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CURSO DE MBA Uol Edtech

Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade

1ª Edição

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Apresentação

Programe-se

Início
19 de Março de 2021

Inscrições até 12/03/2021

Período
19/03/2021 a 17/12/2021
360 horas-aula
Dias e Horários
Quinzenalmente,
sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h45min às 12h15min e das 14h às 17h15min.

Informativo Coronavírus
A forma da retomada das aulas, respeitará os protocolos vigentes.

Sobre o Curso

O curso aborda diferentes aspectos relacionados à liderança e à gestão de equipes, dentro e fora das organizações. Discute práticas de liderança e estratégias de gestão de equipes capazes de aumentar a produtividade e trazer resultados superiores para projetos e organizações. Analisa os principais desafios da liderança e busca o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da liderança de uma maneira exemplar. Apresenta métodos e técnicas voltadas ao aumento da produtividade das equipes, eficiência e resultados.

Modalidades

É uma pós-graduação em que o aluno poderá optar por realizar o curso de forma presencial, ou online. O aluno do online tem acesso a exatamente o mesmo conteúdo e metodologia que o aluno presencial recebe, a única diferença é que o aluno online visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Objetivos

  • Preparar líderes e chefias para gerenciar equipes de maneira eficaz, aumentado a produtividade, eficiência e os resultados.
  • Ampliar os conhecimentos sobre o exercício da liderança e sobre as competências necessárias para liderar de maneira eficaz, dentro e fora das organizações.
  • Refletir sobre fatores críticos relacionados ao comportamento das pessoas e que possuem um impacto significativo na satisfação profissional, motivação e engajamento.
  • Capacitar para a utilização de métodos e técnicas de gestão de equipes em diferentes situações e contextos.

Público-Alvo

Líderes e gestores de equipes em geral; profissionais de diferentes áreas e setores que lideram pessoas, equipes ou organizações na busca de objetivos e resultados superiores; profissionais das áreas de negócios, humanas, sociais, tecnológicas e da saúde que atuam dentro e fora das organizações; empreendedores, gestores empresariais, gerentes de projetos, consultores, profissionais liberais e técnicos.

Perfil do Egresso

Liderar pessoas e gerenciar equipes de maneira eficaz. Aplicar métodos e técnicas capazes de aumentar a produtividade e a eficiência das equipes. Motivar e engajar a equipe, aumentando a satisfação e os resultados.

Unidade Promotora

Escola de Negócios

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 12/03/2021

Disciplinas

Não existe líder perfeito: os tipos de liderança

A evolução do pensamento sobre liderança. Tipos de liderança. Propósito, significado e valores. As práticas de uma liderança exemplar. Competências de liderança para o futuro. Credibilidade e relações de confiança.

Comunicação não violenta, empatia e cooperação

A comunicação empática e cooperativa. A expressão de sentimentos e necessidades. O uso incorreto do medo, da vergonha, da acusação, do erro, da coerção, das exigências ou ameaças no processo comunicacional. Estratégias para uma comunicação não violenta.

Resolução de conflitos, mediação e conciliação de interesses

Os conflitos de interesse. Princípios de uma negociação eficaz. Separação das pessoas dos problemas. Investigação dos interesses. Geração de opções de ganhos mútuos. Utilização de critérios objetivos. Mediação de conflitos.

Mentoria e Coaching: promovendo a excelência pessoal

As diferenças entre coaching e mentoria. Ferramentas e práticas de coaching. A busca do sucesso pessoal e profissional. O papel do mentor na formação profissional e na carreira. A escolha do mentor. O processo de mentoria e avaliação dos resultados.

O desafio final da liderança: como confiar

A liderança baseada em princípios. A orientação moral. Os princípios, leis naturais e valores primordiais universalmente válidos. As vantagens do paradigma da liderança baseada em princípios. Novas formas de influência poder.

Inteligência emocional: gerenciando as próprias emoções

Autoconhecimento e autogerenciamento. As competências pessoais e as competências sociais. Auto percepção, auto regulação e motivação. Empatia e aptidões sociais. Educação emocional.

Diversidade

As fontes da diversidade humana no trabalho. Vantagens do estímulo à diversidade. Principais obstáculos e desafios. Estratégias e práticas adotadas pelas empresas para a gestão da diversidade. Discriminação e ações afirmativas.

Tudo tem um fim:  demissões, mudanças e aposentadoria

Mudanças de vida e transições de carreira. Inclinações pessoais e vocação. Life Design. Identidade profissional e experimentações práticas. Temperamento e carreira. Momento de vida e escolhas profissionais. Aposentadoria e planejamento de vida.

Montando equipes de sucesso: atração e retenção de talentos

Características de uma equipe de sucesso. Competências necessárias para o desempenho da equipe. Competências relacionais e para tomada de decisão. Estratégias e técnicas para atrair e identificar talentos. Desafios na retenção de talentos.

Equipes auto gerenciáveis e métodos de organização de times

As equipes e os novos modelos de gestão. A evolução do trabalho em equipe e as equipes auto gerenciadas. Mudanças nas relações de poder e o novo papel das lideranças. As organizações em rede e as equipes virtuais. O impacto da tecnologia da informação na organização dos times.

Design Thinking: trabalho, decisão e criação colaborativa

O método do Design Thinking para a criação colaborativa e tomada de decisão em grupo. Criatividade e o processo criativo. Aquisição de informações e práticas de empatia junto ao público usuário. Análise e adaptação das soluções ao contexto. Métodos para a geração de ideias e o processo de ideação. Validação e prototipagem.

Da tarefa à motivação: propósito e engajamento de equipes

Os princípios da motivação humana e o engajamento da equipe. A importância do desenho das tarefas. A gestão das expectativas. A identificação de um propósito no trabalho. A busca pela excelência no desempenho. Liberdade e autonomia para fazer e decidir.

Mentoria e Coaching de Equipes: desenvolvimento tailor-made

Objetivos da mentoria e do coaching de equipes. O papel do mentor e do coach de equipes. Estratégias de atuação. Formação e desenvolvimento de equipes sob medida. Técnicas e ferramentas de coaching de equipe. Performance da equipe e resultados.

Gestão Home Office e online

A evolução do trabalho e o impacto das novas tecnologias da informação na gestão. Do teletrabalho às equipes totalmente virtuais. O desafio gerencial das organizações em rede. Características do trabalho em home office. Estratégias e técnicas de gestão online.

Psicologia, comportamento e dinâmicas de grupo

A dinâmica dos grupos e os processos grupais. Tipos de grupo e por que são formados. A composição dos grupos. As normas, as regras e os papeis. Status dos membros do grupo e pressão para a conformidade. Tamanho do grupo e a interação. Grau de coesão do grupo e desempenho. Fenômenos que ocorrem na tomada de decisão em grupo.

Metodologias ágeis (agile management)

A gestão ágil e a produtividade das equipes. As aplicações dos métodos ágeis na prática. Utilização dos papéis, artefatos, eventos e regras do Scrum para a redução de desperdícios, diminuir o risco, melhorar a qualidade e entregar valor para o cliente.

Tecnologia e dados para produtividade de equipes

A revolução do uso da tecnologia e dos dados nas práticas de gestão de pessoas e equipes. O uso de dados no apoio à tomada de decisão. Gestão e otimização de processos utilizando Data Science e Inteligência Artificial. O uso da tecnologia no apoio à comunicação, no planejamento, na organização do trabalho e na execução das tarefas.

Gerenciamento de projetos

Introdução a área de gerenciamento de projetos. Concepção estratégica de projetos. Ciclos de vida de projeto. Projeto, programa e portfólio. Grupos de processos e áreas de conhecimento na gestão dos projetos. Técnicas e ferramentas para gerenciamento de projetos. Gestão de equipes de projeto.

Gestão do tempo

Administração e otimização do tempo. Definição de prioridades. Organização da informação. Como lidar com as interrupções diárias. Planejamento e agendamento de ações e compromissos. Disciplina e hábitos corretos.

Oficina de Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade

O que é um Estudo de Caso. Tipos e objetivos dos Estudos de Caso. O método do Estudo de Caso. Coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no Método do Estudo de Caso. Apresentação dos resultados.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Ma. Alessandra Costa Smolenaars Dutra
  • Esp. Alessandra Gonzaga
  • Dra. Ana Clarissa Matte dos Santos
  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Ma. Andrea Arnoud de Oliveira Mussnich
  • Esp. Crismeri Delfino Correa
  • Dra. Daniela Forgiarini Pereira
  • Me. Jaime Wagner
  • Dra. Jaqueline Maia Mânica
  • Ma. Loraine Bothomé Muller
  • Dr. Luís Antônio Janssen
  • Dr. Luís Humberto de Mello Villwock
  • Dra. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Me. Rafael Matone Chanin
  • Dr. Rafael Prikladnicki
  • Ma. Renata de Resende Lovera Tomasi
  • Me. Thiago Brèyer
  • Me. Tiago Vinícius Febel
  • Dr. Wagner de Lara Machado

Coordenação

  • Prof. Dr. André Hartmann Duhá
  • [email protected]
    Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1994), Mestre em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Professor da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador geral dos cursos de MBA e de Especialização da Escola de Negócios da PUCRS.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
Desconto para matrículas antecipadas*
Até 31/12/2020R$ 582,67
*O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. O valor acima é válido somente para a data informada.
PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 728,33
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 640,93
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 655,55
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 509,83
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 619,08
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 582,67

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

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Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.



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