Pós-graduação em Branding & Customer Experience - PUCRS

Especialização

Branding & Customer Experience

1ª Edição 360 h/aula

O branding evoluiu das marcas estáticas para um panorama fluído de constantes transformações. Como você quer contribuir para que as marcas prosperem nesse cenário? Agora é a hora de se especializar em Brand Experience.

Área do Curso
Comunicação e Marketing
Modalidade
Online ao vivo
Período do curso
Período
15/04/2024 a 26/05/2025
Turno
Noite

Início

15 de Abril de 2024

Inscrições até 15/04/2024

Período

15/04/2024 a 26/05/2025

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Segunda, Terça e Quinta-Feira, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

O curso de Branding e Customer Experience representa uma resposta estratégica ao cenário em constante transformação das marcas. No contexto atual, onde a dinâmica do branding evolui incessantemente, nossa proposta educacional visa capacitar profissionais a destacarem-se na criação de experiências marcantes. A ênfase está na habilidade de converter informações e dados em conexões profundas e emoções duradouras com os consumidores. Através da exploração de estratégias inovadoras e tendências contemporâneas, oferecemos uma abordagem abrangente que prepara os participantes para liderarem na construção de marcas adaptáveis e bem-sucedidas.

Este curso opera na modalidade Online Síncrona. As aulas serão realizadas ao vivo e você deverá assistir às disciplinas nas datas e horários das aulas. Esse modelo propicia uma experiência flexível e dinâmica: interação com professor(a) e colegas e acesso ao conteúdo de onde você estiver.

Para quem é esse curso

Esse curso se destina à profissionais que são atentos aos hábitos de consumo, possuem olhar estratégico e identificam tendências de mercado para promover experiências marcantes às marcas.

Pessoas graduadas em:

  • Design;
  • Moda;
  • Artes;
  • Marketing;
  • Publicidade e propaganda;
  • Relações públicas;
  • Jornalismo;
  • Demais cursos de comunicação;
  • Administração;
  • Tecnologia da informação;
  • Antropologia;

O que você vai aprender

  • Pensamento crítico a partir de análises Data Science;
  • Pensamento crítico a partir de análises Data Science;
  • Atuação em processos de inteligência competitiva nas empresas;
  • Definição, planejamento e execução de estratégias de branding;
  • Entendimento sobre hábitos de consumo e comportamento de consumidores;
  • Construção de narrativas criativas e inovadoras para impulsionar marcas;
  • Plataformas de mídias digitais.

Por que fazer esse curso na PUCRS

Por ser uma pós-graduação online síncrona, o ambiente digital proporcionará a você interações ao vivo com colegas, professores e profissionais do mercado, trocando feedbacks, experiências e ampliando o networking profissional.

Você irá contar com disciplinas imersivas onde será desafiado a aplicar os conhecimentos na prática. Nessas aulas, contará com professores facilitadores dedicados a orientar o desenvolvimento de projeto de branding, solucionando problemas e criando estratégias de experiências marcantes para os consumidores.

Unidade Promotora

Escola de Comunicação, Artes e Design – FAMECOS

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção de Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Brasileiros:

Diploma de Graduação:

Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)

Ou 

Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

Documento de identificaçãoCópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:

RG Civil;

Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);

Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);

Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).

Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:

Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

  • Cópia de um dos seguintes documentos:
  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade).

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
 
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.

Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

Disciplinas

Branding & Customer Experience (CX)

Conceituação de brand e branding; estabelecimento das relações entre Branding, Brand Equity e Customer Experience; conceituação de ativos tangíveis e intangíveis para a compreensão de valor de marca; Criação de portfólio de marcas; apresentação de cases de sucesso de gestão de marcas.

Branding & inovação tecnológica

Branding em um mundo de constantes e rápidas transformações tecnológicas; o uso eficiente de novas tecnologias aplicada à gestão das marcas; inovação tecnológica e inclusão: aproximação das marcas à públicos diversos; Brand Driven Innovation como impulsionador para o crescimento sustentável das organizações.

Branding & Design de Marcas Inspiradoras

Discussão sobre a prática de criação e gestão de marcas. Apresentação de cases de experiência que trouxeram bons resultados e retorno sobre investimento (ROI) às marcas. Apresentação de marcas que se destacam no mercado.

Human Centered Brand

Estudo de abordagens centradas no ser humano para a construção de marcas inovadoras e valorizadas pelos consumidores; estabelecimento de relações entre Design Thinking, Human Centered Design e Human Centered Brand; estabelecimento de boas práticas metodológicas para a construção de marca centrada no ser humano.

Customer Experience & Customer Success

Explorar o conceito de Customer Success (Sucesso do Cliente) como uma abordagem estratégica para a gestão de relacionamentos com os clientes, com foco na maximização da satisfação, retenção e fidelização.

Market, Customer & User Experience Research

Exploração de metodologias de pesquisa para compreender o mercado, a experiência do cliente e do usuário, utilizando conceitos fundamentais como CAC (Custo de Aquisição de Cliente), LTV (Valor Vitalício do Cliente) e mapeamento de jornadas. Serão abordadas técnicas de coleta e análise de dados para informar estratégias de negócios, aprimorar a experiência do usuário e otimizar o valor do cliente ao longo do tempo.

Customer Experience & Data Science

Apresentação de conceitos de inteligência de mercado; Conhecimentos sobre processos de extração, processamento e análise de dados; usos e aplicações do Data Science e da Inteligência Artificial na área de Branding e Customer Experience; Geração de valor para o consumidor; Geração de receita.

Aspectos Legais de Marcas

Definição e natureza das marcas; formas de apresentação das marcas; princípios legais que regem o direito das marcas; registro de marca como meio de assegurar o direito de propriedade e exclusividade; análise de formas de concorrência desleal.

Inteligência artificial & Machine Learning

Fundamentos, aplicações e implicações da Inteligência Artificial (IA) e do Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Apresentação de conceitos-chave, algoritmos e técnicas utilizados na IA e no Machine Learning aplicado ao Branding e Customer Experience. Conhecimentos sobre as possibilidades e desafios que essas tecnologias oferecem.

Transmedia & Metaverse

Conceituação e discussão transmídia e o fenômeno da convergência nas comunicações; construção de narrativas em multiplataformas; o Metaverso como um espaço digital para marcas, usuários e stakeholders. Apresentação de cases de marcas que construíram experiências impactantes transmídias e no metaverso.

Marca influenciadora - conteúdo e estratégia

Estabelecimento de relacionamentos de confiança entre marcas e consumidores; criação de estratégias de marketing de influência; promoção da marca em ambiente online por meio de Marketing Digital; produção e compartilhamento de conteúdos para gerar valor à marca; métricas para avaliação das estratégias de criação e compartilhamento de conteúdos.

LGPD: Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Definição dos principais aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas implicações para organizações e indivíduos. Fundamentos da LGPD, os direitos dos titulares de dados, as responsabilidades das empresas, os processos de conformidade e as medidas de segurança necessárias para o tratamento adequado de dados pessoais.

Reputação das marcas - Gestão de Riscos e Crises

Reflexão sobre a importância do mapeamento de riscos e da definição de medidas educativas e de contenção para as marcas; planejamento para a adequada gestão em situações de crises; monitoramento e diálogo enquanto estratégias constantes; impactos das mídias sociais na qualidade da visibilidade das marcas. Aprendizagens pós-crise

Imersão em Human Centered Brand - Ouvir

Disciplina em formato de workshop com experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de ouvir; definição do problema de estudo e oportunidade de inovação em branding e customer experience; levantamento de dados qualitativos e quantitativos; construção de posicionamento de marca e de personas.

Comunicação Data Driven

Apresentação de diferentes tipos de dados e suas representações visuais a partir de estratégias de comunicação; princípios, técnicas e aplicações da visualização de dados e das informações; personalização de dados para públicos diversos; análise e apresentação sistemática de informações.

Elemento de Identidade Visual de Marca

Criação de sistema de identidade visual da marca e os elementos gráficos que a compõe: logotipo e suas variações, cores, tipografia, fotografias, ilustrações, entre outros; manual de identidade visual, normas técnicas, recomendações e especificações dos elementos da marca.

Brand sense & Sound Branding

Compreensão do conceito de branding sensorial; Branding sensorial como forma de persuasão; a exploração dos cinco sentidos como meios para reforçar a relação entre marcas e consumidores; sound branding para fixação e reforço de marca.

Brand storytelling e UX Writing

Definição do conceito de storytelling; criação de narrativas para o estabelecimento de relações com os consumidores em torno da identidade e história da marca; compreensão do conceito de UX Writing; entedimento sobre a importância da escolha de tom de voz; definição de boas práticas da construção de mensagens voltadas à experiencia do usuário.

Imersão em Human Centered Brand - Criar

Experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de criação; conceituação de criatividade; apresentação de ferramentas criativas; geração de alternativas a partir da análise do problema e levantamento de dados; escolha da melhor alternativa.

Imersão em Human Centered Brand - Entregar

Experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de finalização, entrega e apresentação de projetos de branding.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Ana Cecilia Bisso Nunes – doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pela Universidade da Beira Interior (Portugal); mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Dra. Carolina Frazon Terra – pós-doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); doutora em Comunicação Organizacional Digital pela Universidade de São Paulo (USP); mestra em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP); especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP); graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (USP);
  • Dr. Guilherme Parolin – doutor em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduado em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Dr. Luis Humberto De Mello Villwock – doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Dra. Rosangela Florczak De Oliveira – doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); mestra em Comunicação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialista em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); especialista em Teorias e Práticas do Ensino pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
  • Dra. Silvia Trein Heimfarth Dapper  – doutora em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); mestra em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); graduada em Design de Produto pela Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (Feevale);
  • Dra. Thaís Carnieletto Muller – doutora em Direito na Área de Concentração Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); mestra em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); graduada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC);
  • Dr. Vinicius Mano – doutor em Comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); mestre em Audiovisual e Multimídia pela Universidade do Minho (Uminho, Portugal); especialista em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos);
  • Me. André Vicente Nedia Pinto – mestre em Digital e Metaverso pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec); graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Salvador (UNIFACS);
  • Me. Kim Gesswein Silva – mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialista em Redes Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); graduado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Esp. Adriana Larruscahim Hamilton Ilha – especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialista em Gestão de Vendas e Negociação pela Universidade La Salle; especialista em Marketing, Estratégia e Inovação no Contexto Digital; extensão em Direito da Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Esp. Alê Periard Rodrigues – mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico; especialista em User Experience Design and Beyond pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); especialista em Product Management pela Descomplica; graduada em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (UVA);
  • Esp. Caroline Capitani – pós-graduada em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); pós-graduada em Design Estrstégico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); graduada em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Esp.  Luiz Henrique Schilling Ferraz (Kiko Ferraz) – especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); graduado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); graduado em Recording Engineering pelo Musicians Institute;
  • Esp. Rodrigo Barbosa Lemes – especialista em Marketing e Vendas pela Faculdade Anhanguera de Campinas; especialista em Webdesign pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); especialista em Administração de Design pela Universidade Estadual de Londrina; graduado em Publicidade e Propaganda pela UniCesumar;
  • Esp. Tiago Silva Scala – MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); especialista em Customer Experience pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade Interativa COC (UNICOC);

Coordenação

Doutora em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado em Design e Tecnologia, também pela UFRGS, e graduação em Design de Produto pela Universidade Feevale. Professora do curso de design na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
21/02/2024 a 10/04/2024 - 10% de descontoR$ 873,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 970,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 921,50
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 897,25
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 873,00
Empresa Conveniada
Enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]
Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 873,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 853,60
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
Funcionários de Empresa do Tecnopuc
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
Servidores públicos do RS e dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até o segundo grau do servidor público)
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
Funcionários da Caixa Econômica Federal
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 485,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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