Curso de Especialização


Psiquiatria

O Curso de Especialização em Psiquiatria é de reconhecida qualidade e estabelece um amplo programa teórico, de treinamento prático e pesquisa abordando os principais modelos de compreensão e tratamento na psiquiatria. Nossa abordagem integra os conhecimentos médico, biológico, neurocientífico, cognitivo, psicodinâmico e desenvolvimentista. O treinamento é realizado nas diversas condições de trabalho: internação psiquiátrica em hospital geral, ambulatório, posto de saúde, interconsulta da infância, adolescência e adultos em hospital geral e consultório privado.

manifestar interesse
INSCRIÇÕES INÍCIO DURAÇÃO

De 04/12/2017 a 22/12/2017

Dia 01/03/2018

De 01/03/2018 a 28/02/2021

36 meses ou 365 horas-aula

introdução ao curso

horário das aulas

Segunda a sexta-feira das 8 às 18h e plantões noturnos de segundas às sextas-feiras, de 18h às 8h do dia seguinte, conforme escala de plantões. Sábados Domingos e Feriados plantões de 24h conforme escala de plantão.

objetivos

Objetivos: Geral: Habilitar os médicos nas competências cognitivas, atitudes e ações que o capacitem a exercer a prática médica psiquiátrica em sua melhor forma ética e científica.

Objetivos Específicos:

  • Formar especialistas em psiquiatria, capacitando-os a identificar, diagnosticar, compreender e tratar os principais transtornos psiquiátricos;
  • Capacitar os alunos em formação para realizar intervenções terapêuticas primária, secundária e terciária em psiquiatria;
  • Desenvolver nos alunos o interesse pela pesquisa, através da participação nas linhas de pesquisa do Departamento.

público-alvo

Médicos interessados em realizar formação em Especialidade de Psiquiatria.

diferenciais do curso

  • Modelo de ensino integrador de conhecimentos biológicos, neurocientíficos cognitivos e psicodinâmicos;
  • Corpo de professores, preceptores e colaboradores qualificados;
  • Treinamento diagnóstico fenomenológico, neurocientífico e psicodinâmico;
  • Ênfase em supervisões da atividade prática de intervenções biológicas e psicoterapêuticas (cognitiva e psicodinâmica);
  • Treinamento em ambiente acadêmico e assistencial de ponta no campus da saúde da PUCRS;
  • Treinamento em pesquisa científica.

ao final do curso o aluno estará capacitado a:

  • Reconhecer os principais quadros sindrômicos e nosográficos psiquiátricos;
  • Reconhecer os princípios farmacológicos dos principais grupos de fármacos utilizados em psiquiatria e outros tratamentos biológicos;
  • Conhecer as principais teorias de desenvolvimento humano utilizados em psiquiatria;
  • Conhecer e aplicar técnicas de intervenções biológicas em psiquiatria;
  • Conhecer e aplicar técnicas cognitivas de intervenção terapêutica (Terapia Cognitivo Comportamental) em psiquiatria;
  • Conhecer e aplicar técnicas psicodinâmicas de intervenção terapêutica em psiquiatria;
  • Conhecer e realizar manejos ambientais e familiares de pacientes psiquiátricos;
  • Reconhecer e utilizar princípios de Psiquiatria Forense.

unidade promotora

Escola de Medicina

área do curso

Ciências da Saúde

modalidade

Presencial

DISCIPLINAS
Desenvolvimento da Personalidade I
Abordagem do desenvolvimento da personalidade, com um critério cronológico, visando o contato com diferentes teorias de personalidade, enfocando aspectos do desenvolvimento que constituam base para os diagnósticos individuais, considerando as fases evolutivas em que os pacientes se encontram, reconhecendo o ser humano como unidade biopsicossocial em contínua troca com o meio, reagindo conforme sua história, desde as relações precoces até a adolescência.
Psicofarmacologia I
Destina-se a aquisição dos conhecimentos básicos de psicofarmacologia, para que a posteriori no segundo semestre se faça a integração com a prática clínica na disciplina Psicofarmacologia II.
Psicopatologia I
A disciplina tem como objetivo o ensino do modo de observação, descrição, referência e classificação dos sinais e sintomas presentes nas alterações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo, que se desviam da norma e/ou ocasionam sofrimento e são tidas como expressão de doenças mentais. A ênfase deste programa está na propedêutica avançada, no nível da pós-graduação. Será apresentado um corpo de ensinamentos básicos da disciplina; como uma ciência preliminar e introdutória de um conjunto de estudos humano-científicos que precedem, como fase preparatória e indispensável, a busca do conhecimento profissional ou intelectual mais profundo da psiquiatria. As aulas serão em formato de seminários com leitura prévia de textos e materiais multimídia indicados pelo professor.
Epidemiologia e Metodologia Científica
Abordagem da metodologia científica no campo da psiquiatria dentro do marco teórico referencial da medicina baseada em evidências utilizando os métodos da epidemiologia clínica e da bioestatística.
Desenvolvimento da Personalidade II
Abordagem do conhecimento do desenvolvimento da personalidade, com um critério cronológico, visando o contato com diferentes teorias de personalidade, enfocando aspectos do desenvolvimento que constituam base para os diagnósticos individuais, considerando as fases evolutivas em que os pacientes se encontram, reconhecendo o ser humano como unidade biopsicossocial em contínua troca com o meio, reagindo conforme sua história, até o final da vida.
Psicofarmacologia II
Destina-se à integração do conhecimento básico de psicofarmacologia (disciplina de Psicofarmacologia I) com a prática psiquiátrica clínica frente ao desenvolvimento das neurociências e da psicofarmacologia na última década.
Psicopatologia II
A disciplina tem como objetivo fornecer a referência, a classificação e a explicação para as modificações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo, que se desviam da norma e/ou ocasionam sofrimento e são tidas como expressão de doenças mentais. A ênfase deste programa está na propedêutica avançada, no nível da pós-graduação. A Psicopatologia II visa a aprofundar os conhecimentos adquiridos em Psicopatologia I (entrevista, anamnese, exame psiquiátrico, exames complementares, diagnóstico e registro psiquiátrico); onde o aluno estudará as alterações psicopatológicas específicas das principais enfermidades e condições psiquiátricas. As aulas serão em formato de seminários com leitura prévia de textos e materiais multimídia indicados pelo professor.
Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
Abordagem de referencial teórico e principais intervenções terapêuticas da psicoterapia cognitivo- comportamental e sua aplicação nos transtornos mentais mais prevalentes.
Psicoterapia de Orientação Psicanalítica I
Estudo da teoria da Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, conceitos essenciais e discussão clínica.
Introdução à Teoria Psicanalítica I
Abordagem da contribuição psicanalítica à compreensão da mente e de seu funcionamento, para o reconhecimento do ser humano como unidade biopsicossocial em contínua troca com o meio e sua relação com o terapeuta, visando promover saúde e prevenção de patologias.
Psiquiatria Comunitária I
Epidemiologia psiquiátrica, saúde pública psiquiátrica, abordagem dos problemas psiquiátricos em regiões carentes: técnicas de intervenção e prevenção.
Psicopatologia III
A disciplina objetiva estudar a psicopatologia e formas de apresentação dos Transtornos de Humor, do Transtorno Afetivo Bipolar, em seus aspectos diagnósticos, diferenciais e tratamento. Correlacionar o transtorno bipolar e as características do temperamento do sujeito.
Psicoterapia de Orientação Psicanalítica II
Abordagem da teoria e prática das psicoterapia de orientação psicanalítica.
Introdução à Teoria Psicanalítica II
Abordagem da contribuição psicanalítica à compreensão da mente e de seu funcionamento, para o reconhecimento do ser humano como unidade biopsicossocial em contínua troca com o meio e sua relação com o terapeuta, visando promover saúde e prevenção de patologias.
Psiquiatria Comunitária II
Saúde pública psiquiátrica com a abordagem dos problemas psiquiátricos em regiões carentes: técnicas de intervenção e prevenção. Esquizofrenia, transtornos delirantes, Transtornos de Humor.
Psicopatologia IV
A disciplina objetiva estudar a psicopatologia e formas de apresentação do chamado espectro de bipolaridade. Trata-se de aspectos psicopatológicos que situam-se dentro de um espectro sintomatológico parcialmente semelhantes aos transtornos bipolares e que necessitam a realização de diagnóstico diferenciais entre diferentes quadros psicopatológicos psiquiátricos tais como transtorno borderline de personalidade, quadros de impulsividade, compulsões, quadros de ansiedade cíclicas entre outros.
Psiquiatria Geriátrica
Ementa da Disciplina. A disciplina objetiva estudar o envelhecimento normal e patológico enfocando as principais doenças psiquiátricas nesta faixa etária. No estudo destas patologias destaca a situação epidemiológica, o quadro clínico, o diagnóstico principal e diferencial das patologias e o tratamento. Aprofunda ainda o conhecimento da relação entre psiquiatra, o cuidador e o paciente geriátrico.
Interconsulta em Infância e Adolescência I
A disciplina se ocupa da assistência, do ensino e da pesquisa na interface entre a psiquiatria e a pediatria. A interconsulta é um instrumento metodológico utilizado pelo psiquiatra em hospital geral visando a compreender e aprimorar a tarefa assistencial.
Desenvolvimentos Psicanalíticos I
Ampliar o conhecimento desenvolvido na psicanálise pós-freudiana em relação a formação do sujeito psíquico, compreender os componentes do aparelho mental, seu desenvolvimento visando a expansão do psiquismo do sujeito e as falhas na capacidade de representação psíquica e mentalidade.
Interconsulta em Hospital Geral I
A disciplina se propõe a ensinar os alunos conteúdos teóricos a respeito da inter-relação da psiquiatria com as demais especialidades médicas e treiná-los para as atividades práticas relacionadas ao atendimento dos pacientes e situações relacionadas a este tema.
Psiquiatria Forense e Ciências Criminais
A disciplina se propõe ao estudo interdisciplinar da psiquiatria com a ciência criminal, desde a psiquiatria forense até a violência da sociedade atual. Os comportamentos auto e heterodestrutivos e suas implicações.
Interconsulta em Infância e Adolescência II
A disciplina se ocupa da assistência, do ensino e da pesquisa na interface entre a psiquiatria e a pediatria. A interconsulta é um instrumento metodológico utilizado pelo psiquiatra em hospital geral visando a compreender e aprimorar a tarefa assistencial.
Desenvolvimentos Psicanalíticos II
Abordagem do conhecimento desenvolvido na psicanálise pós-freudiana em relação a formação do sujeito psíquico, os componentes do aparelho mental seu desenvolvimento e falhas na capacidade de representação psíquica. O trabalho psicanalítico na subjetividade, na intersubjetividade e no campo psicanalítico.
Interconsulta em Hospital Geral II
A disciplina se propõe a ensinar os alunos conteúdos teóricos a respeito da inter-relação da psiquiatria com as demais especialidades médicas e treiná-los para as atividades práticas relacionadas ao atendimento dos pacientes e situações relacionadas a este tema.
Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

trabalho de conclusão de curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

PROFESSORES
Dr. Alfredo Cataldo Neto
Dr. César Luís de Souza Brito
Me. Edgar Chagas Difenthaeler
Ma. Fernanda Silva Menezes
Ma. Gibsi Maria Possap Rocha
Dr. Lucas Spanemberg
Dr. Luisa Weber Bisol
Me. Luiz Gustavo Guilhermano
Me. Marco Antônio Pacheco
Dr. Nina Rosa Furtado
Dr. Paulo R. Zimmermann
Dr. Pedro Eugênio M. Ferreira
Ma. Rogéria Recondo
Me. Ruben de Souza Menezes

coordenador

  • Prof. Dr. César Luís de Souza Brito
  • E-mail: cesar.brito@pucrs.br
  • Médico Psiquiatra (PUCRS, Associação Brasileira de Psiquiatria, World Psychiatry Association); Psicanalista (Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, International Psychoanalytical Association); Professor Tutular da ESMED-PUCRS; Chair do Grupo de Trabalho Sobre a Especificidade do Tratamento Psicanalítico Hoje – América Latina (International Psychoanalytical Association).

INVESTIMENTO MATRÍCULA VALOR DA MENSALIDADE
Matrícula + 35 parcelas R$ 1.595,00 35 de R$ 1.595,00
 
PÚBLICO NÚMERO DE PARCELAS VALOR DA MENSALIDADE
Público em geral Matrícula + 35 parcelas Matrícula + 35 de R$ 1.595,00
Para dependentes de funcionários da PUCRS; Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista; Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas; Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC; Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL. Matrícula + 35 parcelas Matrícula + 35 de R$ 1.435,50
PUCRS Alumni Matrícula + 35 parcelas Matrícula + 35 de R$ 1.403,60
Estudantes com faixa etária de 50 a 60 anos Matrícula + 35 parcelas Matrícula + 35 de R$ 1.276,00
Estudantes com faixa etária superior a 60 anos Matrícula + 35 parcelas Matrícula + 35 de R$ 1.116,50
Funcionários da PUCRS, HSL, Gráfica EPECÊ, INSCER (somente se viabilizado financeiramente o curso) Matrícula + 35 parcelas Matrícula + 35 de R$ 797,50
período local horário

De 01/02/2018 a 10/02/2018

Educação Continuada da PUCRS

Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 40 - sala 201

CEP: 90619-900 - Porto Alegre/RS - Brasil

Fone: (51) 3320-3727

E-mail: educacao.continuada@pucrs.br

Das 9h às 17h.

Pré-requisitos

Diploma Médico válido em território nacional de Instituição de Ensino Superior credenciada pelo Ministério da Educação do Brasil e reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina Rio Grande do Sul.

Inscrição

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

processo de seleção dos candidatos

O processo seletivo será composto de três (3) fases, sendo elas: (I) Prova escrita, (II) Análise curricular e (III) Entrevista.

PROVA

A prova escrita será realizada no dia 15/01/2018, com início às 11h e término às 12h, no Prédio 60 da PUCRS Av. Ipiranga, 6690, Salas 314 e 318, 3º andar na Escola de Medicina.

O gabarito será divulgado no dia 15/01/2018.

ANÁLISE CURRICULAR

Após realizada sua inscrição, os candidatos deverão entregar os documentos no NUCLEM-PUCRS, sala 311, 3º andar do Hospital São Lucas da PUCRS, Av. Ipiranga, 6690 - Porto Alegre – RS, no período de 04/12/2017 a 15/01/2017 até as 10h30min. Observação: O candidato deverá organizar, formatar e anexar certificações na versão impressa do currículo, na ordem dos quesitos solicitados no instrumento de avaliação curricular da Escola de Medicina - PUCRS, contidas nos anexos I e II.

O currículo em sua versão completa, deverá, obrigatoriamente, estar disponível na plataforma Lattes. O currículo dos candidatos que não possuírem esta ferramenta, não serão avaliados. Será realizada a análise pelo corpo docente de cada curso especifico.

ENTREVISTA

Será realizada pelo corpo docente de cada curso especifico no período de 15/01/2018 até o dia 18/01/2018.

O resultado da seleção será disponibilizado no dia 18/01/2017.

documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula os seguintes documentos:

  • Cópia do RG (Estado/órgão Emissor e data da emissão);
  • Cópia do CPF;
  • Cópia da Carteira do CREMERS;
  • Cópia do Diploma de graduação de Instituição de Ensino Superior Brasileira (quando de Instituição estrangeira deverá ser revalidado em universidade brasileira), ou declaração da instituição de que concluiu o curso de Medicina informando a data da colação de grau.

Para especialidades com pré-requisito: Cópia frente e verso do certificado de conclusão do Programa de Residência Médica credenciado pela CNRM – Comissão Nacional de Residência Médica, na especialidade exigida como pré-requisito, constando o número do registro do médico residente na CNRM ou, declaração original emitida pela COREME da instituição de origem, com data recente e que irá concluir o pré-requisito até 05/03/2017. É obrigatório que na declaração fornecida pela COREME da instituição de origem esteja explícito: data de início e término da residência médica, conforme registrado no SisCNRM – Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica.