Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Pós-Graduação,Porto Alegre

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Porto Alegre

Encontre o seu curso

CURSO DE Especialização

Produção Musical: Comunicação e Entretenimento

2ª Edição

Área do Curso
Comunicação
Modalidade
Presencial
Turno
Noite

Apresentação

Programe-se

Início
16 de Março de 2020

Inscrições até 06/03/2020

Período
16/03/2020 a 31/07/2020
360 horas-aula
Dias e Horários
Semanalmente,
segundas, terças e quartas-feiras, das 19h30min às 22h30min.

Sobre o Curso

Cada vez mais a música faz parte da nossa vida. Ela tem o poder de unir as pessoas, remeter ao presente e ao passado, e evocar as mais diversas sensações. Em um mundo conectado e em constantes transformações, a música, a comunicação e o entretenimento apresentam-se como aliados que possibilitam a ouvintes, músicos amadores e músicos profissionais explorarem um promissor mercado de trabalho e uma área apaixonante do conhecimento humano. Nascido da bem sucedida experiência do Curso de Extensão em Produção Musical (que já teve 16 edições de sucesso) oferecido pela PUCRS desde 2007, e re-formatado a partir das demandas percebidas na primeira edição de 2018, esse é o momento de mergulhar mais fundo nos sons do mundo, e uma ótima oportunidade incrível de se reinventar profissionalmente.

Objetivo

Vivemos em uma era de constantes reconfigurações. Várias profissões e práticas estão sendo postas em xeque. Novos modos de pensar e agir impõem-se diariamente. A crescente economia criativa abre um novo e instigante leque de possibilidades para variados campos do saber. Nesse cenário o curso visa aproximar dois desses saberes, que sempre foram interdependentes, e hoje, mais do que nunca, podem se amplificar, mutuamente.

A premissa básica é: Como a comunicação, a partir de paradigmas analíticos, reflexivos e estéticos potencializa o fazer musical? Em meio ao avassalador surgimento de novos e promissores artistas que desejam atuar no mercado do entretenimento musical, os saberes discutidos ao longo do curso representam uma nova possibilidade de atuação profissional e um instrumento de força transformadora e mudança, para artistas, comunicadores e amantes do som. A partir de percepções colhidas dos alunos da primeira edição, nessa nova edição ampliamos o número de disciplinas sem interferir na carga horária total anterior (para isso, contamos com mais disciplinas com menos carga horária individual).

Desse modo, temos disciplinas mais dinâmicas, divididas em um primeiro momento mais teórico-reflexivo, e num segundo momento no oferecimento de instrumental prático que potencialize as ações dos alunos. A ordem das disciplinas foi realinhada para tornar a experiência mais completa e eficaz. Também contamos com novos professores e novas disciplinas para atender demandas latentes percebidas no decorrer na primeira edição, totalmente alinhadas com o mercado atual.

Público-Alvo

Graduados em qualquer área do conhecimento interessados em música, entretenimento e comunicação.

Diferenciais do Curso

  • Formação teórico-prática multidisciplinar e atual;
  • Professores pesquisadores com grande conhecimento dos temas lecionados;
  • Fornece instrumentos, tanto para reflexão teórica, como para atuação prática;
  • Participação de renomados artistas em atividades práticas.

Perfil do Egresso

  • Dominar diversas áreas da comunicação aplicadas ao fazer musical;
  • Desenvolver um apurado senso estético, crítico e operacional sobre o universo sonoro e artístico;
  • Atuar como produtor musical, produtor executivo e A&R (artista e repertório);
  • Ampliar o potencial de seus projetos musicais;
  • Seguir como pesquisador acadêmico referente ao campo da música, comunicação e entretenimento.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2019
Término: 06/03/2020

Disciplinas

Introdução à produção musical

Compreensão do significado do produtor musical, suas habilidades, competências e seu papel dentro da cadeia produtiva da música. Conhecimento da história da produção musical no decorrer dos tempos antigos até os dias de hoje. Entendimento das relações, semelhanças e diferenças entre produção musical, direção artística, produção fonográfica, e A&R (artista e repertório). Elucidação dos processos de produção musical de álbuns e faixas, técnicas de gravação, mixagem e edição, e as etapas de pré-produção, produção e pós-produção.

Processo de criação

Estudo de como os diversos processos de criação podem auxiliar na geração de novas ideias. Identificação de como organizar os pensamentos para potencializar a criatividade no campo musical. Compreensão de como se dá a gestão de equipes criativas no cenário da música.

Mitologia musical

Compreensão do que se entende por mitologia musical. Estudo de como se constroem os mitos nas artes em geral, e na música, especificamente. Estabelecimento de relações multidisciplinares entre literatura, pintura, escultura, videoclipe e ópera para a construção dos mitos musicais espetaculares atuais. Identificação de como os mitos se empoderam e quais metodologias utilizam para perpetuar a sua aura. Verificação de como a construção simbólica ancora o ídolo, e como as tecnologias auxiliam nesse processo.

Cultura dos fãs

Estudo do público como parte integrante e fundamental da música e a cultura dos fãs no âmbito da carreira musical. Interpretação de como se dão as relações entre artistas, fãs, lovers e haters. Compreensão de como criar e gerenciar uma rede de fãs que potencializem a carreira musical.

Marketing musical digital

Estudo das estratégias de promoção da carreira artística musical nos ambientes digitais conectados.

Economia criativa

Compreensão de como o entretenimento, a ciência e as artes se reconfiguram em um mundo conectado, globalizado e digital. Definição e identificação das potencialidades e particularidades da economia criativa. Estabelecimento de relações entre os atores multidisciplinares e o campo musical.

Percepção musical: do teatro aos games

Investigação sobre a estética do som. Estudo do papel desempenhado pelo som como narrativa relevante, desde o teatro antigo até a sua inserção nos games atuais. Identificação e percepção das diversas camadas de significação presentes nas tessituras sonoras durante a historia da humanidade.

Videoclipes e musicais

Compreensão do papel da imagem na construção dos artistas. Estudo das relações entre o cinema, os musicais, a videoarte e os videoclipes. Aprofundamento do videoclipe como uma nova vitrine para vender o artista com possibilidades de inserção narrativa de produtos e serviços diversos (product placement, advertainment, branded content). Estudo sobre a elaboração de roteiros e a construção conceitual e promocional para produtos musicais audiovisuais

Sound branding

Estudo da utilização do som nos processos de construção de marca e publicidade (jingles, spots, logotipos sonoros, áudio conceito, trilhas musicais para dança, teatro, cinema, etc). Análise da simbiose entre marca musical, marca comercial, publicidade, propaganda e o campo sonoro.

Music business

Compreensão do gerenciamento financeiro da carreira musical. Descrição de um panorama comparativo entre o mainstream e o underground. Estudo das ferramentas disponíveis
para promoção musical. Reflexão sobre o papel do A&R (artista e repertório).

Escrita criativa da canção

Caracterização de textos em diferentes gêneros literários (poema, poesia, conto e crônica). Investigação sobre os gêneros líricos e a produção de poesia para canção. Produção de textos líricos aplicados na criação de letra de música. Estudo dos diferentes gêneros do universo cancional e sua contextualização histórica. Fudamentação sobre objetos litero-musicais revestidos de melodia, harmonia, ritmo e palavra.

Composição e arranjo

Estudo do papel do arranjo e das técnicas de composição musical.

Fotografia da música

Discussão sobre o papel da fotografia no universo musical e apresenta técnicas e estudos estéticos e conceituais sobre a imagem e sua relação com a produção musical. Exploração da relação da música com a imagem fotográfica. Estudo das caraterísticas técnicas e estilísticas da fotografia de cena: equipamentos, luz e composição. Compreensão dos elementos da linguagem fotográfica na composição de retratos individual e de grupos e sua aplicação no âmbito da indústria da música. Criação, planejamento e produção de ensaios fotográficos para representação conceitual de obras musicais.

Produção de eventos musicais

Análise do contexto da produção cultural. Compreensão da produção de eventos e suas concepções. Estudo dos espetáculos musicais, com ênfase no showbiz (entretenimento e negócio). Investigação sobre o papel da equipe na produção de eventos.

Pré-produção de estúdio

Estudo sobre os principais conceitos de gravação, edição e masterização de um fonograma. Abordagem de preceitos técnicos (microfonação, equalização, estéreo e
profundidade.

Técnicas em produção musical

Investigação sobre o panorama das técnicas de gravação e edição de áudio aplicados ao campo da composição musical. Reflexão estética sobre singles e dos álbuns. Estudo sobre a criação e concepção de trilhas sonoras originais.

Music Creative Lab

Elaboração de plano de A&R. Participação em práticas de estúdio. Produção de fonogramas artísticos.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Alberto Raguenet
  • Ma. Cristina Lima
  • Dr. Fabiano de Souza
  • Me. Gabriela Kurtz
  • Dr. Jean Presser
  • Me. Kim Gessewein
  • Dra. Neka Machado
  • Ma. Paola de Oliveira
  • Dr. Richard Serraria
  • Dr. Roberto Tietzmann
  • Dr. Ticiano Paludo
  • Dr. Vinícius Mano

Coordenação

  • Prof. Dr. Ticiano Paludo
  • ticiano.paludo@pucrs.br
    É produtor musical, sound designer, remixer e pesquisador. Possui doutorado em Comunicação Social pela PUCRS/FAMECOS. Em mais de três décadas de atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho como compositor e produtor. Foi colunista da revista Backstage. Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos de áudio publicitário para marcas como Converse, Electrolux e Iguatemi. Compõe para publicidade, teatro, dança, vídeo e cinema.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Até 16/12/2019R$ 637,50
De 17/12/2019 a 20/01/2020R$ 675,00
De 21/01/2020 a 17/02/2020R$ 712,50
A partir de 18/02/2020R$ 750,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 18 parcelas de R$ 750,00
PUCRS Alumni
Matrícula + 18 parcelas de R$ 660,00
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 18 parcelas de R$ 675,00
Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 600,00
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 18 parcelas de R$ 525,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



Você também pode estar interessado em