Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização

Oncologia Ginecológica e Endoscopia Ginecológica

2ª Edição 2880 h/aula

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/03/2023 a 28/02/2024
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

01 de Março de 2023

Inscrições até 06/12/2022

Período

01/03/2023 a 28/02/2024

2880 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Segundas das 8h às 12h e das 13h às 21h, quartas das 13h30 às 19h e quintas e sextas das 8h às 12h

Sobre o Curso

Este Curso irá complementar a formação do Residente em Ginecologia nas áreas de Oncologia Ginecológica e Endoscopia Ginecológica. Nos ambulatórios serão revisadas e discutidas condutas nas áreas clinicas da ginecologia, enfatizando o câncer ginecológico, assim como a decisão clinica das indicações cirúrgicas na endoscopia ginecológica. Em sala cirúrgica serão operadas pacientes com lesões precursoras e invasoras na área do câncer ginecológico (vulva, colo uterino, endométrio e ovário principalmente). Na área de endoscopia ginecológica serão demonstradas e executadas pelos alunos todas as técnicas cirúrgicas em videolaparoscopia e em videohisteroscopia sempre com a orientação de professores experientes nessas áreas.

Para quem é esse curso

Curso é destinado a médicos que tenham concluído três anos de Residência em Ginecologia.

O que você vai aprender

O egresso deste curso deverá ter na assistência ambulatorial prestado atendimento e participado das decisões clinicas das diversas patologias ginecológicas na área do câncer. Em centro cirúrgico deverá estar apto a realizar as cirurgias de pequeno, médio e grande porte, devendo a “posteriori” aprimorar estas habilidades.

Porque fazer esse curso na PUCRS

Professores e Médicos do Serviço altamente capacitados nas diferentes subáreas da Oncologia Ginecológica e Endoscopia Ginecológica.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Pré-Requisito

Residência em Ginecologia ou Cirurgia Geral – 3 anos.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova;
  • Análise de Currículo;

EDITAL

Confira todas as informações necessárias para o processo de seleção do PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Práticas Médicas Hospitalares – PMH) da Escola de Medicina 2023 do Hospital São Lucas da PUCRS no manual do candidato.

Edital de Especialização PMH ESMED 2023

Primeiro Edital Complementar – Especialização PMH ESMED 2023

candidatos inscritos homologados para realizar a prova em 12/12/2022

Candidatos com Homologação para Prova Escrita

gabarito

Gabaritos Processo Seletivo 2023

classificação final PMH 2023

CLASSIFICAÇÃO FINAL PMH_1_EDITAL_2023

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Disciplinas

Anatomia Cirúrgica da pelve e Técnicas Cirúrgicas

Estudo de temáticas e práticas para a produção do conhecimento nas áreas de Anatomia Ginecológica com treinamento em serviço, supervisionado.  Conhecimentos básicos das estruturas anatômicas e das entidades nosológicas de tratamento cirúrgico na clínica ginecológica, da concepção à senectude, além da aquisição do manejo prático nas diversas situações clínicas e cirúrgicas da especialidade. Atendimentos ambulatoriais, em bloco cirúrgico, em ambientes virtuais e em enfermaria.   Técnicas cirúrgicas para abordagens vaginais, laparoscópicas, laparotômicas e histeroscópicas. Princípios básicos e avançados em cirurgia ginecológica. Equipamentos e materiais envolvidos nas cirurgias ginecológicas. Princípios de cuidados, esterilização e manutenção de materiais cirúrgicos. Práticas assistenciais cirúrgicas em ginecologia. Os cuidados pré-operatórios, a técnica operatória e os cuidados pós-operatórios.

Câncer Ginecológico

Estudo da biologia do desenvolvimento uterino. Fatores de risco associados ao câncer de colo e de endométrio. Alterações fisiológicos e patológicas do colo uterino e endométrio. O papel da infecção por papilomavírus humano na gênese de câncer de colo. O rastreamento do câncer de colo uterino. Colposcopia. Lesões precursoras e estadiamento do câncer de colo e de endométrio. Fatores genéticos do câncer. Tratamentos cirúrgicos do câncer de colo e de endométrio. Tratamentos complementares (quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia, radioterapia). Fatores precursores e de risco para câncer de ovário e de vulva. Classificações e estadiamento dos cânceres de ovário e vulva. Manejo prático de situações clínico cirúrgicas no tema. Abordagem prática em cirurgias de citorredução e linfadenectomias. Vulvoscopias. Princípios de ecografia transvaginal na identificação de tumores ovarianos.  Tratamentos cirúrgicos e farmacológicos do câncer de ovário e de vulva. As lesões borderlein de ovário.

Videolaparoscopia diagnóstica e cirúrgica

Equipamentos de videolaparoscopia. Princípios físicos e químicos de cirurgia endoscópica. Os materiais e cuidados de manutenção e esterilização em videocirurgias. Princípios de pneumoperitôneo e acesso à cavidade abdominal. A condução e a conversão de laparoscopias. Técnica cirúrgica aplicada (laboratório de habilidades e em campo cirúrgico). Preparo pré-operatório, trans-operatório e pós-operatório em videolaparoscopia. Principais cirurgias videolaparoscópicas em ginecologia.

Videohisteroscopia diagnóstica e operatória

Equipamentos de videohisteroscopia. Princípios físicos e químicos de cirurgia endoscópica. Os materiais e cuidados de manutenção e esterilização em videocirurgias. Princípios da histeroscopia diagnóstica e acesso à cavidade uterina. A condução de histeroscopias cirúrgicas. Técnica cirúrgica aplicada (laboratório de habilidades e em campo cirúrgico). Preparo pré-operatório, trans-operatório e pós-operatório em videohisteroscopia. Principais cirurgias videohisteroscópicas.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

Dr. Manoel Afonso Guimarães Gonçalves
Dr. Fernando Anschau
Esp. Rafaela Gasperin
Me. Camila Finger

Coordenação

  • Prof. Dr. Manoel Afonso Guimarães Gonçalves
    [email protected]
    Médico – Ginecologista, Mastologista e Obstetra.
    Mestre e Doutor em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo.
    Professor Titular de Ginecologia da PUCRS.
    Coordenador do Setor de Oncologia Ginecológica e Endoscopia Ginecológica do HSL-PUCRS.
    Áreas de atuação: Câncer Ginecológico, Técnicas Cirúrgicas em Ginecologia, Endoscopia Ginecológica (Vídeolaparoscopia e Vídeohisteroscopia).

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 920,00 + 11 parcelas de R$ 920,00
BOLSA DE 68% DE DESCONTO EM TODO O CURSO (já aplicado no valor acima).

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.