Pós-graduação em MBA em Gestão Financeira e Controladoria - PUCRS

MBA

MBA em Gestão Financeira e Controladoria

4ª Edição 360 h/aula

O curso de MBA em Gestão Financeira e Controladoria é para profissionais que querem desenvolver suas competências nas áreas financeira e contábil, por meio do uso da tecnologia, para contribuir de forma eficiente e eficaz no desempenho e na competitividade das empresas.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
26/04/2024 a 31/07/2025
Turno
Noite

Início

26 de Abril de 2024

Inscrições até 26/04/2024

Período

26/04/2024 a 31/07/2025

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Sexta-feira das 19h15min às 22h30min, e Sábado das 8h às 11h15min.

Sobre o Curso

Gerir negócios significa, muitas vezes, ter que lidar com as incertezas do ambiente empresarial. No entanto, é possível minimizar essa situação se preparando para analisar as finanças de maneira sistêmica, sustentável e inovadora. A especialização foca na manutenção da sustentabilidade financeira por meio do uso de ferramentas de controladoria que processam dados em informações, assim contribuindo para a tomada de decisão.

Para quem é esse curso

O curso é voltado a contadores/as, advogados/as, administradores/as, economistas, profissionais de TI, empreendedores/as e profissionais atuantes na gestão financeira das empresas. 

O que você vai aprender

  • Planejar, executar e controlar as finanças de uma empresa;
  • Processar dados para elaborar informações para tomada de decisão por meio do uso de software;
  • Examinar e discutir as mais avançadas metodologias e modelos de governança preservando as bases da ética e da transparência;
  • Desenvolver uma postura de gestão que atenda aos interesses dos stakeholders relacionados às organizações públicas e privadas;
  • Criar mecanismos de captação, análise e mensuração de informações financeiras e patrimoniais para qualquer tipo de organização.

Por que fazer esse curso na PUCRS

  • Abordagem interdisciplinar da gestão financeira e controladoria, gerando competências para atuação junto ao planejamento estratégico e planejamento orçamentário das organizações;
  • Enfoque prático para a resolução de problemas empresariais reais por meio de estudos de caso, sempre que possível;
  • Proposta pedagógica voltada para o equilíbrio entre as práticas de controladoria e a aplicação desse conhecimento na solução de problemas concretos das empresas;
  • Aquisição de conhecimentos em análise de dados e utilização do software Power BI, oportunizando a prática imersiva de mercado
  • Oportunidade de realizar uma disciplina online com o autor do primeiro estudo acadêmico sobre Recuperação Judicial, Fabio Astrauskas.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Brasileiros:

Diploma de Graduação:

Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)

Ou 

Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.

Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

Documento de identificaçãoCópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:

RG Civil;

Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);

CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);

Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);

Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).

Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:

Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

  • Cópia de um dos seguintes documentos:
  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade).

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
 
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.

Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

Disciplinas

Gestão Estratégica de Custos

Estruturação dos dados e informações de custos, métodos de custeio, formação do preço de venda, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, ponto de lucro, relação custo – volume – lucro, monitoramento de resultados, planejamento da viabilidade econômica e financeira, orçamento operacional e a abrangência da gestão estratégica de custos.

Finanças: Geração de Valor

Introdução às Finanças Corporativas: finanças e as empresas. Gestão baseada no valor. Modelos econômico-financeiros para a avaliação de empresas. Introdução à Análise por Fundamentos. Modelos econômico-financeiros para a avaliação de empresas. Análise por Fundamentos. Introdução ao Mercado de Capitais. Análise Gráfica e Análise Técnica. Introdução às Decisões de Investimentos. Decisões de Investimentos (orçamento de capital): fluxos de caixa, técnicas de análise e decisão, riscos e refinamentos, modelos de relatórios (projetos) e estudos de viabilidade econômico-financeira. Decisões de Financiamento de Longo Prazo: alavancagem, ponto de equilíbrio, risco e retorno, custos de capital, estrutura de capital, fontes de financiamento, sistemas de amortização; decisões de financiamentos e de dividendos. Valuation.

Gestão Financeira

Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa, gestão de tesouraria, o ciclo operacional e financeiro. Estuda os principais modelos de administração financeira de curto prazo. Apresenta as políticas de Crédito Comercial, Gestão de Estoques. Gestão de Compras. Fontes de Financiamento de curto prazo.  Decisões de investimentos em capital de giro e de curto prazo. Volatilidade e financiamento do investimento necessário em capital de giro.

Gestão Financeira da Crise

Visão geral da administração financeira na contemporaneidade. Demonstrações contábeis no suporte à gestão conforme padrões nacionais e internacionais (International Financial Reporting Standards). Instrumentos de avaliação de desempenho financeiro. Análises focadas de liquidez, endividamento e rentabilidade. Custeios e precificações. Administração do capital de giro frente a cenários empresariais ou socioeconômicos desfavoráveis. Nas aulas presenciais serão utilizados estudos de caso para aplicação da teoria estudada no momento assíncrono.

Cultura Analítica

A importância da decisão baseada em dados. Indicadores de negócio (KPI, OKR). Indicadores de desempenho: efetividade, produtividade, qualidade, lucratividade e competitividade. As etapas de dados: captura, seleção, purificação, clusterização, segregação e segmentação. Correlação de dados. princípios elementares estatísticos: (média, moda, desvio-padrão, modal…). Projeção e regressão de dados. Tomada de decisão por dados. Simulação. Análise de cenários. 

Planejamento e Gestão Tributária

Planejamento Tributário; Tributos Empresariais; IRPJ E CSLL; IPI; ICMS; ISSQN; PIS/COFINS; Demais Contribuições Sociais; Simples Nacional. Incentivos Fiscais.  

Data Science (DS) como uma Ferramenta ou Produto de Negócios

Estatística aplicada para Data Science; Segmentação de dados; Clusterização de dados; Modelagem; Aprendizado de máquina; redes neurais; Coleta e Integração de Dados; como utilizar Data Science para coletar, organizar e gerenciar as informações de negócios. Como usar Data Science para antecipar problemas e agir proativamente na análise negócios.

Estratégia em Precificação

Conceitos das estratégias de precificação. Influência dos atores mercadológicos na decisão de preços e posicionamento de mercado. Elasticidade de preço. Valor percebido pelo consumidor. Técnicas para elaboração de políticas de preço. Diferenciação de preços. Precificação em negócios digitais.

Modalidades de Sociedades

Compreensão de temas atuais referentes a novas modalidades societárias, efeitos em relação à sociedade, sócios, administradores e terceiros, bem como estratégias de constituição e modificação societária. Introdução ao Direito de Empresa. Principais alterações e as implicações nas sociedades. Teoria de empresa. Responsabilidades dos Administradores. Sistema de prestação de contas e transparência da gestão.

Gestão de Riscos Corporativos

Introdução a gestão de riscos. Funções e responsabilidades da gestão de riscos. Enterprise risk management. Modelos e metodologias para controle de riscos. Benefícios do gerenciamento de riscos. Filosofia e cultura organizacional. Estruturas de gestão e estabelecimento dos níveis aceitáveis de risco. Uso de times e comitês. Auditoria Interna e Comitê de Auditoria. Treinamento e gerenciamento do risco. Métodos, ferramentas e técnicas. Mapas de riscos do negócio. Ferramentas de Modelagem. Técnicas para identificação e avaliação de riscos.

Governança Corporativa

Governança Corporativa e melhores práticas. Governança Corporativa como Modelo de Gestão. Código Brasileiro das Melhores Práticas de Governança Corporativa. Novo Mercado da Bovespa. Estudo de Casos de Ética Empresarial. Responsabilidade Social Corporativa. ESG.

Controladoria e Sistema de Informações

Controladoria. Missão e estrutura. O papel do controller. Sistemas integrados de gestão. Ferramentas e metodologias de gestão. Ambiente de controle e controles internos. Processos organizacionais; Modelos de gestão informatizados.

Business Intelligence, Business Analytics e Big Data com DS

Modelagem de Dados. Fundamentos de Projeto de Banco de Dados. Banco de Dados Não Estruturados. Principais recursos de captura e análise de dados em larga escala. Técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional. Data Warehouse; Business Intelligence e Business Analytics; OLAP e MOLAP; Business Intelligence: visão empresarial, ferramentas computacionais e relação com sistemas de gestão (ERP, CRM, SCM e outros). Aplicações de BI em Negócios. 

Planejamento e Gestão Orçamentária

Tipos de planejamento e controle orçamentário, das vantagens e desvantagens de sua existência, bem como das etapas de implantação, com exercícios práticos de elaboração de planos orçamentários, enfatizando o alinhamento às estratégias e planos da empresa. Nas atividades práticas serão exercitados: a elaboração dos orçamentos global e específicos; projeções das peças contábeis Demonstração do Resultado do Exercício, Fluxos de Caixa Operacional, de Investimento e de Financiamento e Balanço Patrimonial; validação e aprovação do plano orçamentário; execução e controle do planejamento orçamentário.

Seminários de Pesquisa Aplicada

Aspectos teórico e práticos relacionados à elaboração e à apresentação do trabalho de conclusão de curso. Discussão de questões epistemológicas da pesquisa acadêmica e a análise crítica de artigos e pesquisas produzidas por outros autores. 

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Mª. Ana Cláudia Redecker
  • Dr. Luis Carlos Pertille
  • Me. Rafael Disconzi Rodrigues
  • Dr. Ricardo Minotto
  • Dr. Marcelo Coletto Pohlmann
  • Drª. Sandra Belloli de Vargas
  • Dr. Rodrigo Heidt  Silveira
  • Dr. Rafael Scopel da Silva
  • Me. Eduard Pereira da Arruda
  • Me. Adriano de Oliveira Martins
  • Mª. Larissa Sielichoff
  • Me. Roberto Zeller Branchi

Coordenação

Graduada em Ciências Contábeis pela Unisinos, mestrado em Ciências Contábeis pela Unisinos e doutorado em Ciências Contábeis pela Unisinos. Professora adjunta na PUCRS. Membro do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da PUCRS. Experiência em EAD. Com formação em metodologias áticas pelo Consórcio Sthem Brasil. Membro do Gripo de Estudos – Ensino Híbrido (Sthem Brasil). Perita Contábil.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
21/02/2024 a 10/04/2024 - 10% de descontoR$ 1.134,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Empresas conveniadas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
Empresa Conveniada
Enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários de Empresa do Tecnopuc
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Servidores públicos do RS e dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até o segundo grau do servidor público)
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários da Caixa Econômica Federal
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

negocios