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MBA
O curso MBA em Agronegócios: indústria, produto e inovação prepara o empreendedor do Agronegócio para diagnosticar as movimentações de mercado e implementar soluções inovadoras que sejam socialmente relevantes, sempre focando na sustentabilidade como premissa.
04 de Abril de 2022
Inscrições até 04/04/2022
04/04/2022 a 17/12/2022
360 horas-aula
Quinzenalmente,
Segunda das 9h às 12h e das 14h às 17h e terça das 9h às 12h.
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!
Ser um empreendedor do Agronegócio exige visão estratégica, iniciativa e capacidade de liderança, assim como raciocínio de caráter abstrato, sociabilidade, capacidade de expressão e de comunicação. Este curso prepara o empreendedor do Agronegócio para diagnosticar as movimentações de mercado e implementar soluções inovadoras que sejam socialmente relevantes, sempre focando na sustentabilidade como premissa.
Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.
Executivos, empreendedores, sucessores ou profissionais que desejam empreender no agronegócio.
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
Escola de Negócios
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 25/03/2022
Estudo dos fundamentos micro e macroeconômicos da realidade econômica do agronegócio. Pressupostos teóricos do funcionamento dos mercados a partir da análise do comportamento dos indivíduos na tomada de decisões e da interdependência das variáveis econômicas. Soluções do agronegócio e conhecimentos de situações econômicas do cotidiano e dos negócios em diferentes cenários econômicos como, por exemplo, dos instrumentos de comercialização, análise das perspectivas do agronegócio brasileiro e sua inserção na economia nacional e regional.
As novas demandas do mercado consumidor internacional. Mercados emergentes e tradicionais de produtos do agronegócio brasileiro. Abordagens ao estudo de internacionalização de empresas no setor de agronegócios. Estratégias de internacionalização. Gestão de cadeias produtivas regionais e globais. Experiências de internacionalização e de gestão de negócios internacionais de empresas brasileiras e do mercado mundial de alimentos.
Conceito de ecossistemas de inovação. Interação da quíntupla hélice. Fomento à inovação, principais stakeholders. Gestão de agrohubs. Planejamento e gestão de startups no agronegócio.
O agronegócio e seus avanços tecnológicos no Brasil e no Mundo. Tecnologias aplicadas ao Agronegócio: A Internet das Coisas. Reconhecimento por imagens, Inteligência Artificial e a robotização do campo. As soluções tecnológicas aplicadas ao agronegócio para a produtividade e sustentabilidade. A Agricultura de Precisão. A produção de alimentos com uso de tecnologia intensiva.
Estratégias e tendências para negócios sustentáveis. Competitividade e o Triple Bottom Line. Utilização de tendências e sua incorporação às estratégias corporativas. Estudo de tendências e suas manifestações nos setores de alimentação e do agronegócio. Futuro e complexidade do consumo sustentável. Inovação e sustentabilidade: o papel do consumidor e a responsabilidade das empresas.
As tensões estruturais entre desenvolvimento agrícola e meio ambiente e a busca do “desenvolvimento sustentável” no meio rural. Os debates sobre agricultura, meio ambiente e comércio internacional: implicações para a agropecuária brasileira. As novas funções da agricultura e do rural. Políticas Agrícolas e de gestão do meio ambiente na agropecuária.
Cadeias Globais e Valor: Compreensão das mudanças nos padrões do comércio internacional. Caracterização do conceito de Cadeia Global de Valor. A reorganização das cadeias produtivas em âmbito global e seu impacto no agronegócio brasileiro. Oportunidades de agregação de valor e desenvolvimento industrial e econômico para o Brasil.
Empresa agrária e empresário rural: tratamento jurídico da empresa rural e empresa agrária; empresário rural individual; sociedade empresária rural. Teoria geral dos contratos agrários: contratos agrários e contratos agroindustriais; princípios dos contratos agrários; requisitos de validade dos contratos; sujeitos e objeto dos contratos; normas cogentes e autonomia privada; garantias contratuais; resolução dos contratos. Contratos agrários em espécie: parceria e arrendamento rural; locação de imóvel rural; contratos de integração; seguro agrícola; compra e venda de safra futura; contratos atípicos. Gestão e resolução de conflitos em contratos agrários: aspectos jurídicos da gestão de contratos agrários; arbitragem, mediação e outras formas de resolução de conflitos no agronegócio.
Como traduzir o valor oferecido ao cliente em receita. Principais fontes de receita. Como acertar na precificação. Desenvolvimento da técnica custo-volume–lucro. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.
Liderança, motivação e engajamento. Atração e retenção de talentos. Desenvolvimento de pessoas e avaliação do desempenho. Remuneração, reconhecimento e recompensas. Formação e desenvolvimento de equipes de alta performance.
Origem, evolução e princípios da Governança Corporativa. Estruturas e processos de Governança Corporativa. A Governança Corporativa no contexto do Agronegócios. A relação da Governança Corporativa com o comportamento inovador. O papel da Governança Corporativa e da Inovação na competitividade e continuidade do agronegócio.
O que é multi e omnicanalidade no contexto do agronegócio. Como conectar canais no mercado agro. Experiência do consumidor com produtos agropecuários e agroindustriais. Agronegócio produção, atacado e varejo.
Descrição das funções e características da agroindústria. Cadeias agroalimentares: recortes analíticos e seus objetivos. Cadeias agroalimentares e inovação: abordagens recentes.
Compreensão das tendências e os modelos de negócios emergentes no contexto do agronegócio. Conhecimento da adoção de novos modelos de negócios que reinventam experiências através da oferta de valor usando serviços e tecnologia, a exemplo das Agrotech. Fundamentos de modelagem de negócios a partir da identificação de oportunidades. Conceitos e práticas de Lean startup.
Desenvolvimento de novos produtos/serviços, a partir da identificação de oportunidades do mercado do agronegócio. Também apresentando subsídios necessários para a constituição de um plano integrado de Marketing e Financeiro que permita o lançamento e a manutenção do novo negócio.
Desenvolvimento de análise de mercado-alvo e tamanho do mercado, desenvolvimento de uma proposta de valor alinhada com o composto de marketing e indicadores de desempenho (KPIs).
Compreensão dos conceitos: modelagem de negócio, estratégia e pitch. Análise do contexto do empreendedorismo e da inovação. Visão sobre a prática empreendedora e as ferramentas úteis ao empreendedor. Estudo das suas etapas, processos e elaboração da modelagem de negócios e sua comunicação.
Ecossistema de Marketing Digital. Modelos de Negócios em Canais Digitais. Comportamento do Consumidor em Canais Digitais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo. Definição de persona. Compreensão sobre a importância da comunicação digital para os negócios.
A metodologia do Growth Hacking para o crescimento rápido dos negócios. Reflexões sobre o Marketing orientado a experimentos. Compreensão da testagem de hipóteses e priorização. Gatilhos para o crescimento rápido. Estratégias para o alcance, manutenção e encantamento dos clientes, potencializando as vendas e o aumento das indicações. O uso de equipes multifuncionais para a aplicação do Growth Hacking no Agronegócio.
Estudo dos princípios da metodologia científica, dos tipos de pesquisas, fases e procedimentos para realização e apresentação de projetos em agronegócio. Apresentação das possibilidades de formatos de trabalhos de conclusão de curso possíveis no MBA.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Dr. Lucas Bonacina Rodan
Dr. Augusto Mussi Alvim
Dr. André Hartmann Duha
Dra. Naira Maria Lobraico Libermann
Dra. Karen Sica
Dra. Frederike Mette
Dr. Lelis Balestrin Espartel
Dr. Luís Humberto de Mello Villwock
Dr. Luís Antônio Janssen
Dra. Gabriela Cardozo Ferreira
Dr. Osmar Tomaz de Souza
Me. Márcio Costa Moreno
Dra. Gabriela Wallau
Dra. Renata Bernardon
Dra. Stefânia Ordovás de Almeida
Dr. Clécio Falcão Araújo
Me. Vicente Henrique Zanella
Dr. Jean Philippe Palma Revillion
Dra. Márcia Barcellos
Prof. Dr. Augusto Mussi Alvim
[email protected]
Doutor em Economia (UFRGS), Pós-doutorado em Economia Internacional (Massey University), 2007. Professor Visitante na Universidade de Newcastle (UK), 2012. Professor Visitante Senior na Universidade de Illinois at Urbana-Champaign (2019-20). Professor Titular do curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE/PUCRS). Affiliated Researcher at Center for Climate, Regional, Environmental and Trade Economics (CREATE) from University of Illinois at Urbana-Champaign.
Prof. Dr. Lucas Bonacina Roldan
[email protected]
Doutor em Administração de Empresas (PUCRS/UCS) com linha de pesquisa em Gestão da Inovação, Competitividade e Mercado. Professor da Escola de Negócios da PUCRS, participa da Comissão Coordenadora e do NDE do Curso de Administração e trabalha com disciplinas vinculadas aos temas empreendedorismo e inovação e entusiasta no desenvolvimento de novos negócios com alto impacto social. Foi gestor de Negócios da Rede de Lavanderias Chuá e da SocialTec (uma empresa de assessoria e consultoria tecnológica incubada n Tecnopuc Startups).
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 780,00 * |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 741,00* |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 721,50* |
| Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 702,00* |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 686,40* |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 624,00* |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 624,00* |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 780,00 + 23 parcelas de R$ 390,00* |
*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.
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O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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