Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS

Especialização

Ortodontia

18ª Edição 2.010 h/aula

O Curso de Especialização em Ortodontia proporciona a formação plena do Ortodontista. As disciplinas teóricas priorizam o conhecimento específico, as ciências básicas e a interdisciplinaridade.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
29/03/2023 a 20/02/2026
Turno
Manhã, Tarde

Início

29 de Março de 2023

Inscrições até 10/03/2023

Período

29/03/2023 a 20/02/2026

2.010 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Quartas-feiras e Quintas-feiras das 8h às 12h15min e das 14h às 20h45min e Sextas-feiras das 8h às 12h15min e das 14h às 15h30min.

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Ortodontia da PUCRS oferece formar um profissional completo, com uma base sólida de Ortodontia, pautada no diagnóstico e planejamento e preparando-o para tratar todos os tipos de maloclusão, com diferentes tipos de aparelhos.

Para quem é esse curso

O curso é destinado a cirurgiões dentistas.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

  • Estudar a teoria da Ortodontia, das ciências básicas e das áreas conexas.
  • Realizar o treinamento de técnicas básicas de laboratório.
  • Realizar tratamentos clínicos de todos os tipos de maloclusões, em crianças, adolescentes e adultos.Realizar tratamentos ortodôntico-cirúrgicos.
  • Realizar tratamentos ortodônticos de portadores de fissuras lábio-palatais.
  • Preparar e apresentar seminários de casos clínicos com ênfase no diagnóstico, plano de tratamento, avaliação de resultados finais, e estabilidade a longo prazo.

POR QUE FAZER ESSE CURSO NA PUCRS

  • Corpo docente altamente qualificado e experiente;
  • Infraestrutura do Curso de Odontologia da PUCRS, contando com clínicas com equipamentos modernos, acesso a softwares e scanners para planejamento, além do contato constante com as tecnologias atuais;
  • Curso com turmas de 4 alunos, frequência semanal e duração de 36 meses;
  • Cinco turnos de clínica Ortodôntica durante 30 meses;
  • Relação interdisciplinar com outras áreas da Odontologia e da Saúde.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise do currículo;
  • Entrevista;
  • Prova teórica sobre Ortodontia

 

LOCAL E DATA DA PROVA

Dia 15/03/2023 às 8h30min

Prédio 6 | Sala 411

Pré-requisitos

  • Diploma de curso superior de graduação em Odontologia (obrigatório).

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 16/03/2023
Término: 21/03/2023

Disciplinas

Ortodontia Teórica I

Histórico da cefalometria. Estudo da anatomia radiográfica na telerradiografia de perfil. Estudo da cefalometria como ferramenta de diagnóstico ortodôntico. Produção de traçados cefalométricos. Aplicação da cefalometria computadorizada. Aplicação de análises cefalométricas. Desenvolvimento de superposições cefalométricas.

Fundamentos de Ortodontia

Fundamentação para a prática de Ortodontia. Apresentação e construção dos aparelhos auxiliares empregados em Ortodontia. Simulação de tratamentos ortodônticos em manequim. Aplicação e aprofundamento do treinamento técnico manual para procedimentos clínicos.

Fundamentos de Ortodontia Laboratório

Manuseio dos materiais. Dobras em fios. Confecção de arcos ortodônticos. Desenvolvimento dos aparelhos ortodônticos. Montagem dos aparelhos ortodônticos. Simulação de tratamentos ortodônticos. Estudo e desenvolvimento da oclusão normal em simulador. Soldagem em Ortodontia. Execução de tratamentos ortodônticos em simulador. Confecção de aparelhos auxiliares.

Ciências Básicas

Estudo da Embriologia Geral, Facial e Dentária. Estabelecimento de relações entre a anatomia do sistema estomatognático e a Ortodontia. Aplicação da histologia do sistema estomatognático à Ortodontia. Interface entre Ortodontia e as patologias da cabeça e do pescoço.

Radiologia

Abordagem dos métodos intra e extrabucais (incidências periapicais e oclusais), incidências extrabucais (panorâmica, carpal, telerradiografias de perfil e póstero-anterior, tomografia computadorizada cone-beam). Enfatização de estruturas anatômicas das principais incidências radiográficas e as lesões do complexo dento-maxilo-facial. Interpretação das imagens digitais. Idade óssea. Estudo dos métodos especiais de diagnóstico por imagem, como Tomografia computadorizada, cone-beam. Análise de exames para a interpretação radiográfica.

Ética e Legislação Odontológica

Estudo da Odontologia legal e perícia. Interpretação da Odontologia legal e exercício profissional. Organização dos documentos odonto legais, laudos, receituários odontológicos comuns e especiais. Orientação para contrato de serviços e honorários, recibos e quitações.  Detalhamento da responsabilidade civil, ética e penal do cirurgião dentista. Reflexão sobre o código de defesa do consumidor.

Bioética

Introdução geral à bioética. Estudo da relação do profissional de saúde com o paciente. Reflexão sobre a ética na pesquisa biomédica e pesquisa em animais. Análise do consentimento informado, privacidade e confidencialidade. Exame de questões sobre bioética e a prática odontológica

Ortodontia Teórica II

Estudo do desenvolvimento da dentição. Estudo e aplicação do crescimento crânio-facial humano. Princípios básicos da biomecânica. Descrição das técnicas e dos aparelhos ortodônticos.

Ortodontia Clínica I

Organização da documentação ortodôntica para diagnóstico. Elaboração do diagnóstico e plano de tratamento. Montagem dos aparelhos ortodônticos. Moldagem e modelagem em Ortodontia. Anamnese e exame clínico ortodôntico. Análise de fotografias. Análise facial. Análise de modelos. Análise das radiografias. Estudo da idade dentária. Estudo da Idade Esquelética. Aplicação Clínica da Cefalometria Radiográfica. Ensaio de modelos ortodônticos. Orientação e discussão de casos clínicos. Execução de tratamentos ortodônticos.

Ortodontia Clínica I – Laboratório

Estudo de Casos Clínicos. Preparo dos dados para o diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico das diversas maloclusões. Confecção de moldagens e modelagens. Estudo da anamnese. Interpretação do exame clínico. Análise facial. Estudo dos modelos. Análise e interpretação de radiografias. Aplicação da cefalometria radiográfica. Aprofundamento do diagnóstico e plano de tratamento.

Metodologia Científica I

O papel da ciência. Tipos de conhecimento. Métodos e técnicas. O processo de leitura e redação científica. Conceitos básicos em metodologia. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e estruturação. Método científico de pesquisa. O planejamento da pesquisa. O problema da pesquisa e sua formulação. Coleta de dados. Análise e interpretação de dados. Elaboração do projeto de pesquisa. Pesquisas qualitativas e quantitativas. Relatório de pesquisa. Referências bibliográficas e gerenciadores de referências. Normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos.Estudo dos conceitos atuais das especialidades médicas e odontológicas e suas interações com a Ortodontia em pacientes infantis e adolescentes.

Especialidades Médicas e Odontológicas I

Estudo dos conceitos atuais das especialidades médicas e odontológicas e suas interações com a Ortodontia em pacientes infantis e adolescentes.

Ortodontia Teórica III

Estudo das etapas do tratamento ortodôntico corretivo e seus objetivos. Estudo do tratamento das mordidas cruzadas. Estabelecimento de relações entre seleção dos fios ortodônticos e as etapas do tratamento. Estudo do alinhamento e nivelamento ortodôntico. Estudo e comparação das técnicas de fechamento de espaço em Ortodontia. Aplicação de elásticos intermaxilares e fios auxiliares. Introdução ao tracionamento de dentes inclusos. Exame de questões sobre o tratamento das maloclusões de Classe I, II e III. Reflexão sobre a finalização do tratamento ortodôntico corretivo. Análise crítica da remoção do aparelho ortodôntico e condutas imediatas. Planejamento da contenção. Análise da estabilidade dos resultados em longo prazo.

Ortodontia Clínica II

Elaboração do diagnóstico e plano de tratamento. Execução do tratamento ortodôntico em crianças e adolescentes. Desenvolvimento de condutas clínicas para prevenção, interceptação e correção das maloclusões.

Ortodontia Clínica II – Laboratório

Organização dos dados para elaboração do diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico. Simulação de condutas clínicas para prevenção, intercepção e correção das maloclusões. Discussão de casos clínicos de diferentes graus de complexidade.

Ortodontia Teórica IV

Estudo das fissuras labiopalatais. Diagnóstico e plano de tratamento multidisciplinar do paciente portador de fissuras labiopalatais. Estabelecimento de relações entre a embriologia da face e o estabelecimento das fissuras labiopalatais. Estudo da etiologia e classificação das fissuras labiopalatais. Detalhamento das prioridades do portador de fissuras labiopalatais na atuação multidisciplinar. Interpretação da anamnese e exame clínico do paciente portador de fissuras labiopalatais. Definição de objetivos do tratamento ortodôntico do portador de fissuras labiopalatais. Participação no tratamento ortodôntico do portador de fissuras labiopalatais. Avaliação e tratamento do portador de fissuras labiopalatais.

Ortodontia Clínica III

Diagnóstico, plano de tratamento e execução dos tratamentos ortodônticos de pacientes portadores de fissuras labiopalatais. Multidisciplinaridade nas etapas do tratamento do paciente portador de fissuras labiopalatais. Participação no tratamento de casos complexos em pacientes com fissuras labiopalatais.

Ortodontia Clínica III – Laboratório

Preparo dos dados para diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico de pacientes portadores de fissuras labiopalatais. Considerações multidisciplinares na execução do tratamento ortodôntico em portadores de fissuras labiopalatais. Estudo e discussão de casos de portadores de fissuraslabiopalatais.

Emergência Médica em Odontologia

Disciplina teórica. Enquadra-se na avaliação teórica. Apresenta as normatizações de atendimento de emergências e urgências em consultório odontológico e no ambiente hospitalar. Técnicas de suporte básico de vida, medicamentos para o controle das emergências, avaliação cardiológica e neurológica do paciente e prevenção de complicações em CTBMF.

Especialidades Médicas e Odontológicas II

Estudo dos conceitos atuais das especialidades médicas e odontológicas e suas interações com a Ortodontia em pacientes adultos. Estudo teórico de materiais odontológicos relacionados com procedimentos clínicos e laboratoriais ortodônticos; estudo teórico-prático da oclusão dentária e dos procedimentos reabilitadores protéticos atuais; estudo teórico da periodontia e das doenças periodontais com enfoque sobre o tratamento ortodôntico; estudo teórico de procedimentos cirúrgicos relacionados com a ortodontia.

Ortodontia Teórica V

Estudo do diagnóstico e do plano de tratamento ortodôntico das diversas classes de maloclusão, considerando a multidisciplinaridade. Estudo do tratamento da sobremordida exagerada e da mordida aberta anterior. Reflexões sobre as particularidades do tratamento de pacientes adultos. Introdução ao emprego dos dispositivos temporários ancoragem. Discussão de casos multidisciplinares envolvendo Implantodontia, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Periodontia, Oclusão, Prótese e Dentística. Exame de questões sobre as limitações do tratamento ortodôntico não cirúrgico.

Ortodontia Clínica IV

Estudo do diagnóstico e plano de tratamento do paciente adulto. Execução do tratamento ortodôntico de pacientes adultos. Considerações multidisciplinares das necessidades e prioridades individuais. Estudo e execução de tratamentos envolvendo sobremordida exagerada ou mordida aberta anterior. Execução de tratamentos envolvendo o emprego de dispositivos temporários ancoragem. Execução de casos clínicos multidisciplinares envolvendo Implantodontia, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Periodontia, Oclusão, Prótese e Dentística.

Ortodontia Clínica IV – Laboratório

Preparo dos dados para diagnóstico e plano de tratamento. Considerações multidisciplinares na execução do tratamento ortodôntico em adultos. Estudo e planejamento de casos complexos. Estudo e planejamento de casos interdisciplinares.

Seminário de Pesquisa

Caracterização dos métodos de investigação em Ortodontia. Definição do estágio das inovações tecnológicas em Ortodontia. Discussão do estágio atual das pesquisas odontológicas. Introdução aos critérios das revistas científicas para publicação de artigos. Orientação sobre novas tecnologias em Ortodontia.

Metodologia Científica II

Estudo das fases da pesquisa. Análise crítica de artigos científicos.  Fundamentos da redação Científica. Orientações sobre fichamento bibliográfico. Levantamento de dados. Organização de fontes. Delimitação do assunto. Definição do problema.  Desenvolvimento de projeto de pesquisa.

Disciplina: Ortodontia Teórica VI

Estudo do diagnóstico e plano de tratamento em pacientes com necessidades ortodôntico-cirúrgicas. Caracterização da preservação de casos tratados.  Estudo do diagnóstico e plano de tratamento em pacientes com deformidades faciais. Aplicação da cefalometria radiográfica em casos de deformidade facial. Desenvolvimento da avaliação multidisciplinar para o paciente com deformidade facial. Introdução a avaliação psicológica do paciente com deformidade facial. Descrição do preparo ortodôntico pré-cirúrgico. Estudo das cirurgias de modelo, planejamento virtual e viabilidade cirúrgica. Fundamentação das técnicas cirúrgicas maxilo-mandibulares.

Ortodontia Clínica V

Estudo do diagnóstico, plano de tratamento e execução do tratamento ortodôntico-cirúrgico de pacientes com deformidades faciais. Interface entre Ortodontia e a Cirurgia-Buco-Maxilo-Facial.

Ortodontia Clínica V – Laboratório

Preparo dos dados para diagnóstico, plano de tratamento e considerações cirúrgicas para execução do tratamento ortodôntico-cirúrgico de pacientes com deformidades faciais.

Gestão do Consultório Odontológico

Fundamentos de gestão, aplicados aos profissionais da área Odontológica: custos e formação de preços, administração de serviços e marketing de serviços. Introdução de conceitos fundamentais, abordagem de sistemas e métodos de custeio aplicáveis no gerenciamento de custos e formação do preço. Instrumentação para avaliação de qualidade de serviços. Introdução ao marketing de relacionamento. Ampliação do entendimento do comportamento do consumidor em suas opções por serviços odontológicos, trabalhando a segmentação, posicionamento de mercado e ações de promoção tradicionais e via WEB.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dra. Tatiana Siqueira Gonçalves
  • Dr. Eduardo Martinelli Santayana de Lima
  • Dra. Luciane Macedo de Menezes
  • Dra. Susana Maria Deon Rizzatto
  • Dr. João Batista Blessmann Weber
  • Dra. Ana Maria Spohr
  • Dra. Aline Rose Cantarelli Morosolli
  • Dra. Sandra Delgado Pagnoncelli
  • Dr. Guilherme Genehr Fritscher
  • Dr. Luiz Fernando Walber
  • Dr. Luis Carlos Pertile
  • Dra. Daiana Böttcher
  • Dra. Fabiane Azeredo
  • Dr. José Nelson Mucha
  • Dr. Paulo Ricardo Baccarin Matje
  • Dr. Bruno Nehme Barbo

Coordenadores

  • Profa. Dra. Tatiana Siqueira Gonçalves
  • [email protected]
    Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Odontologia (Ortodontia e Ortopedia Facial) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado Sanduíche no CSIRO (Adelaide-Austrália). Professora de Ortodontia do curso de Odontologia da PUCRS, disciplinas de Estágio em Clínica Integrada Infantil e Adolescente (2016-2019), Ortodontia I e II (2019-atual). Professora de Ortodontia nos cursos de especialização em Ortodontia e Odontopediatria do curso de Odontologia da PUCRS desde 2007, atuando em âmbito teórico, laboratorial e clínico. Coordenadora do curso de Especialização em Ortodontia da PUCRS (2018-atual). Editora de submissão da revista Ortodontia Gaúcha (ISSN 1414-3674). Possui quatro patentes concedidas na área de Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Facial, pesquisando em diversas áreas, em especial sobre Materiais Ortodônticos e Biocompatibilidade. Em sua clínica privada, se dedica a tratamentos ortodônticos preventivos, interceptativos e corretivos. 

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 3.400,00 + 35 parcelas de R$ 3.400,00
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 3.400,00 + 35 parcelas de R$ 2.992,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

FINANCIE SEU CURSO COM O CRÉDITO EDUCATIVO

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.