Encontre seu curso
MBA
Com a Tecnologia da Informação ocupando um espaço cada dia maior dentro das organizações, cresce a necessidade de boas práticas de gestão dos recursos de TI, que vão muito além do conhecimento técnico. O Curso de MBA em Gestão Estratégica de TI da PUCRS foi desenvolvido para capacitar o gestor a liderar, conhecer as estratégias organizacionais e compreender o impacto da TI sobre os colaboradores.
19 de Abril de 2018
Inscrições até 09/04/2018
19/04/2018 a 13/06/2019
364 horas-aula
Semanalmente às terças e quintas-feiras
das 19h15min às 22h30min.
A Tecnologia da Informação (TI) constitui um dos recursos mais relevantes e estratégicos para as organizações. Além de prover suporte às diversas áreas funcionais, a TI tem o potencial de alavancar estratégias corporativas e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. Ao mesmo tempo, o cenário da aplicação e uso das TI vem se tornando mais complexo. Por isso, cresce a necessidade de boas práticas de gestão dos recursos de TI. Nesse contexto, as competências de um gestor de TI vão além do conhecimento técnico, necessário, ainda que não suficiente. Inclui conhecimento sobre as melhores práticas de gestão de TI, capacidade de análise de processos organizacionais, de gerenciamento de projetos, de negociação com clientes internos e fornecedores. O gestor deve saber liderar, conhecer as estratégias organizacionais, compreender como a TI impacta sobre os colaboradores e ao mesmo tempo estar ciente das práticas de boa governança.
O Curso de MBA em Gestão de Tecnologia da Informação tem por objetivo capacitar profissionais de nível superior da área de Tecnologia da Informação a gerenciar os recursos de TI das organizações de forma eficiente e alinhada com os objetivos de negócios, considerando os fatores organizacionais intervenientes.
Profissionais da área de Tecnologia da Informação, especialmente egressos dos cursos de graduação em Administração, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação e de outras áreas correlatas.
Escola de Negócios
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Ser portador de diploma de curso superior (obrigatório). Formação ou experiência de trabalho na área de Tecnologia da Informação (desejável).
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 07/11/2017
Término: 09/04/2018
Conceitos básicos e visão geral sobre gestão de TI, a importância da gestão da informação, a informação nas organizações (informação e conhecimento, processo decisório, fontes e atributos da informação), competências do gestor de TI, desafios e tendências na gestão de TI. Visão sobre o Curso de MBA em Gestão Estratégica de TI e suas disciplinas.
Definição características dos projetos. Características de projetos de adoção ou mudança de tecnologia de informação. Processos de um projeto: definição, planejamento, execução, controle e encerramento. Gerenciamento do escopo, prazo, custo, integração, qualidade, recursos humanos, informação, comunicação, riscos e aquisições de um projeto. Ferramentas para gestão de projetos. Visão do Project Management Institute (PMI) e da comunidade de gestão de projetos na área de TI.
Dinâmica Competitiva. Conceitos de Estratégia e Competitividade. Processo estratégico. Planejamento Estratégico: Processo de Elaboração, Definição de Negócio, Missão, Princípios e Intenção Estratégica, Análise do Ambiente, Análise do Ambiente Interno, Fatores Essenciais, Escolhas Estratégicas, Definição de Objetivos. Fontes de vantagem competitiva: Cadeia de Valor. Recursos. Competências essenciais. Estratégias de Crescimento e Diversificação. Estratégias Cooperativas. Integração Vertical. Alianças estratégicas.
A importância da negociação para o administrador. Desenvolvimento de habilidades de negociação. Etapas do processo de negociação. Técnicas e estratégias de negociação. Ética na negociação. Razão e emoção. Concessão e superação de impasses e conflitos. A importância da liderança para as organizações. Principais características de um líder. Tipos de liderança.
Formação e Gestão de Equipes. Mecanismos de Auto Avaliação e de Avaliação de Desempenho. Comunicação e relacionamento. Desenvolvimento de competências, habilidade e atitudes. Comprometimento e motivação de equipes.
Definição de governança. Tipos de governança (corporativa, pública, de TI). Importância da governança de TI; contribuição para a visão estratégica de TI. Modelos de governança e seus perfis. Mecanismos para implantação de governança de TI. Visão sistêmica: processos, controles e métricas. Definição das estruturas de governança. Alinhamento estratégico e governança de TI. Competências necessárias na equipe de implantação da governança de TI. Relação entre estratégia, governança de TI e desempenho. Desafios atuais e futuros da governança de TI. Frameworks de Controle. O modelo COBIT (Apresentação, Filosofia e Histórico, O modelo, Domínios e Processos, Critérios de Informação, Recursos, Controle e Objetivos de Controle, Modelos de Maturidade, Metas e Métricas e Navegação do Modelo). COBIT® e outros Modelos. COBIT® e SOX.
A importância da atividade de auditoria de sistemas nas organizações. Conceitos, objetivos, tipos e áreas da auditoria. Formação, perfil e responsabilidades do auditor. Formação de equipes (cargos, funções). Ética na auditoria. Comportamento dos auditados (paradigmas, situações, problemas e dificuldades). Etapas da auditoria (pré, execução e pós). Métodos de auditoria de sistemas. Auditoria de sistemas no ambiente de desenvolvimento. Auditoria de sistemas no centro de informações. Documentação gerada pelas auditorias. Segurança física e lógica da Informação. Política de Segurança. Organização da Segurança. Gestão de Ativos da Organização. Gestão da Segurança. Física e do Ambiente. Controle de Acesso. Gestão da Continuidade de Negócios e Plano de Contingência. Conformidade / Aderência à Legislação.
Uso organizacional dos Sistemas de Business Intelligence (BI): Origem, conceito, características e aplicação; Seleção e adoção de BI; Impacto dos sistemas de BI nas organizações; Adequação dos sistemas de BI aos processos organizacionais; Sistemas de BI como apoio a estratégia organizacional.
Uso organizacional dos Sistemas de Customer Relationship Management (CRM): Origem, conceito, características e aplicação; Seleção e adoção de CRM; Impacto dos sistemas de CRM; Adequação dos sistemas de CRM aos processos; organizacionais; CRM Analítico, Colaborativo e Operacional; Sistemas de CRM como apoio a estratégia de marketing de relacionamento.
Natureza dos serviços, fundamentos da gerência de serviços. Especificidades de serviços de TI. Dimensões de serviços de TI: pessoas, custos, precificação, contratos, qualidade. Gestão de pessoas em ambientes prestadores de serviços; competências, habilidades e atitudes. Custos em serviços de TI; (indicadores tangíveis e intangíveis). Qualidade em serviços de TI. Melhores práticas da ITIL (Information Technology Infrastructure Library) para gestão de serviços de TI.
Retorno sobre investimentos (ROI) de TI. TCO (Total Cost Ownership). Variáveis para decisão de investimentos. Técnicas de Análise de Investimentos. Decisão de Investimento. Portfólio e gestão de portfólio de TI.
Qualidade de software, metodologias de desenvolvimento de sistemas, modelos de maturidade de processos de desenvolvimento de sistemas: CMM-I (Capability Maturity Model Integration); MR-MPS (Modelo de Referência para Melhoria de Processos de Software), MA-MPS (Método de avaliação para melhoria do processo de software) e MN-MPS (Modelo de negócio para melhoria do processo de software).
Conhecimento, Ciência, Pesquisa e sua aplicabilidade nas organizações. Problema, Justificativa, Objetivos, Fundamentação Teórica. Temas para Pesquisa. Métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Instrumentos de coleta de dados. Análise de dados (técnicas de análise de dados). Características da Pesquisa em TI: conteúdos, journals e congressos nacionais e internacionais. Estrutura de artigos científicos.
Formação do empreendedor. Construção e leitura de cenários. Definição de mercado. Pesquisa e análise de mercado. Inserção no mercado. Formação de preço (valor). Finanças. Gestão de pessoas, Gestão da cadeia de suprimentos. Conhecimento da estrutura jurídica. Formação de alianças/parcerias. Gestão da inovação e da propriedade intelectual. Captação de recursos financeiros.
Elementos determinantes e moderadores da aceitação a TI, modelos de aceitação e uso da TI, determinantes da resistência dos usuários a TI, o processo de resistência a TI, estratégias de adaptação a TI, relação entre emoções e uso da TI; relação entre cultura, cultura organizacional e TI nas organizações.
Conceito de processo; aplicabilidade da gestão por processos; mapeamento de processos organizacionais; interface e sobreposição de processos; melhoria de processos; eliminação de redundâncias e processos sem valor agregado (lean manufacturing); documentação; identificação de processos críticos; requisitos de valor de cada processo; auditoria de processos; qualidade de processos; dimensões da qualidade de processos – confiabilidade, custo, conformidade, adequabilidade; metodologias de apoio à gestão de processos; Sistemas de Workflow; Sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Uso organizacional dos Sistemas Integrados de Gestão (ERP). Origem, conceito, características e aplicação. Impacto dos sistemas integrados de gestão nas organizações. Adequação dos sistemas integrados de gestão aos processos organizacionais. Integração da informação corporativa.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Período de Pagamento | Valor da Matrícula |
---|---|
07/11 a 14/12/2017 | R$ 807,50 |
15/12/2017 a 15/01/2018 | R$ 855,00 |
16/01 a 15/02/2018 | R$ 902,50 |
A partir de 16/02/2018 | R$ 950,00 |
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados. |
Público | Valor |
---|---|
Público geral | R$ 950,00 Matrícula + 18 de R$ 950,00 |
PUCRS Alumni | R$ 836,00 Matrícula + 18 de R$ 836,00 |
| R$ 855,00 Matrícula + 18 de R$ 855,00 |
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos | R$ 760,00 Matrícula + 18 de R$ 760,00 |
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos | R$ 665,00 Matrícula + 18 de R$ 665,00 |
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.
Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.
Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.
Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.
Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.
Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.
Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.
Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.