Curso de Especialização


Ortodontia – 13ª Edição

O Curso de Especialização em Ortodontia proporciona a formação plena do Ortodontista. As disciplinas teóricas priorizam o conhecimento específico, as ciências básicas e a interdisciplinaridade.

inscreva-se
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 07/11/2017 a 15/01/2018

Dia 14/03/2018

De 14/03/2018 a 10/02/2021

36 meses ou 2.010 horas-aula

introdução ao curso

O Curso proporciona formação plena em Ortodontia. As disciplinas teóricas abrangem o conhecimento específico, as ciências básicas e as áreas conexas. Ortodontia clínica cinco turnos por semana, durante trinta meses. Tratamentos preventivos, interceptivos e corretivos em maloclusões Classe I, Classe II e Classe III. Tratamento de casos ortodôntico-cirúrgicos, casos com ancoragem esquelética e casos de fissurados lábio-palatais. Ampla interação com Cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia, Prótese, Dentística, Periodontia e Odontopediatria.

horário das aulas

Semanalmente às quartas e quintas, das 8h às 12h e das 14h às 18h e às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

objetivos

Proporcionar formação plena em Ortodontia. Estudo teórico da Ortodontia, das ciências básicas e das áreas conexas. Treinamento de técnicas básicas de laboratório. Tratamentos clínicos de todos os tipos de maloclusões, em crianças, adolescentes e adultos. Tratamentos ortodôntico-cirúrgicos. Tratamentos ortodônticos de portadores de fissuras lábio-palatais. Seminários de casos clínicos com ênfase no diagnóstico, plano de tratamento, avaliação de resultados finais, e estabilidade a longo prazo.

público-alvo

Cirurgiões-dentistas interessados na especialidade de Ortodontia.

diferenciais do curso

  • Estrutura segue recomendações da World Federation of Orthodontists (WFO) e da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR);
  • Turmas de 04 alunos;
  • Elevada carga horária de Clínica de Ortodontia;
  • Supervisão de grande número de pacientes;
  • Realização de tratamentos ortodônticos de alta complexidade.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Diagnóstico das diversas maloclusões;
  • Tratamentos ortodônticos em crianças, adolescentes e adultos;
  • Tratamentos ortodônticos associados a cirurgia-ortognática;
  • Tratamentos ortodônticos com ancoragem esquelética;
  • Tratamentos ortodônticos em portadores de fissura de lábio e palato.

unidade promotora

Faculdade de Odontologia

área do curso

Ciências da Saúde

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Ortodontia Teórica I
Estudo da cefalometria como ferramenta de diagnóstico ortodôntico. Realização de traçados cefalométricos, aplicação de análises cefalométricas.
Fundamentos de Ortodontia
Fornecer os fundamentos para a realização de atividades práticas de Ortodontia. Apresentar os aparelhos auxiliares empregados em Ortodontia. Confecção de aparelhos e simulação de tratamentos ortodônticos em manequim. Treinamento técnico manual para procedimentos clínicos.
Fundamentos de Ortodontia - Laboratório
Manuseio dos materiais, desgaste, polimento, soldagem, dobras em fios, e preparo dos aparelhos ortodônticos. Montagem do manequim para simulação de tratamentos ortodônticos.
Ciências Básicas
Estudo da embriologia, da anatomia e da histologia do sistema estomatognático e das patologias da cabeça e do pescoço.
Radiologia
Estudo das radiografias odontológicas. Introdução a tomografia cone beam.
Ética e Legislação Odontológica
Histórico e aplicações da Odontologia Legal Odontologia Legal e perícia criminal; Odontologia Legal Técnico-Administrativa; Odontologia Legal e o exercício profissional; Documentos legais: atestados, relatórios, pareceres Laudos e receituários odontológicos Contratos de serviço e honorários Recibos, quitações, fichas clínicas e fichas de identificação Erro odontológico e iatrogenia Responsabilidade civil do cirurgião-dentista Responsabilidade ética do cirurgião-dentista Responsabilidade penal do cirurgião-dentista Código de Defesa do Consumidor.
Bioética
Ética e bioética: conceitos básicos O principialismo Relação paciente-profissional Consentimento informado Privacidade e confidencialidade Bioética e prática odontológica Comitês de bioética Banco de dentes humanos
Ortodontia Teórica II
Estudo do desenvolvimento da dentição e do crescimento crânio-facial humano. Princípios básicos da biomecânica, descrição das técnicas e dos aparelhos ortodônticos.
Ortodontia Clínica I
Elaboração do diagnóstico e plano de tratamento, montagem dos aparelhos ortodônticos.
Ortodontia Clínica I – Laboratório
Preparo dos dados para o diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico.
Metodologia Científica I
Avaliação crítica de pesquisas. Realização da monografia de especialização. Normas técnicas de relatórios de pesquisa. Análise crítica da produção do conhecimento.
Ortodontia Teórica III
Estudo das etapas do tratamento ortodôntico corretivo e seus objetivos.
Ortodontia Clínica II
Elaboração do diagnóstico e plano de tratamento, execução do tratamento ortodôntico em crianças e adolescentes. Condutas clínicas para prevenção, intercepção e correção das maloclusões.
Ortodontia Clínica II – Laboratório
Preparo dos dados para elaboração do diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico. Simulação de condutas clínicas para prevenção, intercepção e correção das maloclusões.
Especialidades Médicas e Odontológicas I
Estudo dos conceitos atuais das especialidades médicas e odontológicas com interatividade na Ortodontia em pacientes infantis e adolescentes.
Ortodontia Teórica IV
Estudo das fendas de lábio e/ou palato. Diagnóstico e plano de tratamento multidisciplinar do paciente portador de fendas de lábio e/ou palato (FLP).
Ortodontia Clínica III
Diagnóstico, plano de tratamento e execução do tratamento ortodôntico de pacientes portadores de fendas de lábio e/ou palato (FLP). Multidisciplinaridade nas etapas do tratamento.
Ortodontia Clínica III - Laboratório
Preparo dos dados para diagnóstico, plano de tratamento, considerações multidisciplinares na execução do tratamento ortodôntico em portadores de fendas de lábio e/ou palato (FLP).
Emergência Médica em Odontologia
Cuidados e precauções, considerações médico-legais. Perda de consciência, síncope, hipotensão postural, insuficiência adrenal aguda Nível de consciência, diabete mélito, hiperglicemia, hipoglicemia, disfunções de tireóide, acidente vascular cerebral Insuficiência respiratória, obstrução da via aérea, hiperventilação, asma, insuficiência cardíaca, edema pulmonar agudo Convulsões Emergências associadas ao uso de drogas Alergias Dor torácica, angina, infarto agudo do miocárdio Intervenções em emergências médicas odontológicas, suporte emergencial Acesso venoso, vias aéreas, parada cardíaca, transporte do paciente Morte súbita em ambiente odontológico
Especialidades Médicas e Odontológicas II
Estudo dos conceitos atuais das especialidades médicas e odontológicas com interatividade na Ortodontia em pacientes adultos.a
Ortodontia Teórica V
Estudo do diagnóstico e do plano de tratamento ortodôntico das diversas classes de maloclusão, considerando a multidisciplinaridade.
Ortodontia Clínica IV
Diagnóstico, plano de tratamento e execução do tratamento ortodôntico de pacientes adultos. Considerações multidisciplinares das necessidades e prioridades individuais.
Ortodontia Clínica IV - Laboratório
Preparo dos dados para diagnóstico, plano de tratamento, considerações multidisciplinares na execução do tratamento ortodôntico em adultos.
Seminário de Pesquisa
Conhecer métodos de investigação em Ortodontia. Conhecer o estágio das inovações tecnológicas em Ortodontia. Estudo do estágio atual das pesquisas odontológicas. Critérios das revistas científicas para publicação de artigos. Novas tecnologias em Ortodontia.
Ortodontia Teórica VI
Estudo do diagnóstico e plano de tratamento em pacientes com necessidades ortodôntico-cirúrgicas. Proservação de casos tratados.
Ortodontia Clínica V
Diagnóstico, plano de tratamento e execução do tratamento ortodôntico-cirúrgico de pacientes com deformidades faciais. Interação com a Cirurgia-Buco-Maxilo-Facial.
Ortodontia Clínica V - Laboratório
Preparo dos dados para diagnóstico, plano de tratamento e considerações cirúrgicas para execução do tratamento ortodôntico-cirúrgico de pacientes com deformidades faciais.
Metodologia Científica II
Avaliação crítica de pesquisas. Realização da monografia de especialização. Normas técnicas de relatórios de pesquisa. Análise crítica da produção do conhecimento.
Gestão do Consultório Odontológico
Mercado. Exigências legais para instalação do consultório odontológico. Determinação de custos e estimativa de lucro.
Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dra. Aline Rose Cantarelli Morosolli
Dra. Ana Maria Spohr
Dr. Eduardo Martinelli Santayana de Lima
Fernando Martinelli Santayana de Lima (Prof. Convidado)
Dr. Guilherme Genehr Fritscher
Dr. Ivori Dutra da Silveira
Dr. João Batista Blessmann Weber
Dra. Luciane Macedo de Menezes
Ma. Sandra Delgado Pagnoncelli
Ma. Susana Maria Deon Rizzatto
Dra. Tatiana Siqueira Gonçalves

coordenador

Informações em breve, aguarde!

orientações financeiras

O pagamento do valor de entrada deverá ser realizado no ato da matrícula. O valor diferenciado é concedido a partir da segunda parcela do curso para matrículas efetivadas no período regular.

Na modalidade pagamento à vista é concedido ao estudante redução de 10% sobre todas as parcelas. Neste caso, em havendo cancelamento ou trancamento do curso, para fins de cálculo da devolução do valor referente as parcelas vencidas, será cancelado a redução concedida desde a primeira parcela paga.

financie seu curso com o crédito educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

saiba mais
período local horário

De 07/11/2017 a 05/01/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 8h às 21h.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

A seleção será realizada na quarta-feira, dia 17/01/2017, às 9h. Na ocasião, será feita avaliação do currículo, prova escrita e entrevista.  

Bibliografia

  • ENLOW DH, Noções Básicas Sobre Crescimento Facial, Santos, 2006
  • LIMA FILHO RMA, BOLOGNESE AM, Ortodontia: Arte e Ciência, Dental Press, 2007
  • ALMEIDA MA, QUINTÃO CC, CAPELLI J, Ortodontia: Fundamentos e  Aplicações Clínicas, Guanabara Koogan, 2008
  • VILELLA OV, Manual de Cefalometria, Revinter, 2009
  • PROFFIT WR, FIELDS HW, SARVER DM, Contemporary Orthodontics, 5th ed. Mosby, 2013
  • VAN DER LINDEN FPGM, Development of the Human Dentition, Quintessence Publishing Company, 2016
  • ARAÚJO EA, BUSCHANG PH, Recognizing and Correcting Developing Malocclusions: A Problem-Oriented Approach to Orthodontics, Wiley-Blackwell, 2016
  • DALE J. Interceptive Guidance of occlusion with emphasis on diagnostics IN: GRABER TM, VANARSDALL RL, VIG KWL, Orthodontics, Current Principles and Techniques, Mosby, 2017

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.