Pós-graduação em Psicopedagogia - PUCRS

Especialização

Psicopedagogia

48ª Edição 634 h/aula

O curso de Especialização em Psicopedagogia promove a preparação de especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos da aprendizagem.

Área do Curso
Educação
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
14/03/2023 a 15/07/2024
Turno
Noite

Início

14 de Março de 2023

Inscrições até 14/03/2023

Período

14/03/2023 a 15/07/2024

634 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

terças, quartas e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Sobre o Curso

O curso prepara especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar ​as dificuldades de aprendizagem, além de​ promover a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando todas as variáveis que neles interferem: socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, capacitando​ os para a intervenção psicopedagógica​​​ na clínica e nos contextos institucionais.

Para quem é esse curso

É direcionado a profissionais da área da Educação, Pedagogos, Licenciados, Psicólogos e Fonoaudiólogos.

O que você vai aprender

  • Identificar as diferentes dificuldades de aprendizagem das pessoas; ​​​
  • R​ealizar diagnósticos para poder intervir no atendimento; ​​​
  • ​Planejar atendimentos dos pacientes, organizar as intervenções psicopedagógicas, interagir com as famílias e as instituições dos pacientes.

 

 

Porque fazer esse curso na PUCRS

  • U​​ma prática enfocada em constante atualização​. 
  • Aulas em laboratórios com computadores e ferramentas. 
  • Salas equipadas para os estágios.​​​

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessário para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2022
Término: 14/03/2023

Disciplinas

Arte e Processos Criativos na Psicopedagogia

Estudo de conhecimentos e saberes das linguagens artísticas e elaboração de estratégias para os profissionais da área da psicopedagogia, teoricamente e através de processos experimentais, para atuações na perspectiva contemporânea dos processos criativos.

Bases Neurológicas e Psicopedagogia

Considerações fundamentais sobre a atividade neurológica, especificamente desde o ponto de vista do desenvolvimento do ser humano, em direção às implicações educacionais decorrentes à área da Educação.

Aprofundamento dos aspectos de anatomia, fisiologia e, especialmente, de funcionamento da atividade nervosa, considerando a proposta de Luria, que destaca a divisão do Sistema Nervoso em três blocos funcionais. Ênfase nas bases neuropsicológicas de percepção, movimento-ação, fala e pensamento como formas eminentemente humanas de organização, processamento e desenvolvimento, bem como pontos da normalidade e pautas para uma ação educacional, especialmente visando à integração do aluno que apresenta alterações em sua aprendizagem.

Cognição e Aprendizagem

Reflexão sobre investigação e pesquisas em desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e sua importância na formação do psicopedagogo. Investigação sobre estratégias de aplicabilidade com pressupostos teórico-práticos sobre o conhecimento cognitivo da aprendizagem dos estudantes. Estudo sobre a ação psicopedagógica a partir da teoria epistemológica de Jean Piaget.

Diagnóstico/Intervenção Psicope. Clínica/Institucional II

Análise sobre o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica; estudo teórico e prático na perspectiva clínica e institucional, a partir de uma visão interdisciplinar, com referências teóricas da psicanálise e da psicologia genética

Diagnóstico/Intervenção Psicope. Clínica/Institucional I

Aprofundamento em relação ao diagnóstico e à intervenção psicopedagógica; estudo teórico-prático clínico e institucional a partir de uma visão interdisciplinar, principais referências teóricas a psicanálise e a psicogenética.

Dificuldades de Aprendizagem Perspectiva Sócio-histórica

Estudo das dificuldades de aprendizagem fundamentada na teoria sócio-histórica. Compreensão das pesquisas e conceitos para o melhor entendimento das dificuldades de aprendizagem, orientação sobre as ações psicopedagógicas em um contexto sociocultural.

Introdução à Psicopedagogia

Compreensão de aspectos históricos do percurso e da atuação profissional deste campo do conhecimento na área da Educação. Reflexão sobre aspectos teóricos e práticos da Psicopedagogia bem como interpretação reflexiva da formação do profissional em Psicopedagogia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Metodologia de Pesquisa

Instrumentalização para a realização de pesquisa qualitativa a partir da coleta de dados durante o Estágio Clínico. Orientação para a organização e elaboração de um artigo científico, pesquisa sobre às normas da ABNT. Discussão sobre produção científica e revisão de literatura.

O Jovem e o Adulto nos Processos de Aprendizagem

Características psicossociais do desenvolvimento do jovem e do adulto. Dimensões existenciais da cognição, da afetividade e do desenvolvimento social. O processo de aprendizagem durante toda a vida. A educação contemporânea e suas mutações de acordo com o desenvolvimento da vida do jovem e do adulto.

Psicanálise e Desenvolvimento Infantil na Aprendizagem

Compreensão psicodinâmica de alguns aspectos do desenvolvimento e funcionamento da mente: da criança, do adolescente, e do adulto. Conceitos básicos do enfoque psicanalítico e aplicação na abordagem de alguns transtornos emocionais que resultam dos conflitos das diversas etapas do Ciclo Vital.

Psicomotricidade e Aprendizagem

Compreensão das relações entre o instrumental do sujeito, sua expressão intelectual e emocional e os impedimentos como norteadores dos fatores importantes nas dificuldades de aprendizagem.

Abordagem Clínica e Institucional

Estudo teórico-prático da Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional. Análise da interface entre as ações terapêutica e preventiva no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem.

Relações Familiares e Aprendizagem

Estudo dos grupos familiares como instituições culturais, sociais e históricas. Identidade familiar, tipologia, psicodinâmica familiar. Famílias e problemas de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares.   Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família.

Recursos Digitais no Atendimento Psicopedagógico

Análise de referenciais práticos e teóricos para o uso de recursos digitais no atendimento psicopedagógico. Fundamentos da intervenção psicopedagógica aplicados ao atendimento mediado por recursos digitais. Exploração de atividades e recursos digitais adequados ao atendimento psicopedagógico, bem como das condutas pertinentes ao psicopedagogo.

ORIENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC):

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Estágio Curricular

Estágio Curricular com supervisão local e seminários. Os locais de estágio atendem sujeitos de baixa renda em salas específicas para Psicopedagogia (Campus da Vila Fátima; IAPI – Instituto de Assistência e Proteção à Infância e Escola de Humanidades).

Professores

  • Dra. Bettina Steren dos Santos
  • Me. Leonardo Agostini
  • Dra. Rita de Cássia Petrarca Teixeira
  • Dr. Sani Belfer Cardon
  • Dra. Sônia Beatriz da Silva Gomes
  • Ma. Jussara Bernardi
  • Dra. Gabriela Castro Menezes de Freitas
  • Dra. Mariangela Pozza
  • Ma. Raquel Alvarez Sulzbach
  • Dra. Tárcia Rita Davoglio
  • Dra. Karla Fernanda Wunder da Silva
  • Ma. Patrícia Rocha Rodrigues
  • Dra. Juliana dos Santos Rocha
  • Ma. Valéria Carvalho de Leonço
  • Dra. Caroline Becker

Coordenação

  • Profa Dra. Bettina Steren dos Santos
  • [email protected]
  • Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação – Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutorado no College of Education, Univesity of Texas at Austin, EUA (2009). Professora visitante (2020) na Faculdade de Educação da Universidad de Barcelona, Espanha. É professora da Escola de Humanidades/Educação e coordenadora do Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos da PUCRS. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e Educação Transformadora. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ/CNPq. Além disso, participa de órgão de gestão em Ciência e Tecnologia, como FAPERGS, CNPQ E CAPES (parecerista Ad Hoc). Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas, mal-estar e bem-estar docente.

Investimento

Período de PagamentoValor da Matrícula
De 30/01 à 28/02/2023R$ 652,50
O pagamento deve ser realizado na data da matrícula. Os valores acima são válidos somente para os períodos informados.
PúblicoValor
Público geral
Matrícula de R$ 725,00 + 21 parcelas de R$ 725,00
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de R$ 725,00 + 21 parcelas de R$ 688,75
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de R$ 725,00 + 21 parcelas de R$ 670,63
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de R$ 725,00 + 21 parcelas de R$ 652,50
PUCRS Alumni
Matrícula de R$ 725,00 + 21 parcelas de R$ 638,00
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de R$ 725,00 + 21 parcelas de R$ 580,00
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de R$ 725,00 + 21 parcelas de R$ 580,00
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de R$ 725,00 + 21 parcelas de R$ 362,50

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

educacao