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MBA
O curso MBA em Neurociência, Consumo e Marketing conecta os conhecimentos sobre fisiologia com as atividades de marketing e a comunicação. Aponta como o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro humano pode ser empregado para desenvolver estratégias mercadológicas mais assertivas.
02 de Maio de 2022
Inscrições até 02/05/2022
02/05/2022 a 30/03/2023
360 horas-aula
Quinzenalmente,
Segunda, terça e quinta-feira das 19h15min às 22h15min
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
Entender o funcionamento do cérebro humano pode ajudar profissionais da comunicação e marketing no desenvolvimento de estratégias mercadológicas mais assertivas. Neste MBA profissionais da área conhecerão as técnicas e conceitos do neuromarketing e neurovendas, criando mensagem que aproximem marcas e produtos de seus clientes em potencial.
Profissionais das áreas de marketing, comunicação e vendas. Também se volta para administradores e gestores de negócios.
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
Escola de Negócios
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 18/04/2022
Estudo das potencialidades do cérebro, múltiplas conexões e redes, sob o viés da neurociência. Compreensão das possibilidades e limitações da integração máquina-corpo (ou cérebro-máquina). As tecnologias conectivas, a comunicação, o consumo e o marketing. A conectividade e o empoderamento da nova geração do marketing. Tendências de consumo e o consumidor do futuro.
Algoritmos, conceitos, seu funcionamento e usos. Como o cérebro cria algoritmos. Algoritmos como simulação do funcionamento do cérebro. Dados captados a partir da nossa presença e ação no mundo físico e digital. Algoritmos e redes sociais. Algoritmos usados para um marketing mais eficaz. Possibilidades e limites dos algoritmos na esfera do marketing.
O branding na perspectiva do neurobranding. O que é uma marca e qual o poder dela sobre a mente. Articulação de imagem de marca. Como o cérebro escolhe as marcas preferidas e como as descarta. Construção de marca como estratégia do neuromarketing. A estratégias de construção de marcas top of mind. Semiótica das marcas.
Atividade cerebral e atenção. Processamento de informação por parte do cérebro. Respostas corporais e cerebrais à publicidade. A força da imagem sobre o cérebro. O texto e como ele desencadeia mecanismos cerebrais. Princípios da publicidade eficaz. Princípio da persuasão e por que ela funciona. Autoridades celebridades e influenciadores digitais como protagonistas do processo persuasivo. Estímulo e resposta. Publicidade racional e emocional.
Gestão de design, design gráfico, identidade visual, avaliação e resposta neurossensorial. Percepção rápida, percepção lenta e reação ao design. Introdução ao design inclusivo. Reflexão sobre as dimensões da diversidade, aspectos culturais e sociais. Discussão de conceitos e técnicas de projeto e avaliação considerando acessibilidade. Estudo de perspectivas e abordagens, tais como: diretrizes e padrões, adaptação da interface do usuário, acessibilidade na nuvem.
Conceitos de UX/UI e CX. Desenvolvimento de projetos com ênfase em UX/UI. UX e Storytelling. Gamificação e dinâmicas para aceleração de processos. Experiências de usuário vinculadas com gamificação. Princípios de Inteligência artificial. Chatbots e transatores vocais.
A origem e o conceito de storytelling. Narrativas e suas diferenças na transmídia-storytelling, no branding-storytelling e no business storytelling. Satisfação para além da dimensão racional e de elementos tangíveis. Criação de narrativas empáticas, capazes de encantar e envolver o público. Histórias que criam emoção, conectividade e memória. Exemplos inspiradores. Repertório e valor na construção do storytelling. Consistência e estratégias para um bom storytelling.
Compreensão do processo criativo e as relações entre a criatividade e o cérebro. Estudo do desenvolvimento de ideias e do estímulo à motivação por meio de métodos e técnicas. Futuro da comunicação mercadológica e a criatividade aplicada à propaganda e ao marketing.
Estudo das bases biológicas do comportamento, abordando desde a geração e integração de estímulos nervosos até os componentes neuroquímicos e estruturais do sistema nervoso responsáveis pela percepção sensorial, motivação, emoção e cognição. Análise do processamento consciente e inconsciente de estímulos e seu papel no comportamento.
Ética e bioética. Limites éticos de pesquisas aplicadas com técnicas de neuromarketing. Uso de biomarcadores em marketing e aspectos éticos envolvidos. Regulação de pesquisas envolvendo seres humanos.
Etapas do processo de decisão. Fatores de influência do comportamento: psicológicos, pessoais, sociais e culturais. Estímulos de marketing e situacionais. Processo de percepção. Teorias de tomada de decisão (teorema de Bayes, Teoria da utilidade esperada, Teoria do prospecto), dilema social e dilema do prisioneiro. Negociação e justiça (jogo do ultimato), julgamento e escolha.
Estímulo-organismo-respostas. Aprendizado associativo e respostas condicionadas (clássico e operante). Aprendizagem e memória. Aprendizagem sequencial. Categorização e Aprendizagem por Categoria. Memória: de trabalho, de longa duração, declarativas e não declarativas. Os aspectos emocionais da memória. Esquecimento.
Diferença de necessidade e desejo. Consumo como prazer e recompensa/punição. O prazer como uma forma do cérebro de interromper o processo racional. Diferença de prazer e satisfação. Consumo experiencial e material. Efeito da saciedade/saciação e sua relação com a intensidade do prazer. Cinco sentidos.
Processamento de informação consciente e inconsciente na tomada de decisão. Habilidades do inconsciente versus consciente. Processo de distração, deliberação e intuição durante processo decisório. Carga cognitiva e sobrecarga de informação. Capacidade limitada de processamento da memória de trabalho. Nível de complexidade da decisão. Motivação e metas conscientes e inconscientes.
Compreensão do processo de pesquisa através das técnicas de neuromarketing. Pesquisa experimental, tipos de design e manipulações. Mensuração de medidas implícitas e explícitas de atitude. Mensuração fisiológicas e biomarcadores. Ferramentas de neurociência aplicada a estudos de marketing e consumo.
Impacto das estratégias de neurociência e neuromarketing na influência e persuasão dos consumidores. Técnicas de influência e persuasão como “pé-na-porta” e “porta-na-cara”. Atitude e mudança de atitudes. Atitude e comportamento. mudança de atitude induzida pela mensagem persuasiva. Influência social e de grupo.
Estratégias de nudge. Gatilhos mentais. Teorias da economia comportamental e experimental. O comportamento do consumidor em diferentes situações. Principais heurísticas, vieses cognitivos, ancoragens e iscas. Marcadores somáticos. Efeito prime. Efeito Halo e Horn.
A natureza e o papel do afeto no comportamento do consumidor. Consequências comportamentais do afeto. Emoções positivas, negativas e humor. Efeitos de emoção na atenção, memória, preferências e estilo de processamento. Compras planejadas e não planejadas, consumo impulsivo e compulsivo.
Processos neurológicos, linguagens e padrões de comportamento. Neurônio espelho. Programação neurolinguística (PNL). Métodos e técnicas de PNL. Objetivos pessoais e desenvolvimento de habilidades. O uso do PNL na área de vendas. Estratégias de precificação e negociação. Linguagem corporal. Spin Selling. BANT.
Levantamento de possíveis temáticas e desenvolvimento de projeto de pesquisa ou de projeto prático dotado de fundamentação teórica, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 670,00 |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 636,50 |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 619,75 |
| Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 603,00 |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 589,60 |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 536,00 |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 536,00 |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 670,00 + 24 parcelas de R$ 335,00 |
*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.
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O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Para mais informações, entre em contato atráves do e-mail [email protected].
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