Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

MBA

MBA em Gestão de Projetos

8ª Edição 360 h/aula

O MBA em Gestão de Projetos conta com conteúdos desenvolvidos por especialistas que compartilham experiências com executivos da área.  Gerenciar projetos é uma habilidade para quem tem iniciativa, para quem assume a responsabilidade e faz as coisas funcionarem.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
11/04/2023 a 10/04/2024
Turno
Noite

Início

11 de Abril de 2023

Inscrições até 11/04/2023

Período

11/04/2023 a 10/04/2024

360 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Terças e quartas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

O MBA em Gestão de Projetos aborda os conhecimentos e técnicas mais atuais recomendadas pelos maiores especialistas da área e aplicadas em setores diversos, formando profissionais capacitados para liderar projetos de diferentes tamanhos e complexidades. 

Para quem é esse curso

O curso é destinado a profissionais de diversas áreas que atuam na liderança de times, coordenação ou implementação de projetos com ou sem fins lucrativos, buscando atingir melhores resultados no seu gerenciamento.

O que você vai aprender

  • Liderar e conduzir a execução de projetos efetivos com uso de conhecimentos teóricos e práticos.
  • Dar suporte às organizações na concepção, planejamento, monitoramento e implementação de projetos. 

  • Desenvolver as suas atitudes e ações para facilitar negociações e organizar as estruturas colaborativas no desenvolvimento de projetos.
  • Potencializar o incremento dos resultados da organização por meio da gestão de projetos.

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Corpo docente formado por Diretores, Gerentes de Portfólio de Projetos e Chief Project Officer, além de gerentes de projetos com mais de 20 anos de experiência na área em empresas nacionais e multinacionais. 
  • Laboratório com softwares de gestão de projetos, bem como salas de Ideação e Prototipação. 
  • Método de ensino baseado em estudos de casos e aulas expositivas, com base nas últimas atualizações na área de gestão de projetos em diferentes formatos, tais como projetos preditivos, projetos adaptativos e projetos híbridos. 
  • Palestras de profissionais que atuam em projetos em grandes organizações, visando a troca de experiências e proporcionando a visão de atuação do profissional no mercado.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 11/04/2023

Disciplinas

O Padrão de Gerenciamento de Projetos

Objetivos do padrão de Gerenciamento de Projetos. Termos e conceitos-chave. Sistema de Entrega de Valor. O Ambiente do Projeto. A Governança do Projeto. Princípios de Gerenciamento de Projetos.

Design Thinking e a Concepção de Projetos

Conceitos Elementares Sobre Design Thinking; Pensamento Intuitivo e Analítico; A Colaboração e a Experimentação; A Cocriação e Prototipação; As Técnicas De Identificação: pesquisa, observação, entrevista, netnografia, jornada do usuário, personas, storytelling, mescai, braistorming e encenações. A Seleção do Design; O Aprendizado Em Projetos Com o Uso Do Design Thinking; O Design Thinking Aplicado á Projetos Ágeis; A Identidade Visual do Design Thinking.

Prazos e Gestão do Tempo em Projetos

Conceitos Sobre Prazo, Duração e Tempos Em Projetos. A Relevância Do Gerenciamento de Tempos; A Estimativa De Tempos em Projetos; As Atividades e Os User Cases em Projetos; A Priorização de Atividades; Definições de Duração De Sprints; Atividades Escondidas; A Otimização de Tempos; Lead e Lag De Atividades; Técnicas De Monitoramento Dos Tempos Em Projetos: Pert/CPM, GANTT; O Product Backlog e a Duração Total Estimada; O Gráfico Burndown; Os Buffers de Tempo Em Projetos.

A Cultura organizacional e o Ambiente Corporativo

As diferentes tipologias de cultura; A Cultura Transnacional; A Cultura Nacional; A Cultura Organizacional; Subculturas; O Ambiente corporativo; Clima Organizacional; Projetos de negócios; Diferenciais Competitivos; Contexto Externo – VUCA e BANI; Dinamismo e Complexidade em Projetos. Modelos mentais; Disrupção; Fatores Influenciadores para Projetos Ágeis; Maturidade Organizacional em Projetos; Transformação Ágil; Organizações ágeis.

Custos e Gestão Financeira em Projetos

Valor De Um Projeto; Viabilidade Econômica; Viabilidade Financeira; Retorno Do Investimento; Payback; Valor Agregado; Funding e a Captação De Recursos; Monitoramento e Controle Financeiro De Um Projeto; Os Custos De Um Projeto; Custos Diretos e Indiretos De Um Projeto; Capitalização De Projetos; Custos Fixos e Custos Variáveis Em Projetos; Custos Incorridos (Sunk Costs); Custo De Oportunidade; Estimativa De Custos De Um Projeto; Fluxo de Caixa De Projeto.

Liderança e Gestão de Pessoas em Projetos

Aspectos formais e informais de liderar um projeto. Consciência política, influência e poder. Dinâmica dos grupos de trabalho. Liderança, motivação e engajamento. Previsão de recursos humanos em projetos. Atração e retenção de talentos. Avaliação de desempenho, reconhecimento e remuneração.  Times De Alta Performance; Formação De Times (Team Buiding); Participação Ativa; Colaboração Mútua; Inteligência Emocional; Orientação Para Resultado; Engajamento e Compartilhamento De Responsabilidades; Times Alto Gerenciáveis; Empowerment Versus Controle; Times Ágeis.

Incertezas e Gestão de Riscos em Projetos

Os Riscos Em Projetos; As Incertezas; Riscos Positivos E Riscos Negativos; Variantes Internas E Externas Em Riscos; A Avaliação Qualitativa De Riscos; A Avaliação Quantitativa De Risco; Análise Probabilidade-Impacto De Riscos; VME -Valor Monetário Esperado; Planos De Resposta Aos Riscos; Prototipação; Projeto-Teste.

Informações e Gestão da Comunicação em Projetos

O processo de comunicação em projetos e seus desafios. Conceitos Fundamentais De Comunicação Em Projetos; Técnicas Efetivas De Comunicação; Estágios Da Comunicação; Mídias Internas e Externas; Técnicas De Determinação De Público-Alvo; Segmentação Da Comunicação; Propagação e Difusão; Métodos De Determinação Temporal Da Comunicação; Acessibilidade à Informação; Comunicação Ativa e Passiva; Determinação De Medição da Compreensão; A “Descomunicação”; Comunicação Ágil.

Stakeholders e Solução de Conflitos em Projetos

As Partes Interessadas; Identificação De Stakeholders; Mapeamento De Stakeholders: Análise Poder/Interesse; Plano De Gerenciamento De Stakeholders: Gerenciamento Da Comunicação; Fatores Motivadores; Colaboração Ativa e Passiva; Gestão Colaborativa; Estratégias De Engajamento; Meios De Interação; Argumentação e Contra Argumentação; Técnicas Para Mapeamento De Necessidades; Levantamento De Requisitos; Premissas e Restrições; Foco No Cliente. Principais tipos e modelos de negociação. Estratégias e táticas de negociação.

Negociações e Aquisições em Projetos

Processos requeridos para adquirir bens e serviços externos à organização executora. Conceitos Fundamentais Sobre Negociação; As Negociações Em Projetos; As Técnicas De Negociação; As Habilidades Do Negociador De Projetos; Estilos De Negociadores; Técnicas De Negociação: MAPUANA, Preço Reserva; ZOPA; Criação de Valor Por Troca, Myers-Briggs; Negociação Distributiva (Competitiva); Negociação Participativa (Colaborativa); Negociação Por Fases Do Projeto; Negociação Ágil; Acordos de Fornecimento; Tipos De Contratos Em Projetos; Critérios de Seleção; Rescisão e Encerramento de Negociação; Encerramento de Contratos Em Projetos; Contratação De Seguros De Projetos; Acordos Contratuais De Fornecimento.

Execução e Gestão da Qualidade em Projetos

Definição de critérios da Qualidade do Projeto e dos resultados. Exigências dos clientes para a execução. Indicadores de desempenho. A Eficiência e a Eficácia; A Tríplice Restrição Ampliada; O Controle Estatístico da Qualidade; Garantia de Qualidade; A Trilogia Juran; As normativas de Qualidade; Técnicas de Controle da Qualidade: Seis Sigma, Diagrama Causa-Efeito, Histograma; O Gerenciamento da Performance Ágil;

Escritórios de Gestão de Projetos: PMO

Caraterísticas Do Escritório De Projetos; Definição e Implementação De Escritórios De Projetos (PMO). PMO Ágil; Modelos De Escritório De Projetos; Gestão De Portfolio e Programas De Projetos; Os Fatores Críticos De Sucesso Do PMO; Planejamento De Portfolio De Projetos; Ferramentas De Gerenciamento De Portfolio De Projetos: Processos Do Escritório De Projetos; Modelo De Avaliação De Maturidade De Escritórios De Projeto; Geração De Valor e Resultado Em Projetos Organizacionais.

Gestão de Projetos Ágeis

Conceitos Fundamentais De Projetos Ágeis; O SCRUM; Diferenças Entre Método Ágil e Método Cascata; Simplicidade; Incrementos; Metodologia Do Mínimo Suficiente; Participação Ativa; Os Eventos Em Projetos Ágeis; Os Papéis Em Projetos Ágeis; As Sprints; As Técnicas De Gerenciamento Ágil; A Adaptação e Mudanças; O Framework De Projetos Ágeis (Visão, Ideação, Exploração, Adaptação, Fechamento); Os Projetos Ágeis Em Organizações Tradicionais.

Especificações e Definição do Escopo em Projetos

Conceitos Relevantes Sobre Escopo De Projetos; As Etapas De Identificação De Escopo: Ideação, Concepção, Definição e o Controle; Boas Práticas Em Identificação Das Necessidades De Projetos: Storyboarding, Bechmarking, Dinâmicas De Grupo;, Técnica Delphi, Mapas Mentais; o Escopo De Produto e Escopo De Projeto; Técnicas de Coleta de Requisitos; As User Stories e os Critérios De Aceitação; A Formação e Priorização Do Product Backlog; O Goldplating; O Termo De Abertura; A Identificação Das Premissas de Um Projeto; As Restrições De Um Projeto e Do Resultado Do Projeto; O Incremento e a Redução Do Escopo Em Projetos; Técnicas de Monitoramento e Verificação Do Escopo De Projetos.

Mentalidade Ágil - LEAN

Definição De Lean; Pensamento Lean-Agile, Princípios Ágeis; O Pensamento Ágil Aplicado à Projetos; Comportamento Ágil; Práticas Do Lean-Agile. Mínimo Produto Viável (MVP); A Melhoria Contínua; O Just-In-Time; Kaizen; O Kanban; O Andon; Gestão Visual; Last Planner; Produto e Resultado Enxuto; Pensamento Sistêmico.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Luis antonio janssen
  • Dr. Marcirio silveira chaves
  • Dr. Luis humberto de mello villwock
  • Dra. Alessandra costa smolenaars dutra
  • Dr. Andre hartmann duha
  • Me. Jorge horacio nicolas audy
  • Ma. Adriana schujmann
  • Me. Rafael disconzi rodrigues
  • Me. Fabio giordani
  • Ma. Deborah selistre osorio
  • Me. Ivan brasil dos santos galvão
  • Dr. Jair da anunciação de azevedo junior

Coordenação

  • Prof. Dr. Luis Antonio Janssen
  • [email protected]
    Doutor em Administração (PPGAd/PUCRS). Mestre em Administração e Negócios (MAN/PUCRS). Bel.em Administração de Empresas (PUCRS). Espec. em Governança de TI (MIT-USA).

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 30/01 à 28/02/2023R$ 1.134,00
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.