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Especialização
O curso Psicologia Clínica tem como objetivo atualizar profissionais em relação às práticas baseadas em evidências para atuação clínica em diferentes contextos e modalidades.
01 de Abril de 2022
Inscrições até 01/04/2022
01/04/2022 a 17/12/2022
360 horas-aula
Quinzenalmente
Sexta das 19h15min às 22h15min e sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
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A Psicologia Clínica é uma área de grande tradição na Psicologia, mas que precisa acompanhar os avanços sociais e tecnológicos. Esse curso permite aos psicólogos a atualização e a inovação necessárias para a realização da avaliação, planejamento e execução de intervenções clínicas em diferentes contextos e modalidades, baseado nas melhores evidências científicas de eficácia/efetividade.
Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.
Profissionais graduados em Psicologia
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 01/04/2022
Abordagem de práticas em psicologia clínica baseada em evidências científicas. Compreensão de níveis de evidência de efetividade, eficácia, eficiência de intervenções psicológicas com base em metodologia científica. Análise de intervenções indicadas para diferentes demandas em psicologia clínica.
Atualização sobre princípios e diretrizes éticas para atuação em psicologia clínica. Reflexão sobre gestão da carreira como psicólogo(a) clínico(a). Discussão sobre planejamento de carreira, divulgação do trabalho clínico e estratégias para desenvolvimento de competências profissionais. Reflexão sobre autocuidado na atuação em saúde.
Compreensão do campo da Psicologia Clínica para além da prática em psicoterapia. Reflexão sobre possibilidades de atuação e utilização de conhecimentos da Psicologia Clínica em diferentes contextos. Discussão sobre inovação e empreendedorismo no campo da Psicologia Clínica.
Conceituação de relação terapêutica e fatores inespecíficos para adesão e sucesso no tratamento psicoterapêutico. Análise de pesquisas que apresentam fatores do terapeuta, do cliente e da dupla terapêutica para bons resultados no tratamento de diferentes transtornos psicológicos. Discussão de desafios clínicos para constituição de boa aliança terapêutica.
Atualização sobre critérios diagnósticos das principais psicopatologias com base no DSM V e CID-11. Discussão sobre relações entre diagnóstico e plano de intervenção. Descrição de estudos epidemiológicos sobre principais psicopatologias e fatores associados.
Abordagem dos fundamentos da avaliação psicológica no contexto da Psicologia Clínica. Discussão sobre procedimentos éticos e técnicos na condução de avaliação psicológica. Orientação sobre a produção de documentos resultantes da avaliação psicológica. Reflexão sobre a avaliação psicológica para planejamento de intervenções.
Compreensão sobre princípios de intervenções em grupo. Análise de benefícios e evidências de efetividade de intervenções grupais para diferentes demandas em Psicologia Clínica. Reflexão sobre habilidades e competências necessárias para coordenação de grupos. Orientações sobre organização de grupos. Discussão sobre desafios em intervenções grupais.
Compreensão conceitual de prevenção e promoção de saúde. Análise das potencialidades e contribuições da Psicologia Clínica para prevenção e promoção da saúde. Apresentação de intervenções com evidências de efetividade para prevenção e promoção de saúde.
Definição de situação de crise. Apresentação de protocolos e procedimentos baseados em evidências para manejo de situações envolvendo ideação e comportamentos suicidas. Orientações sobre manejo de situações envolvendo violência interpessoal.
Caracterização de intervenção breve. Análise de evidências de eficácia e efetividade de intervenções breves para diferentes demandas em Psicologia Clínica. Apresentação de protocolos de intervenções breves. Discussão sobre habilidades necessárias para condução efetiva de intervenções breves.
Discussão do conceito de Clínica Ampliada e sua prática. Foco na construção da prática interdisciplinar e intersetorial, centrada no usuário e suas condições psicossociais. Reflexão sobre as subjetividades e construção dos serviços de saúde.
Introdução sobre questões históricas relacionadas às Intervenções On-line no Brasil e no mundo. Aplicação de intervenções on-line baseadas em evidências científicas. Reflexão sobre potencialidades e desafios da aplicação da prática clínica na modalidade on-line.
Análise dos fundamentos sobre as fases do desenvolvimento da infância. Investigação da influência de fatores biológicos e ambientais sobre o crescimento físico, desenvolvimento cognitivo e emocional. Reflexão e atualização sobre questões teóricas e da prática clínica com crianças. Apresentação de protocolos com evidências de efetividade para as principais demandas clínicas na infância. Reflexão sobre a importância da orientação aos pais.
Revisão sobre a fase do desenvolvimento na adolescência. Avaliação de processos de desenvolvimento relacionados às questões físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Discussão sobre prática clínica e questões contemporâneas associadas à família, educação e interação social. Apresentação de protocolos com evidências de efetividade para demandas clínicas na adolescência.
Apresentação de características desenvolvimentais da adultez e demandas clínicas atuais. Discussão dos conceitos de prevenção e tratamento para adultos. Apresentação de protocolos com evidências de efetividade para principais demandas clínicas na adultez.
Revisão sobre envelhecimento e questões relacionadas à dinâmica familiar, saúde, e qualidade de vida. Prevalência de problemas neurocognitivos e psicopatologias na terceira idade. Atualização sobre promoção de saúde e tratamento para terceira idade. Intervenção do psicólogo junto à pessoa idosa, sua família e comunidade.
Apresentação de intervenções terapêuticas direcionadas para casais e famílias. Revisão dos conceitos básicos e da evolução da teoria e das abordagens da Terapia para casais e Familiar. Discussão sobre a Terapia Conjugal e Familiar em contextos de prevenção e tratamento.
Discussão sobre a clínica psicológica com a população LGBTQIA+. Revisão de questões sócio-histórico-culturais sobre homossexualidade e heterossexualidade. Reflexão sobre ações terapêuticas na clínica direcionada ao público não-heterossexual, fomentando novas discussões e práticas sobre diversidade sexual e de gênero na atuação em Psicologia Clínica.
Apresentação de fundamentos sobre a temática étnico-racial e sua relação com a psicologia clínica. Reflexão sobre diversidade e exclusão, relações étnico-raciais e Psicologia Clínica.
Apresentação de características da escrita científica. Discussão sobre tipos de artigos. Apresentação do método de revisões de literatura. Discussão sobre relatos de casos clínicos.
Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.
Profª. Dra. Luísa Fernanda Habigzang
[email protected]
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Realizou seu Mestrado (2006), Doutorado (2010) e Pós-Doutorado (2014) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora adjunta no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPEVVIC/ PPG em Psicologia/ PUCRS). Foi editora chefe da Trends in Psychology (Temas em Psicologia) da Sociedade Brasileira de Psicologia (2017-2020). É editora associada da Revista Psico PUCRS. Membro da Comissão Científica da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no desenvolvimento em situação de risco e vulnerabilidade social, e na clínica com enfoque cognitivo-comportamental. Suas linhas de pesquisa são (1) Avaliação do impacto da violência para o desenvolvimento psicossocial, (2) Desenvolvimento e avaliação de intervenções clínicas e psicossociais para populações vulneráveis e/ou com histórico de violência, e (3) Desenvolvimento e avaliação de tecnologias de capacitação profissional para prevenção e intervenção em situações de violência e vulnerabilidade.
Profª. Dra. Karen Priscila Del Rio Szupszynski
[email protected]
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS(2004), Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS (2006) e Doutora em Psicologia pela PUCRS (2012). Estágio de pesquisa na University of Maryland, Baltiomre County, MD (EUA) em 2011, com orientação do Professor PhD Carlo. C. DiClemente (bolsista de Doutorado Sanduíche pelo CNPQ). Pós-doutora pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, sob orientação da Profa. Dra. Ana Regina Noto. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFGD. Pesquisadora PNPD e Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS. Experiência na área da Terapia Cognitiva (clínica e docente) tendo realizado cursos no Beck Institute (EUA), curso sobre Entrevista Motivacional com Willian Miller (EUA); e cursos sobre Modelo Transteórico de Mudança com Carlo DiClemente (EUA) e James Prochaska (EUA). Autora de artigos científicos e capítulos de livro na área da Terapia Cognitiva e do Modelo Transteórico de Mudança. Pesquisadora na área de Intervenções on-line, Terapia Cognitiva, motivação para mudança, dependência química e psicologia cognitiva. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Internet.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 670,00 * |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 636,50* |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 619,75* |
| Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 603,00* |
PUCRS Alumni | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 589,60* |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00* |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00* |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 335,00 * |
*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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