Curso de Especialização
Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação – 10ª Edição

Com a Tecnologia da Informação ocupando um espaço cada dia maior dentro das organizações, cresce a necessidade de boas práticas de gestão dos recursos de TI, que vão muito além do conhecimento técnico. O Curso de Especialização em Gestão Estratégica de TI da PUCRS foi desenvolvido para capacitar o gestor a liderar, conhecer as estratégias organizacionais e compreender o impacto da TI sobre os colaboradores.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2016 a 16/04/2017

Dia 18/04/2017

De 18/04/2017 a 05/07/2018

16 meses ou 366 horas-aula.

horário das aulas

Terças e quintas-feiras, das 18h30min às 22h30min.

público-alvo

É desejável que os candidatos ao programa tenham formação ou experiência de trabalho na área de Tecnologia da Informação, especialmente os graduados em Administração, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

diferenciais do curso

Já em sua 10ª edição, o curso tem grande aceitação no mercado por oferecer um conteúdo programático focado nos principais temas da gestão dos recursos de TI, aliado a um corpo docente com perfil acadêmico e profissional e um ecossistema oferecido pela PUCRS favorável a empreendimentos na área de TI.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

Após o término do curso, o aluno conhecerá os modelos e melhores práticas de gestão e governança de TI, estará apto a gerenciar os recursos de TI das organizações de forma alinhada com os objetivos de negócios, a pensar a Tecnologia da Informaçao através de uma visão organizacional sistêmica e estratégica e a melhorar a eficiência de processos organizacionais com a aplicação das novas TI.

unidade promotora

Escola de Negócios

área do curso

Ciências Sociais Aplicadas

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Introdução a Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação
Conceitos básicos e visão geral sobre gestão de TI, a importância da gestão da informação, a informação nas organizações (informação e conhecimento, processo decisório, fontes e atributos da informação), competências do gestor de TI, desafios e tendências na gestão de TI. Visão sobre o Curso de Especialização em Gestão Estratégica de TI e suas disciplinas.
Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação
Definição características dos projetos. Características de projetos de adoção ou mudança de tecnologia de informação. Processos de um projeto: definição, planejamento, execução, controle e encerramento. Gerenciamento do escopo, prazo, custo, integração, qualidade, recursos humanos, informação, comunicação, riscos e aquisições de um projeto. Ferramentas para gestão de projetos. Visão do Project Management Institute (PMI) e da comunidade de gestão de projetos na área de TI.
Estratégia e Planejamento Estratégico
Introdução: Dinâmica Competitiva. Conceitos de Estratégia e Competitividade. Processo estratégico. Planejamento Estratégico: Processo de Elaboração, Definição de Negócio, Missão, Princípios e Intenção Estratégica, Análise do Ambiente, Análise do Ambiente Interno, Fatores Essenciais, Escolhas Estratégicas, Definição de Objetivos. Fontes de vantagem competitiva: Cadeia de Valor. Recursos. Competências essenciais. Estratégias de Crescimento e Diversificação. Estratégias Cooperativas. Integração Vertical. Alianças estratégicas.
Negociação e Liderança
A importância da negociação para o administrador. Desenvolvimento de habilidades de negociação. Etapas do processo de negociação. Técnicas e estratégias de negociação. Ética na negociação. Razão e emoção. Concessão e superação de impasses e conflitos. A importância da liderança para as organizações. Principais características de um líder. Tipos de liderança.
Gestão de Equipes
Formação e Gestão de Equipes. Mecanismos de Auto Avaliação e de Avaliação de Desempenho. Comunicação e relacionamento. Desenvolvimento de competências, habilidade e atitudes. Comprometimento e motivação de equipes.
Governança de TI e Controle de Processos
Definição de governança. Tipos de governança (corporativa, pública, de TI). Importância da governança de TI; contribuição para a visão estratégica de TI. Modelos de governança e seus perfis. Mecanismos para implantação de governança de TI. Visão sistêmica: processos, controles e métricas. Definição das estruturas de governança. Alinhamento estratégico e governança de TI. Competências necessárias na equipe de implantação da governança de TI. Relação entre estratégia, governança de TI e desempenho. Desafios atuais e futuros da governança de TI. Frameworks de Controle. O modelo COBIT (Apresentação, Filosofia e Histórico, O modelo, Domínios e Processos, Critérios de Informação, Recursos, Controle e Objetivos de Controle, Modelos de Maturidade, Metas e Métricas e Navegação do Modelo). COBIT® e outros Modelos. COBIT® e SOX.
Auditoria e Segurança da Informação
A importância da atividade de auditoria de sistemas nas organizações. Conceitos, objetivos, tipos e áreas da auditoria. Formação, perfil e responsabilidades do auditor. Formação de equipes (cargos, funções). Ética na auditoria. Comportamento dos auditados (paradigmas, situações, problemas e dificuldades). Etapas da auditoria (pré, execução e pós). Métodos de auditoria de sistemas. Auditoria de sistemas no ambiente de desenvolvimento. Auditoria de sistemas no centro de informações. Documentação gerada pelas auditorias. Segurança física e lógica da Informação. Política de Segurança. Organização da Segurança. Gestão de Ativos da Organização. Gestão da Segurança. Física e do Ambiente. Controle de Acesso. Gestão da Continuidade de Negócios e Plano de Contingência. Conformidade / Aderência à Legislação.
BI (Business Intelligence)
Uso organizacional dos Sistemas de Business Intelligence (BI): Origem, conceito, características e aplicação; Seleção e adoção de BI; Impacto dos sistemas de BI nas organizações; Adequação dos sistemas de BI aos processos organizacionais; Sistemas de BI como apoio a estratégia organizacional.
CRM (Customer Relationship Management)
Uso organizacional dos Sistemas de Customer Relationship Management (CRM): Origem, conceito, características e aplicação; Seleção e adoção de CRM; Impacto dos sistemas de CRM; Adequação dos sistemas de CRM aos processos; organizacionais; CRM Analítico, Colaborativo e Operacional; Sistemas de CRM como apoio a estratégia de marketing de relacionamento.
Gestão de Serviços e Infraestrutura de TI
Natureza dos serviços, fundamentos da gerência de serviços. Especificidades de serviços de TI. Dimensões de serviços de TI: pessoas, custos, precificação, contratos, qualidade. Gestão de pessoas em ambientes prestadores de serviços; competências, habilidades e atitudes. Custos em serviços de TI; (indicadores tangíveis e intangíveis). Qualidade em serviços de TI. Melhores práticas da ITIL (Information Technology Infrastructure Library) para gestão de serviços de TI.
Gestão de Investimentos em TI
Retorno sobre investimentos (ROI) de TI. TCO (Total Cost Ownership). Variáveis para decisão de investimentos. Técnicas de Análise de Investimentos. Decisão de Investimento. Portfólio e gestão de portfólio de TI.
Qualidade em Processo de Desenvolvimento de Sistemas
Qualidade de software, metodologias de desenvolvimento de sistemas, modelos de maturidade de processos de desenvolvimento de sistemas: CMM-I (Capability Maturity Model Integration); MR-MPS (Modelo de Referência para Melhoria de Processos de Software), MA-MPS (Método de avaliação para melhoria do processo de software) e MN-MPS (Modelo de negócio para melhoria do processo de software).
Método de Pesquisa
Conhecimento, Ciência, Pesquisa e sua aplicabilidade nas organizações. Problema, Justificativa, Objetivos, Fundamentação Teórica. Temas para Pesquisa. Métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Instrumentos de coleta de dados. Análise de dados (técnicas de análise de dados). Características da Pesquisa em TI: conteúdos, journals e congressos nacionais e internacionais. Estrutura de artigos científicos.
Empreendedorismo de Alto Impacto
Formação do empreendedor. Construção e leitura de cenários. Definição de mercado. Pesquisa e análise de mercado. Inserção no mercado. Formação de preço (valor). Finanças. Gestão de pessoas, Gestão da cadeia de suprimentos. Conhecimento da estrutura jurídica. Formação de alianças/parcerias. Gestão da inovação e da propriedade intelectual. Captação de recursos financeiros.
Reações dos Usuários à Tecnologia da Informação
Elementos determinantes e moderadores da aceitação a TI, modelos de aceitação e uso da TI, determinantes da resistência dos usuários a TI, o processo de resistência a TI, estratégias de adaptação a TI, relação entre emoções e uso da TI; relação entre cultura, cultura organizacional e TI nas organizações.
Gestão por Processos e Sistemas Integrados de Gestão (ERP)
Conceito de processo; aplicabilidade da gestão por processos; mapeamento de processos organizacionais; interface e sobreposição de processos; melhoria de processos; eliminação de redundâncias e processos sem valor agregado (lean manufacturing); documentação; identificação de processos críticos; requisitos de valor de cada processo; auditoria de processos; qualidade de processos; dimensões da qualidade de processos - confiabilidade, custo, conformidade, adequabilidade; metodologias de apoio à gestão de processos; Sistemas de Workflow; Sistemas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Uso organizacional dos Sistemas Integrados de Gestão (ERP). Origem, conceito, características e aplicação. Impacto dos sistemas integrados de gestão nas organizações. Adequação dos sistemas integrados de gestão aos processos organizacionais. Integração da informação corporativa.
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Planejamento e acompanhamento da execução do trabalho de conclusão de curso. Procedimentos, éticos, técnicos e metodológicos referentes ao desenvolvimento da pesquisa proposta. Determinação do tipo de pesquisa mais adequado e dos procedimentos de coleta e análise de dados. Redação final do relatório de pesquisa e apresentação dos resultados segundo as normas da ABNT.

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Alam de Oliveira Casartelli
Me. Alessandro Nunes de Souza
Dr. André Hartmann Duhá
Esp. Biagio Caetano Filomena
Me. Daniel Lanes Pereira
Dra. Edimara Mezzomo Luciano
Dr. Felipe Müller Diehl
Esp. Juliana Pohren
Dr. Luis Antônio Janssen
Dr. Luis Humberto de Mello Villwock
Dra. Maira Petrini
Me. Maurício Gasparote
 Dr. Pietro Cunha Dolci

coordenador

  • Prof. Dr. Felipe Müller Diehl E-mail: felipe.diehl@pucrs.br

Taxa de Inscrição R$ 100,00
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral 19 R$ 957,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 861,30
PUCRS Alumni 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 842,16
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 765,60
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos 19 1 de R$ 957,00 + 18 de R$ 669,90
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) 19 1 + 18 de R$ 478,50

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O desconto é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2016 a 16/04/2017

Educação Continuada da PUCRS Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201 CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil Fone: (51) 3320-3727 E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula não serão aceitos documentos como CNH ou carteira de registro profissional, pois não preenchem os requisitos necessários para a emissão de certificado. É necessário, no momento da matrícula, apresentar os originais dos documentos solicitados. Para realizar a matrícula o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de graduação;
  • Cópia da carteira de identidade.

processo de seleção dos candidatos

Os candidatos são selecionados a partir da análise do currículo e à critério da Unidade será realizada entrevista individual ou prova de seleção.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-requisitos

Ser portador de diploma de curso superior (obrigatório). Formação ou experiência de trabalho na área de Tecnologia da Informação (desejável).