação e conhecimento, processo decisório, fontes e atributos da informação), competências do gestor de TI, desafios e tendências na gestão de TI. Visão sobre o Curso de MBA em Gestão Estratégica de TI e suas disciplinas.
Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação
Definição características dos projetos. Características de projetos de adoção ou mudança de tecnologia de informação. Processos de um projeto: definição, planejamento, execução, controle e encerramento. Gerenciamento do escopo, prazo, custo, integração, qualidade, recursos humanos, informação, comunicação, riscos e aquisições de um projeto. Ferramentas para gestão de projetos. Visão do Project Management Institute (PMI) e da comunidade de gestão de projetos na área de TI.
Estratégia e Planejamento Estratégico
Dinâmica Competitiva. Conceitos de Estratégia e Competitividade. Processo estratégico. Planejamento Estratégico: Processo de Elaboração, Definição de Negócio, Missão, Princípios e Intenção Estratégica, Análise do Ambiente, Análise do Ambiente Interno, Fatores Essenciais, Escolhas Estratégicas, Definição de Objetivos. Fontes de vantagem competitiva: Cadeia de Valor. Recursos. Competências essenciais. Estratégias de Crescimento e Diversificação. Estratégias Cooperativas. Integração Vertical. Alianças estratégicas.
Negociação e Liderança
A importância da negociação para o administrador. Desenvolvimento de habilidades de negociação. Etapas do processo de negociação. Técnicas e estratégias de negociação. Ética na negociação. Razão e emoção. Concessão e superação de impasses e conflitos. A importância da liderança para as organizações. Principais características de um líder. Tipos de liderança.
Gestão de Equipes
Formação e Gestão de Equipes. Mecanismos de Auto Avaliação e de Avaliação de Desempenho. Comunicação e relacionamento. Desenvolvimento de competências, habilidade e atitudes. Comprometimento e motivação de equipes.
Governança de TI e Controle de Processos
Definição de governança. Tipos de governança (corporativa, pública, de TI). Importância da governança de TI; contribuição para a visão estratégica de TI. Modelos de governança e seus perfis. Mecanismos para implantação de governança de TI. Visão sistêmica: processos, controles e métricas. Definição das estruturas de governança. Alinhamento estratégico e governança de TI. Competências necessárias na equipe de implantação da governança de TI. Relação entre estratégia, governança de TI e desempenho. Desafios atuais e futuros da governança de TI. Frameworks de Controle. O modelo COBIT (Apresentação, Filosofia e Histórico, O modelo, Domínios e Processos, Critérios de Informação, Recursos, Controle e Objetivos de Controle, Modelos de Maturidade, Metas e Métricas e Navegação do Modelo). COBIT® e outros Modelos. COBIT® e SOX.
Auditoria e Segurança da Informação
A importância da atividade de auditoria de sistemas nas organizações. Conceitos, objetivos, tipos e áreas da auditoria. Formação, perfil e responsabilidades do auditor. Formação de equipes (cargos, funções). Ética na auditoria. Comportamento dos auditados (paradigmas, situações, problemas e dificuldades). Etapas da auditoria (pré, execução e pós). Métodos de auditoria de sistemas. Auditoria de sistemas no ambiente de desenvolvimento. Auditoria de sistemas no centro de informações. Documentação gerada pelas auditorias. Segurança física e lógica da Informação. Política de Segurança. Organização da Segurança. Gestão de Ativos da Organização. Gestão da Segurança. Física e do Ambiente. Controle de Acesso. Gestão da Continuidade de Negócios e Plano de Contingência. Conformidade / Aderência à Legislação.
BI (Business Intelligence)
Uso organizacional dos Sistemas de Business Intelligence (BI): Origem, conceito, características e aplicação; Seleção e adoção de BI; Impacto dos sistemas de BI nas organizações; Adequação dos sistemas de BI aos processos organizacionais; Sistemas de BI como apoio a estratégia organizacional.
CRM (Customer Relationship Management)
Uso organizacional dos Sistemas de Customer Relationship Management (CRM): Origem, conceito, características e aplicação; Seleção e adoção de CRM; Impacto dos sistemas de CRM; Adequação dos sistemas de CRM aos processos; organizacionais; CRM Analítico, Colaborativo e Operacional; Sistemas de CRM como apoio a estratégia de marketing de relacionamento.
Gestão de Serviços e Infraestrutura de TI
Natureza dos serviços, fundamentos da gerência de serviços. Especificidades de serviços de TI. Dimensões de serviços de TI: pessoas, custos, precificação, contratos, qualidade. Gestão de pessoas em ambientes prestadores de serviços; competências, habilidades e atitudes. Custos em serviços de TI; (indicadores tangíveis e intangíveis). Qualidade em serviços de TI. Melhores práticas da ITIL (Information Technology Infrastructure Library) para gestão de serviços de TI.
Gestão de Investimentos em TI
Retorno sobre investimentos (ROI) de TI. TCO (Total Cost Ownership). Variáveis para decisão de investimentos. Técnicas de Análise de Investimentos. Decisão de Investimento. Portfólio e gestão de portfólio de TI.
Qualidade em Processo de Desenvolvimento de Sistemas
Qualidade de software, metodologias de desenvolvimento de sistemas, modelos de maturidade de processos de desenvolvimento de sistemas: CMM-I (Capability Maturity Model Integration); MR-MPS (Modelo de Referência para Melhoria de Processos de Software), MA-MPS (Método de avaliação para melhoria do processo de software) e MN-MPS (Modelo de negócio para melhoria do processo de software).
Método de Pesquisa
Conhecimento, Ciência, Pesquisa e sua aplicabilidade nas organizações. Problema, Justificativa, Objetivos, Fundamentação Teórica. Temas para Pesquisa. Métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Instrumentos de coleta de dados. Análise de dados (técnicas de análise de dados). Características da Pesquisa em TI: conteúdos, journals e congressos nacionais e internacionais. Estrutura de artigos científicos.
Empreendedorismo de Alto Impacto
Formação do empreendedor. Construção e leitura de cenários. Definição de mercado. Pesquisa e análise de mercado. Inserção no mercado. Formação de preço (valor). Finanças. Gestão de pessoas, Gestão da cadeia de suprimentos. Conhecimento da estrutura jurídica. Formação de alianças/parcerias. Gestão da inovação e da propriedade intelectual. Captação de recursos financeiros.
Reações dos Usuários à Tecnologia da Informação
Elementos determinantes e moderadores da aceitação a TI, modelos de aceitação e uso da TI, determinantes da resistência dos usuários a TI, o processo de resistência a TI, estratégias de adaptação a TI, relação entre emoções e uso da TI; relação entre cultura, cultura organizacional e TI nas organizações.
Gestão por Processos e Sistemas Integrados de Gestão (ERP)
Conceito de processo; aplicabilidade da gestão por processos; mapeamento de processos organizacionais; interface e sobreposição de processos; melhoria de processos; eliminação de redundâncias e processos sem valor agregado (lean manufacturing); documentação; identificação de processos críticos; requisitos de valor de cada processo; auditoria de processos; qualidade de processos; dimensões da qualidade de processos - confiabilidade, custo, conformidade, adequabilidade; metodologias de apoio à gestão de processos; Sistemas de Workflow; Sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Uso organizacional dos Sistemas Integrados de Gestão (ERP). Origem, conceito, características e aplicação. Impacto dos sistemas integrados de gestão nas organizações. Adequação dos sistemas integrados de gestão aos processos organizacionais. Integração da informação corporativa.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
O objetivo é de que o aluno tenha o acompanhamento para o planejamento e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso de forma alinhada com a estruturação e os requisitos apresentados na disciplina de Metodologia de pesquisa.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Me. Alessandro Nunes de Souza
Dr. André Hartmann Duhá
Esp. Biagio Caetano Filomena
Esp. Cris Milani Vaz
Dra. Edimara Mezzomo Luciano
Dr. Felipe Müller Diehl
Dr. Guilherme Costa Wiedenhoft
Esp. Juliana Pohren
Dr. Luis Antônio Janssen
Dr. Luis Humberto de Mello Villwock
Dra. Maira Petrini
Dr. Pietro Cunha Dolci

Obs: Corpo docente sujeito a alterações.

coordenador

  • Prof. Dr. Felipe Müller Diehl
  • E-mail: felipe.diehl@pucrs.br
  • : Doutor em Administração (PUCRS e UCS), Mestre em Administração (PUCRS), Bacharel em Sistemas de Informação (PUCRS). Possui experiências como Coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, de Fábrica de Software, de Governança de TI, Gerente de Projetos, Analista de Qualidade e PMO.

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 18 parcelas R$ 950,00 18 de R$ 950,00
 
VALORES DA MATRÍCULA, CONFORME O PERÍODO DE PAGAMENTO
Período de pagamento Valor da matrícula
07/11 a 14/12/2017 R$ 807,50
15/12/2017 a 15/01/2018 R$ 855,00
16/01 a 15/02/2018 R$ 902,50
A partir de 16/02/2018 R$ 950,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 950,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 855,00
PUCRS Alumni Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 836,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 760,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 665,00
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 18 parcelas Matrícula + 18 de R$ 475,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 09/04/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Pré-requisitos

Ser portador de diploma de curso superior (obrigatório). Formação ou experiência de trabalho na área de Tecnologia da Informação (desejável).

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

  • Análise de Currículo.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.