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MBA
O curso MBA em Qualidade, Gestão e Engenharia de Processos desenvolve conhecimento em engenharia de processos, conquistando um diferencial em seus currículos, podendo fazer uma análise crítica de diferentes negócios e promovendo o crescimento das empresas onde atuam.
07 de Abril de 2022
Inscrições até 07/04/2022
07/04/2022 a 17/12/2022
360 horas-aula
Quinzenalmente,
Quinta das 14h às 17h e sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h
Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.
Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!
A qualidade e a gestão são pré-requisitos de negócios bem-sucedidos. Profissionais com conhecimento em engenharia de processos conquistam um diferencial em seus currículos, podendo fazer uma análise crítica de diferentes negócios e promover o crescimento das empresas onde atuam.
Profissionais de qualquer área de formação e atuação, que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre qualidade, gestão e engenharia de processos.
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
Escola Politécnica
Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Início: 04/10/2021
Término: 27/03/2022
Métodos de melhoria de resultados. Gestão focada na Qualidade e Cliente. Gestão de equipes para uso de métodos de melhoria. Gerenciamento da Rotina em empresas de manufatura e serviços.
Introdução a ferramentas de melhoria e gestão e sua evolução histórica. Ferramentas quantitativas, qualitativas e visuais de gestão. As ferramentas de gestão e o processo decisório empresarial. Da melhoria à inovação nas organizações. Aplicações de ferramentas de melhoria e gestão em produtos, serviços, processos e negócios.
A importância da análise de dados. Conjuntos de dados: população e amostra. Tipos de variáveis. Estatística descritiva: medidas de posição e de variabilidade. Parâmetros e estimadores. Noções básicas de Probabilidade. Correlação. Testes de hipóteses. Experimentos planejados: One-way ANOVA.
Definição e contextualização do programa de Lean Six Sigma (LSS), história e resultados da aplicação no mercado. Integração da metodologia DMAIC e do Mapa de Raciocínio para o desenvolvimento dos Projetos. Apresentação da estrutura dos Projetos Kaizen e das ferramentas da qualidade. Discussão como o LSS contribui para a melhoria de processos das instituições em um ambiente de crescimento das metodologias Ágeis.
O processo de avaliação da conformidade seus mecanismos e agentes. A certificação de produtos, processos, serviços, pessoas e sistemas de gestão. A certificação de sistemas da qualidade e as normas relacionadas. A auditoria em sistemas de gestão. A acreditação de organismos de certificação e acreditação e as normas relacionadas.
Conceitos relacionados aos processos de Auditoria e Avaliação; Princípios da ABNT NBR ISO 19011; Princípios da ABNT NBR ISO/IEC 17011; Como estruturar um Programa de Auditoria e conduzi-lo; Auditorias e Avaliações Remotas; Contra-auditoria: como identificar e evitar que aconteça; Pós auditoria: como tratar não conformidade e avaliar as evidências.
Reflexão sobre a Filosofia e os Princípios do Lean. Estudo da estratégia e da liderança Lean. Lean e Indústria 4.0. Compreensão de perdas nos fluxos produtivos. Análise da viabilidade operacional de ferramentas de implementação do Just-in-time, da Autonomação, da Estabilidade de Processos e da Melhoria Contínua. Discussão sobre os desafios de implementação.
Administração do capital de giro. Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa. Prazos médios e rotação dos estoques. Contas a receber e contas a pagar. Fontes e necessidades de capital de giro. Ambientes Macroeconômicos, visão sistêmica da gestão Fluxo de Caixa. Planejamento Financeiro x Estratégico. Identificação da Necessidade do Capital de Giro Formas de Negociação: Clientes x Fornecedores. Administração das disponibilidades Fluxo de Caixa.
Apresentação de conceitos e modelos para análise estratégica de custos em processos. Classificação dos custos: diretos e indiretos, fixos e variáveis, totais e unitários. Análise de custo-volume-lucro e determinação dos pontos de equilíbrio contábil, econômico e financeiro. Apresentação dos princípios de custeio: construção de sistemas de gerenciamento de custos. Análise de desperdícios: perdas por ociosidade e por ineficiência. Mapeamento de processos e implementação dos métodos de alocação de custos: método dos centros de custo
Estratégias empresariais. Ambientes competitivos. A Qualidade como critério competitivo. Qualidade e a Estratégia de Operações. Estratégias emergentes, Planejamento Estratégico – abordagem clássica e a visão contemporânea. A execução da Estratégia. A Estratégia em um cenário de crise e na “nova economia” digital. Proposição de valor. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.
Sociedade do Conhecimento, Sociedade Digital e Transformação Digital. Economia do Conhecimento e Economia Digital. Conhecimento como ativo de produção. Gestão do Conhecimento e Inovação Contínua. Transformação Digital: integração de Pessoas, Processos e Tecnologia. Métodos, Técnicas, práticas e ferramentas de Gestão do Conhecimento.
A importância do Marketing de Qualidade. Gestão de clientes e atendimento de qualidade. Uso de Redes Sociais como ferramentas de marketing. A Qualidade sendo usada como pilar do Marketing contemporâneo.
Introdução a Fatores Humanos e Engenharia de Resiliência. Segurança e Confiabilidade Tecnológica, Humana e Organizacional. Sistemas tratáveis e intratáveis. Trabalho imaginado e trabalho realizado. Visões Fragmentadas e Integradas da Produtividade, Qualidade, Segurança e Confiabilidade. Variabilidade e Desempenho. Capacidades e Potenciais de Resiliência.
O impacto das novas tecnologias na Qualidade e Produtividade no ambiente de negócios. Indicadores estratégicos. de desempenho (KPI’s). Analytics – uso de dados para a tomada de decisão. Business Intelligence (BI) e Big Data. Aplicação da inteligência computacional e machine learning.
Estrutura organizacional e gestão por processos. Compreensão do impacto dos fluxos de materiais, de informações e de pessoas nos fatores críticos e nas restrições de sistemas produtivos. Mapeamento de processos e identificação de perdas produtivas. Estudo da otimização e redesenho de processos com apoio de sistemáticas de simulação. Aperfeiçoamento contínuo de processos
Comparar os métodos sequenciais a ágeis. Conhecer práticas de excelência das organizações, compreendendo os fatores de sucesso nos projetos. Entender os papéis, tecnologias e ferramentas para apoiar as tomadas de decisão dos gestores, visando ganhos de competitividade e de desempenho do time nas rotinas projetuais. Fornecer, assim, embasamento metodológico para criação de novas soluções ou na melhoria de processos e produtos – físicos ou digitais. (Preencher de acordo com material disponível no item 17)
Conceitos de tecnologias avançadas aplicados ao contexto da Gestão de operações. Os quatro smarts da Indústria 4.0: Smart Manufacturing, Smart Products and Services, Smart Working e Smart Supply Chain. Gestão da Qualidade na Indústria 4.0.
Usos e aplicações de tecnologias na gestão das cadeias de suprimentos/logística. Identificação de recursos e estratégias para logística, suprimentos e operações, visando atingir nível de serviço e racionalizar o uso de recursos, máquinas e equipamentos. Apresentação de oportunidades onde o emprego de ciência de dados (DS) e automação podem contribuir para a tomada de decisão e obtenção de ganhos de eficiência e competitividade nas empresas.
Lean Thinking. Da Manufatura Enxuta ao Lean Service. A filosofia, fundamentos e técnicas Lean. A evolução e disseminação do pensamento Lean e sua aplicação em Serviços. Lean Health, Lean Office, Lean Startup. Abordagens que complementam o Lean: Teoria das Restrições, World Class Manufacturing, Excelência Operacional.
Tipos de projeto em Qualidade e Engenharia de Processos. Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Métodos de pesquisa qualitativos (estudo de caso, pesquisa-ação, focus group). Métodos de pesquisa quantitativos (survey, experimento). Análise de dados (técnicas de análise de dados).
Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.
Dr. Éder Henriqson
Dr. Clécio Falcão Araújo
Dra. Maira Petrini
Dra. Frederike Monika Budiner Mette
Me. David Martin Johnston
Dr. Domingos Rafael Ferla Valladares
Me. Márcio Soares Torres
Dr. Eduardo Giugliani
Dr. Filipe Albano
Dr. Hélio Radke
Dr. Álvaro Leão
Dra. Patricia Magnano
Me. Fernando Lemos
Dr. Néstor Fabián Ayala
Me. Etiene Mendes
Dra. Angela Danilevicz
Me. Paula Lunardi
Dra. Morgana Pizzolato
Dr. Rodrigo Pinto Leis
Prof. Dr. Filipe De Medeiros Albano
[email protected]
Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS. Auditor líder nas normas ISO9001, ISO/IEC17025 e 17043. Gerente da Qualidade na Rede Metrológica RS, Professor da Escola Politécnica da PUCRS e Coordenador da Pós-Graduação de Lean Six Sigma / Black Belt. Membro do Comitê Brasileiro de Qualidade – CB25 da ABNT, participando da revisão e/ou tradução das normas ISO9001, ISO/IEC 17025, ISO19011, ISO/IEC17043, ISO/IEC17011. Autor do livro Validação e Garantia da Qualidade de Ensaios Laboratoriais. Criador do Instagram FA, sobre @qualidadeegestao
Prof. Me. Márcio Soares Torres
[email protected]
Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS, Especialização em Gestão e Liderança pela PUCRS, Graduação em Eng. Elétrica. Consultor em Estratégia Empresarial e Gestão de Operações e Produção. Professor e Coordenador de cursos de Pós-Graduação da Escola de Negócios da PUCRS. Ex-diretor do CNTL-Centro Nacional de Tecnologias Limpas – FIERGS-UNIDO/UNEP.
Público | Valor |
---|---|
Público geral | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 670,00* |
Grupos de 5 a 9 pessoas | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 636,50* |
Grupos de 10 a 19 pessoas | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 619,75* |
| Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 603,00* |
PUCRS Alumni | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 589,60* |
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00* |
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00* |
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO | Matrícula de R$ 670,00 + 23 parcelas de R$ 335,00* |
*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.
Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.
O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
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