Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular - PUCRS

MBA

Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular

1ª Edição 360 h/aula

O MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular da PUCRS é focado na noção da sustentabilidade como essencial para garantir que as empresas possam operar em um planeta com recursos finitos o oferecer benefícios, não somente aos acionistas, mas também à sociedade.

Área do Curso
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
10/06/2021 a 30/03/2022
Turno
Manhã, Tarde

Início

10 de Junho de 2021

Inscrições até 10/06/2021

Período

10/06/2021 a 30/03/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h às 12h15min e das 14h às 17h15min.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o PUCRS Online

O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.

Metodologia

As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.

O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.

Modalidades

Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.

Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.

Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.

Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Sobre o Curso

A proposta do curso é centrada na noção de que a sustentabilidade é essencial para garantir que as empresas possam continuar a operar em um planeta com recursos finitos e oferecer benefícios não somente aos acionistas, mas também a sociedade. O conteúdo do curso está organizado em três eixos: (1) Desenvolvimento Sustentável como Valor (2) Novo sistema, sociedade e economia e (3) Organizações e Negócios com Propósito.

Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.

Objetivos

  • Identificar e aproveitar oportunidades associadas à criação de um negócio sustentável.
  • Desenvolver uma perspectiva global de novos sistemas e economias.
  • Identificar oportunidades de colaboração, inovação e criação de valor.
  • Desenvolver competências em sustentabilidade corporativa e liderança em sustentabilidade.

Público-Alvo

O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade não são responsabilidades exclusivas de um gestor de uma área de Sustentabilidade. Desta forma, este curso destina-se a todos os que trabalham em qualquer área da empresa. A Sustentabilidade faz parte das atuais pressões globais e megatendências que afetam os negócios, o que faz com que o curso seja indicado para gestores e empreendedores de todos os setores.

Perfil do Egresso

O curso fornece ao egresso um conhecimento prático dos desafios de sustentabilidade social, econômica e ambiental, desenvolvendo uma nova geração líderes inovadores para influenciar na mudança. Transformar sustentabilidade em vantagem competitiva e conduzir mudanças impactantes.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •   Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 10/06/2021

Disciplinas

Desenvolvimento sustentável e o futuro das gerações

Conceito do desenvolvimento sustentável; histórico e evolução; Relatório Nosso Futuro Comum; Metas do milênio; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Responsabilidade social corporativa; Fundamentos de Sustentabilidade Corporativa; Tipologia de organizações sustentáveis.

Ações e alternativas às mudanças climáticas

Análise do impacto das políticas internacionais e nacionais de enfrentamento climático nas cidades e nas empresas. Discussão sobre estratégias corporativas, nacionais e sub-nacionais de mitigação e adaptação às mudanças do clima. Reflexão sobre as experiências internacionais e nacionais de gestão e responsabilidade social e corporativa frente às questões climáticas.

Sustentabilidade Corporativa como Estratégia

Conceitos de sustentabilidade, sustentabilidade corporativa, tripé da sustentabilidade, criação de valor compartilhado e core business. Tipos de organização e o grau de impacto socioambiental (ONGs, negócios sociais, negócios com propósito, empresas tradicionais). Diagnóstico para gestão da sustentabilidade, materialidade, GRI, certificações por segmento e avaliação de impacto B. Boas práticas de empresas em relação à sustentabilidade: social, ambiental e econômico. Governança do tema sustentabilidade em empresas. Proposta de como fazer um diagnóstico de sustentabilidade e um plano de ação para melhorar o impacto socioambiental de uma empresa.

Cadeias de valor sustentáveis

As cadeias globais de valor e seu papel importante e capaz de dinamizar a inovação, os investimentos, a produção e o comércio de produtos que reflitam as suas ações sustentáveis. Acordos ambientais multilaterais e políticas sócio ambientais nacionais: desenvolvimento sustentável gradualmente passando de voluntário a obrigatório; Globalização, comércio e fluxos de investimentos; O conceito de Cadeia de Valor como um instrumento de análise das estruturas e das redes de empresas que promovem mudanças sustentáveis nos padrões ambientais e nos contextos econômicos e sociais; O papel das cadeias de valor sustentáveis na segurança alimentar; e os possíveis reflexos da pandemia Convid-19 no desenvolvimento sustentável e nas Cadeias Globais de Valor.

Atendendo um consumidor mais consciente

Identificação das necessidades e dos desejos dos clientes. Compreensão do consumidor mais consciente. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. Tendências de consumo. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo mais consciente. Geração de uma proposta de valor.

Liderança Sustentável: Inspirando pessoas e organizações

Discussão sobre o papel da liderança e das organizações para o desenvolvimento sustentável. Exploração e compreensão a respeito de liderança sustentável. Apresentação de modelos de liderança descentralizadas e movidos por valores. Reflexão sobre casos, práticas e impactos de uma liderança sustentável.

Certificado B, normas e reconhecimentos de sustentabilidade

Certificações: estratégia e competitividade para a sustentabilidade e o triplo impacto. Entendimento do contexto das certificações, normas e reconhecimentos de sustentabilidade social e ambiental. A discussão regulatória e a dinâmica do comércio internacional: barreiras e certificações. Certificações obrigatórias e voluntárias: certificação Sistema B, ISO 14000 e 26000, Comércio justo, LEED.

Economia Compartilhada

Analisar o fenômeno da economia compartilhada e da cooperação; a economia baseada nas funções dos bens, sua origem, difusão, conceitos associados, formas de expressão e seus impactos ligados aos negócios, ao padrão de consumo e, em especial, seu potencial em termos de sustentabilidade do desenvolvimento.

Economia Circular

Fundamentação do conceito de economia circular. Discussão sobre os desafios para a sustentabilidade a partir de procedimentos mais eficientes e novos modelos de negócios, onde a geração do valor do produto associa-se às transformações tecnológicas e aos impactos sociais. Estudo de alternativas ao modelo linear tradicional a partir de novas formas de produzir e se relacionar. Questionamentos para um novo sistema, sociedade e economia.

Economia Ecológica

Diferenças entre a economia ambiental e a economia ecológica. Economia e os limites biofísicos do sistema. Relação entre crescimento econômico e os limites do planeta. Sustentabilidade fraca e forte. Serviços ecossistêmicos. Economia e mudanças climáticas.

Economia Solidária

Contextualização sobre a noção de Economia Solidária. Compreensão de cooperativismo e autogestão. Noção de empresa social. Relação entre economia solidária e inovação social. Economia solidária no contexto internacional. A relação entre microcrédito e economia solidária. Discussões contemporâneas sobre a economia solidária em diálogo com outros temas.

Economia Criativa

Reflexão sobre a economia criativa como estratégia de desenvolvimento econômico e social sustentável. Análise de práticas atuais e tendências relacionadas à criatividade e inovação como agente transformador do contexto organizacional e gerador de valor econômico e simbólico. Investigação de aspectos culturais, intelectuais e criativos que impactam e são impactados pelas identidades, que visibilizam e promovem vínculos entre as pessoas.

Cultura de consumo: anticonsumo x ecoconsumo

O que é cultura de consumo e teoria da cultura do consumo. Perspectivas em comportamento de consumo. Práticas de marketing para a compreensão das relações entre sociedade, cultura e consumo. Estudos de cultura e consumo na sociedade contemporânea. Respostas críticas à cultura do consumidor, incluindo resistência e recusa ao consumo. Mobilizações em prol do consumo através de mudanças sociais e culturais, como eco consumo.

Organizações Hibridas e Negócios de Impacto

Organizações Hibridas e Empresas sociais e suas delimitações. Negócios de impacto socioambiental: um novo modelo de negócio, um novo mercado, novas possibilidades. Logica social e lógica de mercado: Tensões do hibridismo.

Negócios de impacto que nascem na periferia

Reflexão sobre a reconciliação entre o econômico e o social e seus impactos na periferia. Identificação do ecossistema dos Negócios de Impacto. Caracterização de Negócio de Impacto. Compreensão acerca da gestão de Negócios de Impacto (modelos, estratégias, geração de valor e avaliação do impacto).

Ecossistemas de negócios de impacto

Ecossistemas: conceito e dinâmica de funcionamento. Entendimento dos componentes e a organização dos ecossistemas e a cooperação. Conceito de negócios de impacto e sua importância no cenário econômico e social. Ecossistema de negócios de impacto no Brasil.

Investimentos Sociais

Investimentos para a sustentabilidade. Da filantropia para os investimentos sociais privados. Abordagens para o alinhamento do investimento social aos negócios. Potenciais riscos e oportunidades. Tipos de investimentos sociais. Principais atores no investimento social e papeis: parceiro, investidor, aglutinador, “abridor de portas” e agente de transformação social. Tendências do investimento social privado no Brasil.

Avaliação de Impacto Socioambiental

Definição de impactos socioambientais. Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para implantação de empreendimentos. Definição de indicadores e de desempenho socioambientais.

Políticas e Regulamentações

Estabelecimentos de relações entre políticas públicas e regulamentações específicas. Estudo das regulamentações e os seus impactos jurídicos nas políticas sociais. Reflexão sobre as regulamentações no âmbito do direito do consumidor e direito ambiental. Análise entre Direito, economia e regulação.

Projetos em desenvolvimento sustentável e economia circular

Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, entrevista, observação, focus group). Método de pesquisa qualitativa (estudo de caso). Modelagem de negócios. Canvas Business Model. Plano de marketing. Plano operacional. Plano Financeiro.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos
  • Dr. Augusto Mussi Alvim
  • Dr. Bruno Anicet Bittencourt
  • Ma. Camila Luconi Viana
  • Dra. Cibele Vieira Figueira
  • Dr. Cláudio Hoffmann Sampaio
  • Ma. Denise Pagnussatt
  • Dr. Eduardo Baltar de Souza Leão
  • Dr. Ely Jose de Mattos
  • Dra. Flávia do Canto Pereira
  • Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
  • Dra. Maira Petrini
  • Dr. Osmar Tomaz de Souza
  • Dra. Paola Schmitt Figueiró
  • Dra. Stefânia Ordovas de Almeida
  • Me. Walter Rudolf Koch

Coordenação

  • Profa. Dra. Maira Petrini
  • [email protected]
    Pós-doutorado na HEC Montreal – Canadá (2017), doutorado em Administração pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas – SP (2006) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC RS, tem 24 anos de experiencia na área de Sistemas e Tecnologia de Informação, tendo atuado corporativamente em empresas como Procergs, Hospital Israelita Albert Einstein e IBM e realizado consultoria ad hoc em sistemas de Bussines Intelligence. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos e pesquisas na área de Administração, com ênfase em temas relativos a sustentabilidade e sua adoção estratégica nas empresas, negócios de impacto, economia compartilhada e inovação social. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios de Impacto Social e coordena projetos de pesquisa nestas temáticas.

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula + 23 parcelas de R$: 409,50
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$: 360,36
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 368,55
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 286,65
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 348,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 327,60

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

negocios