Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Ortodontia

15ª Edição

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde

Apresentação

Programe-se

Início
13 de Março de 2020

Inscrições até 03/03/2020

Período
13/03/2020 a 10/02/2023
2.010 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
quartas e quintas, das 8h às 12h25min e sextas-feiras, das 8h às 12h25min e das 14h às 15h40min.

Sobre o Curso

O Curso proporciona formação plena em Ortodontia. As disciplinas teóricas abrangem o conhecimento específico, as ciências básicas e as áreas conexas. Ortodontia Clínica cinco turnos por semana, durante trinta meses. Tratamentos preventivos, interceptivos e corretivos em maloclusões Classe I, Classe II e Classe III, com diversos tipos de técnicas e aparelhos. Tratamento de casos ortodôntico-cirúrgicos, casos com ancoragem esquelética e casos de fissurados lábio-palatais. Ampla interação com Cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia, Prótese, Dentística, Periodontia e Odontopediatria.

Objetivos

  • Proporcionar formação plena em Ortodontia;
  • Estudo teórico da Ortodontia, das ciências básicas e das áreas conexas;
  • Treinamento de técnicas básicas de laboratório;
  • Tratamentos clínicos de todos os tipos de maloclusões, em crianças, adolescentes e adultos;
  • Tratamentos ortodôntico-cirúrgicos;
  • Tratamentos ortodônticos de portadores de fissuras lábio-palatais;
  • Seminários de casos clínicos com ênfase no diagnóstico, plano de tratamento, avaliação de resultados finais, e estabilidade a longo prazo.

Público-Alvo

Cirurgiões-dentistas.

Diferenciais do Curso

  • Estrutura (semanal) e carga horária seguem as recomendações da World Federation of Orthodontists (WFO) e da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR);
  • Turmas de 04 alunos;
  • Elevada carga horária de Clínica de Ortodontia;
  • Supervisão de grande número de pacientes;
  • Realização de tratamentos ortodônticos de alta complexidade.

Perfil do Egresso

  • Diagnóstico das diversas maloclusões.
  • Tratamentos ortodônticos em crianças, adolescentes e adultos.
  • Tratamentos ortodônticos associados a cirurgia-ortognática.
  • Tratamentos ortodônticos com ancoragem esquelética.
  • Tratamentos ortodônticos em portadores de fissura de lábio e palato.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista com o Candidato.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 03/03/2020

Disciplinas

Ortodontia Teórica I

Histórico da cefalometria. Estudo da anatomia radiográfica na telerradiografia de perfil. Estudo da cefalometria como ferramenta de diagnóstico ortodôntico. Produção de traçados cefalométricos. Aplicação da cefalometria computadorizada. Aplicação de análises cefalométricas. Desenvolvimento de superposições cefalométricas.

Fundamentos de Ortodontia

Fundamentação para a prática de Ortodontia. Apresentação e construção dos aparelhos auxiliares empregados em Ortodontia. Simulação de tratamentos ortodônticos em manequim. Aplicação e aprofundamento do treinamento técnico manual para procedimentos clínicos.

Fundamentos de Ortodontia - Laboratório

Manuseio dos materiais. Dobras em fios. Confecção de arcos ortodônticos. Desenvolvimento dos aparelhos ortodônticos. Montagem dos aparelhos ortodônticos. Simulação de tratamentos ortodônticos. Estudo e desenvolvimento da oclusão normal em simulador. Soldagem em Ortodontia. Execução de tratamentos ortodônticos em simulador. Confecção de aparelhos auxiliares.

Ciências Básicas

Estudo da Embriologia Geral, Facial e Dentária. Estabelecimento de relações entre a anatomia do sistema estomatognático e a Ortodontia. Aplicação da histologia do sistema estomatognático à Ortodontia. Interface entre Ortodontia e as patologias da cabeça e do pescoço.

Radiologia

Abordagem dos métodos intra e extrabucais (incidências periapicais e oclusais), incidências extrabucais (panorâmica, carpal, telerradiografias de perfil e póstero-anterior, tomografia computadorizada cone-beam). Enfatização de estruturas anatômicas das principais incidências radiográficas e as lesões do complexo dento-maxilo-facial. Interpretação das imagens digitais. Idade óssea. Estudo dos métodos especiais de diagnóstico por imagem, como Tomografia computadorizada, cone-beam. Análise de exames para a interpretação radiográfica.

Ética e Legislação Odontológica

Histórico e aplicações da Odontologia Legal. Odontologia Legal e perícia criminal. Odontologia Legal Técnico-Administrativa. Odontologia Legal e o exercício profissional.Documentos legais.Laudos e receituários odontológicos. Contratos de serviço e honorários. Erro odontológico e iatrogenia. Responsabilidade civil do cirurgião-dentista. Responsabilidade ética do cirurgião-dentista. Responsabilidade penal do cirurgião-dentista. Código de Defesa do Consumidor.

Bioética

Introdução geral a bioética. Estudo da relação do profisional de saúde com o paciente. Reflexão sobre a ética na pesquisa biomédica e pesquisa em animais. Análise do consentimento informado, privacidade e confidencialidade. Exame de questões sobre bioética e a prática odontológica.

Ortodontia Teórica II

Estudo do desenvolvimento da dentição. Estudo e aplicação do crescimento crânio-facial humano. Princípios básicos da biomecânica Descrição das técnicas e dos aparelhos ortodônticos.

Ortodontia Clínica I

Organização da documentação ortodôntica para diagnóstico. Elaboração do diagnóstico e plano de tratamento. Montagem dos aparelhos ortodônticos. Moldagem e modelagem em Ortodontia. Anamnese e exame clínico ortodôntico. Análise de fotografias. Análise facial. Análise de modelos. Análise das radiografias. Estudo da idade dentária. Estudo da Idade Esquelética. Aplicação Clínica da Cefalometria Radiográfica. Ensaio de modelos ortodônticos. Orientação e discussão de casos clínicos. Execução de tratamentos ortodônticos.

Ortodontia Clínica I - Laboratório

Estudo de Casos Clínicos. Preparo dos dados para o diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico das diversas maloclusões. Confecção de moldagens e modelagens. Estudo da anamnese. Interpretação do exame clínico. Análise facial. Estudo dos modelos. Análise e interpretação de radiografias. Aplicação da cefalometria radiográfica. Aprofundamento do diagnóstico e plano de tratamento.

Metodologia Científica I

O papel da ciência. Tipos de conhecimento. Métodos e técnicas. O processo de leitura e redação científica. Conceitos básicos em metodologia. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e estruturação. Método científico de pesquisa. O planejamento da pesquisa. O problema da pesquisa e sua formulação. Coleta de dados. Análise e interpretação de dados. Elaboração do projeto de pesquisa. Pesquisas qualitativas e quantitativas. Relatório de pesquisa. Referências bibliográficas e gerenciadores de referências. Normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos.

Especialidades Médicas e Odontológicas I

Estudo dos conceitos atuais das especialidades médicas e odontológicas e suas interações com a Ortodontia em pacientes infantis e adolescentes.

Ortodontia Teórica III

Estudo das etapas do tratamento ortodôntico corretivo e seus objetivos. Estudo do tratamento das mordidas cruzadas. Estabelecimento de relações entre seleção dos fios ortodônticos e as etapas do tratamento.
Estudo do alinhamento e nivelamento ortodôntico. Estudo e comparação das técnicas de fechamento de espaço em Ortodontia. Aplicação de elásticos intermaxilares e fios auxiliares. Introdução ao tracionamento de dentes inclusos. Exame de questões sobre o tratamento das maloclusões de Classe I, II e III. Reflexão sobre a finalização do tratamento ortodôntico corretivo. Análise crítica da remoção do aparelho ortodôntico e condutas imediatas.
Planejamento da contenção. Análise da estabilidade dos resultados em longo prazo.

Ortodontia Clínica II

Elaboração do diagnóstico e plano de tratamento. Execução do tratamento ortodôntico em crianças e adolescentes. Desenvolvimento de condutas clínicas para prevenção, interceptação e correção das maloclusões.

Ortodontia Clínica II – Laboratório

Organização dos dados para elaboração do diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico. Simulação de condutas clínicas para prevenção, intercepção e correção das maloclusões. Discussão de casos clínicos de diferentes graus de complexidade.

Ortodontia Teórica IV

Estudo das fissuras labiopalatais. Diagnóstico e plano de tratamento multidisciplinar do paciente portador de fissuras labiopalatais. Estabelecimento de relações entre a embriologia da face e o estabelecimento das fissuras labiopalatais. Estudo da etiologia e classificação das fissuras labiopalatais. Detalhamento das prioridades do portador de fissuras labiopalatais na atuação multidisciplinar. Interpretação da anamnese e exame clínico do paciente portador de fissuras labiopalatais. Definição de objetivos do tratamento ortodôntico do portador de fissuras labiopalatais. Participação no tratamento ortodôntico do portador de fissuras labiopalatais. Avaliação e tratamento do portador de fissuras labiopalatais.

Ortodontia Clínica III

Diagnóstico, plano de tratamento e execução dos tratamentos ortodônticos de pacientes portadores de fissuras labiopalatais. Multidisciplinaridade nas etapas do tratamento do paciente portador de fissuras labiopalatais. Participação no tratamento de casos complexos em pacientes com fissuras labiopalatais.

Ortodontia Clínica III - Laboratório

Preparo dos dados para diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico de pacientes portadores de fissuras labiopalatais. Considerações multidisciplinares na execução do tratamento ortodôntico em portadores de fissuras labiopalatais. Estudo e discussão de casos de portadores de fissuraslabiopalatais.

Emergência Médica em Odontologia

Cuidados e precauções nas emergências médicas. Considerações médico-legais. Condutas frente a perda de consciência, síncope, hipotensão postural, insuficiência adrenal aguda. Noções sobre nível de consciência, diabete mélito, hiperglicemia, hipoglicemia, disfunções de tireóide, acidente vascular cerebral. Estudo das abordagens em insuficiência respiratória, obstrução da via aérea, hiperventilação, asma, insuficiência cardíaca, edema pulmonar agudo. Caracterização das convulsões. Estudo das emergências associadas ao uso de drogas. Estudo das repercussões das alergias. Orientação sobre dor torácica, angina, infarto agudo do miocárdio. Intervenções em emergências médicas odontológicas e suporte emergencial. Orientação sobre acesso venoso, vias aéreas, parada cardíaca, transporte do paciente. Considerações sobre morte súbita em ambiente odontológico.

Especialidades Médicas e Odontológicas II

Estudo dos conceitos atuais das especialidades médicas e odontológicas e suas interações com a Ortodontia em pacientes adultos. Estudo teórico de materiais odontológicos relacionados com procedimentos clínicos e laboratoriais ortodônticos; estudo teórico-prático da oclusão dentária e dos procedimentos reabilitadores protéticos atuais; estudo teórico da periodontia e das doenças periodontais com enfoque sobre o tratamento ortodôntico; estudo teórico de procedimentos cirúrgicos relacionados com a ortodontia.

Ortodontia Teórica V

Estudo do diagnóstico e do plano de tratamento ortodôntico das diversas classes de maloclusão, considerando a multidisciplinaridade. Estudo do tratamento da sobremordida exagerada e da mordida aberta anterior. Reflexões sobre as particularidades do tratamento de pacientes adultos. Introdução ao emprego dos dispositivos temporários ancoragem. Discussão de casos multidisciplinares envolvendo Implantodontia, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Periodontia, Oclusão, Prótese e Dentística. Exame de questões sobre as limitações do tratamento ortodôntico não cirúrgico.

Ortodontia Clínica IV

Estudo do diagnóstico e plano de tratamento do paciente adulto. Execução do tratamento ortodôntico de pacientes adultos. Considerações multidisciplinares das necessidades e prioridades individuais. Estudo e execução de tratamentos envolvendo sobremordida exagerada ou mordida aberta anterior. Execução de tratamentos envolvendo o emprego de dispositivos temporários ancoragem. Execução de casos clínicos multidisciplinares envolvendo Implantodontia, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Periodontia, Oclusão, Prótese e Dentística.

Ortodontia Clínica IV - Laboratório

Preparo dos dados para diagnóstico e plano de tratamento. Considerações multidisciplinares na execução do tratamento ortodôntico em adultos. Estudo e planejamento de casos complexos. Estudo e planejamento de casos interdisciplinares.

Seminário de Pesquisa

Caracterização dos métodos de investigação em Ortodontia. Definição do estágio das inovações tecnológicas em Ortodontia. Discussão do estágio atual das pesquisas odontológicas. Introdução aos critérios das revistas científicas para publicação de artigos. Orientação sobre novas tecnologias em Ortodontia.

Metodologia Científica II

Estudo das fases da pesquisa. Análise crítica de artigos científicos. Fundamentos da redação Científica. Orientações sobre fichamento bibliográfico. Levantamento de dados. Organização de fontes. Delimitação do assunto. Definição do problema. Desenvolvimento de projeto de pesquisa.

Ortodontia Teórica VI

Estudo do diagnóstico e plano de tratamento em pacientes com necessidades ortodôntico-cirúrgicas. Caracterização da proservação de casos tratados. Estudo do diagnóstico e plano de tratamento em pacientes com deformidades faciais. Aplicação da cefalometria radiográfica em casos de deformidade facial. Desenvolvimento da avaliação multidisciplinar para o paciente com deformidade facial. Introdução a avaliação psicológica do paciente com deformidade facial. Descrição do praparo ortodôntico pré-cirúrgico. Estudo das cirurgias de modelo, planejamento virtual e viabilidade cirúrgica. Fundamentação das técnicas cirúrgicas maxilo-mandibulares.

Ortodontia Clínica V

Estudo do diagnóstico, plano de tratamento e execução do tratamento ortodôntico-cirúrgico de pacientes com deformidades faciais. Interface entre Ortodontia e a Cirurgia-Buco-Maxilo-Facial.

Ortodontia Clínica V - Laboratório

Preparo dos dados para diagnóstico, plano de tratamento e considerações cirúrgicas para execução do tratamento ortodôntico-cirúrgico de pacientes com deformidades faciais.

Gestão do Consultório Odontológico

Determinação de custos e estimativa de lucro. Organização de Processos e Tomada de Decisão. Estudo do empreendedorismo em serviços. Reflexões sobre a gestão de Clínicas e Consultórios. Exame de questões sobre a formação do preço e negociação. Gestão de pessoal. Planejamento financeiro. Tributação em serviços
Marketing: Conceitos fundamentais. Características do Marketing de serviços.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Aline Rose Cantarelli Morosolli
  • Dra. Ana Maria Spohr
  • Dr. Eduardo Martinelli Santayana de Lima
  • Dr. Guilherme Genehr Fritscher
  • Dr. Ivori Dutra da Silveira
  • Dr. João Batista Blessmann Weber
  • Dr. José Nelson Mucha
  • Dra. Luciane Macedo de Menezes
  • Dr. Luis Carlos Pertile
  • Ma. Sandra Delgado Pagnoncelli
  • Ma. Susana Maria Deon Rizzatto
  • Dra. Tatiana Siqueira Gonçalves

Coordenadores

  • Profa. Dra. Tatiana Siqueira Gonçalves
  • tatiana.goncalves@pucrs.br
    Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Odontologia (Ortodontia e Ortopedia Facial) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado Sanduíche no CSIRO (Adelaide-Austrália). Professora de Ortodontia do curso de Odontologia da PUCRS, disciplina de Estágio em Clínica Integrada Infantil e Adolescente. Professora de Ortodontia nos cursos de especialização em Ortodontia e Odontopediatria do curso de Odontologia da PUCRS desde 2007, atuando em âmbito teórico, laboratorial e clínico. Coordenadora do curso de Especialização em Ortodontia da PUCRS. Editora de submissão da revista Ortodontia Gaúcha (ISSN 1414-3674) e membro da diretoria da Associação Gaúcha de Ortodontia e Ortopedia Facial (SOGAOR- gestão 2016-2018 e gestão 2018-2020). Possui quatro patentes depositadas na área de Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Facial, pesquisando em diversas áreas, em especial sobre Materiais Ortodônticos e Biocompatibilidade. Em sua clínica privada, se dedica a tratamentos ortodônticos preventivos, interceptativos e corretivos.

Investimento

Informações em breve, aguarde!

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em