Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

Especialização

Psicologia Clínica

1ª Edição 360 h/aula

O curso Psicologia Clínica tem como objetivo atualizar profissionais em relação às práticas baseadas em evidências para atuação clínica em diferentes contextos e modalidades.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/04/2022 a 17/12/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

01 de Abril de 2022

Inscrições até 01/04/2022

Período

01/04/2022 a 17/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente

Sexta das 19h15min às 22h15min e sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

A Psicologia Clínica é uma área de grande tradição na Psicologia, mas que precisa acompanhar os avanços sociais e tecnológicos. Esse curso permite aos psicólogos a atualização e a inovação necessárias para a realização da avaliação, planejamento e execução de intervenções clínicas em diferentes contextos e modalidades, baseado nas melhores evidências científicas de eficácia/efetividade. 

Nas aulas presencias não haverá tradução simultânea nos idiomas inglês e espanhol.
A tradução desses dois idiomas estará disponível somente na plataforma 30 dias após a aula.

Público-Alvo

Profissionais graduados em Psicologia  

O/a egresso/a sairá apto a:

  • Qualificar habilidades para atuação ética e formação de aliança terapêutica para melhor adesão e sucesso em suas intervenções clínicas;
  • Desenvolver competências para focar na prevenção e promoção de saúde mental. 

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • Revisão de conteúdos essenciais da área; 
  • Atualização fundamentada em evidências científicas recentes; 
  • Profissionais de renome nacional e internacional, com ampla experiência; 
  • Destaque para a discussão da atuação em diferentes contextos. 

MODALIDADE PRESENCIAL

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Ciências da Saúde e da Vida

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade)
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros)

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 01/04/2022

Disciplinas

Psicologia clínica baseada em evidências

Abordagem de práticas em psicologia clínica baseada em evidências científicas. Compreensão de níveis de evidência de efetividade, eficácia, eficiência de intervenções psicológicas com base em metodologia científica. Análise de intervenções indicadas para diferentes demandas em psicologia clínica.

Ética e gestão da carreira em psicologia clínica

Atualização sobre princípios e diretrizes éticas para atuação em psicologia clínica. Reflexão sobre gestão da carreira como psicólogo(a) clínico(a). Discussão sobre planejamento de carreira, divulgação do trabalho clínico e estratégias para desenvolvimento de competências profissionais. Reflexão sobre autocuidado na atuação em saúde.

Práticas em psicologia clínica para além da psicoterapia

Compreensão do campo da Psicologia Clínica para além da prática em psicoterapia. Reflexão sobre possibilidades de atuação e utilização de conhecimentos da Psicologia Clínica em diferentes contextos. Discussão sobre inovação e empreendedorismo no campo da Psicologia Clínica.

Relação terapêutica e o sucesso na adesão ao tratamento

Conceituação de relação terapêutica e fatores inespecíficos para adesão e sucesso no tratamento psicoterapêutico. Análise de pesquisas que apresentam fatores do terapeuta, do cliente e da dupla terapêutica para bons resultados no tratamento de diferentes transtornos psicológicos. Discussão de desafios clínicos para constituição de boa aliança terapêutica.

Psicopatologia: atualizações em diagnósticos e epidemiologia

Atualização sobre critérios diagnósticos das principais psicopatologias com base no DSM V e CID-11. Discussão sobre relações entre diagnóstico e plano de intervenção. Descrição de estudos epidemiológicos sobre principais psicopatologias e fatores associados.

Avaliação Psicológica: fundamentos e aplicação clínica

Abordagem dos fundamentos da avaliação psicológica no contexto da Psicologia Clínica. Discussão sobre procedimentos éticos e técnicos na condução de avaliação psicológica. Orientação sobre a produção de documentos resultantes da avaliação psicológica. Reflexão sobre a avaliação psicológica para planejamento de intervenções.

Intervenções em Grupo

Compreensão sobre princípios de intervenções em grupo. Análise de benefícios e evidências de efetividade de intervenções grupais para diferentes demandas em Psicologia Clínica. Reflexão sobre habilidades e competências necessárias para coordenação de grupos. Orientações sobre organização de grupos. Discussão sobre desafios em intervenções grupais.

Intervenções para prevenção e promoção de saúde

Compreensão conceitual de prevenção e promoção de saúde. Análise das potencialidades e contribuições da Psicologia Clínica para prevenção e promoção da saúde. Apresentação de intervenções com evidências de efetividade para prevenção e promoção de saúde.

Intervenções para situações de crise

Definição de situação de crise. Apresentação de protocolos e procedimentos baseados em evidências para manejo de situações envolvendo ideação e comportamentos suicidas. Orientações sobre manejo de situações envolvendo violência interpessoal.

Intervenções breves: aplicações e efetividade

Caracterização de intervenção breve. Análise de evidências de eficácia e efetividade de intervenções breves para diferentes demandas em Psicologia Clínica. Apresentação de protocolos de intervenções breves. Discussão sobre habilidades necessárias para condução efetiva de intervenções breves.

Clínica ampliada: prática interdisciplinar e intersetorial

Discussão do conceito de Clínica Ampliada e sua prática. Foco na construção da prática interdisciplinar e intersetorial, centrada no usuário e suas condições psicossociais. Reflexão sobre as subjetividades e construção dos serviços de saúde.

Intervenções On-line

Introdução sobre questões históricas relacionadas às Intervenções On-line no Brasil e no mundo. Aplicação de intervenções on-line baseadas em evidências científicas. Reflexão sobre potencialidades e desafios da aplicação da prática clínica na modalidade on-line.

Psicologia Clínica na infância

Análise dos fundamentos sobre as fases do desenvolvimento da infância. Investigação da influência de fatores biológicos e ambientais sobre o crescimento físico, desenvolvimento cognitivo e emocional. Reflexão e atualização sobre questões teóricas e da prática clínica com crianças. Apresentação de protocolos com evidências de efetividade para as principais demandas clínicas na infância. Reflexão sobre a importância da orientação aos pais.

Psicologia Clínica na adolescência

Revisão sobre a fase do desenvolvimento na adolescência. Avaliação de processos de desenvolvimento relacionados às questões físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Discussão sobre prática clínica e questões contemporâneas associadas à família, educação e interação social. Apresentação de protocolos com evidências de efetividade para demandas clínicas na adolescência.

Psicologia Clínica para adultos

Apresentação de características desenvolvimentais da adultez e demandas clínicas atuais. Discussão dos conceitos de prevenção e tratamento para adultos. Apresentação de protocolos com evidências de efetividade para principais demandas clínicas na adultez.

Psicologia Clínica para idosos

Revisão sobre envelhecimento e questões relacionadas à dinâmica familiar, saúde, e qualidade de vida. Prevalência de problemas neurocognitivos e psicopatologias na terceira idade. Atualização sobre promoção de saúde e tratamento para terceira idade.   Intervenção do psicólogo junto à pessoa idosa, sua família e comunidade.

Psicologia Clínica para casais e famílias

Apresentação de intervenções terapêuticas direcionadas para casais e famílias. Revisão dos conceitos básicos e da evolução da teoria e das abordagens da Terapia para casais e Familiar. Discussão sobre a Terapia Conjugal e Familiar em contextos de prevenção e tratamento.

Psicologia Clínica, Gênero e Grupos LGBTQIA+

Discussão sobre a clínica psicológica com a população LGBTQIA+. Revisão de questões sócio-histórico-culturais sobre homossexualidade e heterossexualidade. Reflexão sobre ações terapêuticas na clínica direcionada ao público não-heterossexual, fomentando novas discussões e práticas sobre diversidade sexual e de gênero na atuação em Psicologia Clínica.

Psicologia Clínica e relações étnico/raciais

Apresentação de fundamentos sobre a temática étnico-racial e sua relação com a psicologia clínica. Reflexão sobre diversidade e exclusão, relações étnico-raciais e Psicologia Clínica.

Projeto em Psicologia Clínica

Apresentação de características da escrita científica. Discussão sobre tipos de artigos. Apresentação do método de revisões de literatura. Discussão sobre relatos de casos clínicos.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.

Professores

  • Dra. Adriane Xavier Arteche
  • Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
  • Dr. Angelo Brandelli Costa
  • Dra. Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
  • Me. Gustavo Affonso Gomes
  • Dr. Irani Iracema de Lima Argimon
  • Dra. Kátia Bones Rocha
  • Dra. Luísa Fernanda Habigzang
  • Dr. Márcio Englert Barbosa
  • Dra. Margareth da Silva Oliveira
  • Dr. Christian Haag Kristensen
  • Me. Tárcio Soares
  • Dra. Tatiana Cardoso Baierle
  • Dra. Tatiana Quarti Irigaray
  • Dr. Wagner de Lara Machado
  • Dra. Karen Priscila Del Rio Szupszynski

Coordenação

Profª. Dra. Luísa Fernanda Habigzang
[email protected]
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Realizou seu Mestrado (2006), Doutorado (2010) e Pós-Doutorado (2014) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora adjunta no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPEVVIC/ PPG em Psicologia/ PUCRS). Foi editora chefe da Trends in Psychology (Temas em Psicologia) da Sociedade Brasileira de Psicologia (2017-2020). É editora associada da Revista Psico PUCRS. Membro da Comissão Científica da Escola de Ciências da Saúde e da Vida. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase no desenvolvimento em situação de risco e vulnerabilidade social, e na clínica com enfoque cognitivo-comportamental. Suas linhas de pesquisa são (1) Avaliação do impacto da violência para o desenvolvimento psicossocial, (2) Desenvolvimento e avaliação de intervenções clínicas e psicossociais para populações vulneráveis e/ou com histórico de violência, e (3) Desenvolvimento e avaliação de tecnologias de capacitação profissional para prevenção e intervenção em situações de violência e vulnerabilidade.

Profª. Dra. Karen Priscila Del Rio Szupszynski
[email protected]
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS(2004), Mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS (2006) e Doutora em Psicologia pela PUCRS (2012). Estágio de pesquisa na University of Maryland, Baltiomre County, MD (EUA) em 2011, com orientação do Professor PhD Carlo. C. DiClemente (bolsista de Doutorado Sanduíche pelo CNPQ). Pós-doutora pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, sob orientação da Profa. Dra. Ana Regina Noto. Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFGD. Pesquisadora PNPD e Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUCRS. Experiência na área da Terapia Cognitiva (clínica e docente) tendo realizado cursos no Beck Institute (EUA), curso sobre Entrevista Motivacional com Willian Miller (EUA); e cursos sobre Modelo Transteórico de Mudança com Carlo DiClemente (EUA) e James Prochaska (EUA). Autora de artigos científicos e capítulos de livro na área da Terapia Cognitiva e do Modelo Transteórico de Mudança. Pesquisadora na área de Intervenções on-line, Terapia Cognitiva, motivação para mudança, dependência química e psicologia cognitiva. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Internet.

 

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 670,00 *
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 636,50*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 619,75*
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 603,00*
PUCRS Alumni
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 589,60*
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 335,00 *

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

saude