Ver todos os cursos

Especialização

Psicopedagogia

47ª Edição 634 h/aula

O Curso de Especialização em psicopedagogia visa a promover a preparação de especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como promover a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando todas as variáveis que nele intervém: socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando-os para a intervenção psicopedagógica.

Área do Curso
Humanidades
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
16/03/2021 a 30/07/2022
Turno
Noite

Início

16 de Março de 2021

Inscrições até 05/03/2021

Período

16/03/2021 a 30/07/2022

634 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

terças, quartas e quintas-feiras, das 19h15min às 22h30min.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.


Sobre o Curso

curso prepara especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar a etiologia das dificuldades de aprendizagem. Promove também a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando as variáveis socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, preparando os profissionais para a intervenção psicopedagógica.

Para quem é esse curso

Profissionais da área da Educação, Pedagogos, Licenciados, Psicólogos e Fonoaudiólogos.

O que você vai aprender

Você será capacitado a identificar as diferentes dificuldades de aprendizagem das pessoasalém de realizar diagnósticos para poder intervir no atendimento, planejar atendimentos, organizar as intervenções psicopedagógicas e interagir com as famílias e com as instituições dos pacientes.

Porque fazer esse curso na PUCRS

Você irá contar com um corpo docente altamente qualificado e um curso que proporciona uma prática enfocada em constante atualização.

Unidade Promotora

Escola de Humanidades

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessário para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);

  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 08/11/2011
Término: 15/03/2021

Disciplinas

Arte e Processos Criativos na Psicopedagogia

Estudo de conhecimentos e saberes das linguagens artísticas e elaboração de estratégias para os profissionais da área da psicopedagogia, teoricamente e através de processos experimentais, para atuações na perspectiva contemporânea dos processos criativos.

Bases Neurológicas e Psicopedagogia

Considerações fundamentais sobre a atividade neurológica, especificamente desde o ponto de vista do desenvolvimento do ser humano, em direção às implicações educacionais decorrentes à área da Educação. Aprofundamento dos aspectos de anatomia, fisiologia e, especialmente, de funcionamento da atividade nervosa, considerando a proposta de Luria, que destaca a divisão do Sistema Nervoso em três blocos funcionais. Ênfase nas bases neuropsicológicas de percepção, movimento-ação, fala e pensamento como formas eminentemente humanas de organização, processamento e desenvolvimento, bem como pontos da normalidade e pautas para uma ação educacional, especialmente visando à integração do aluno que apresenta alterações em sua aprendizagem.

Cognição e Aprendizagem

Reflexão sobre investigação e pesquisas em desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e sua importância na formação do psicopedagogo. Investigação sobre estratégias de aplicabilidade com pressupostos teórico-práticos sobre o conhecimento cognitivo da aprendizagem dos estudantes. Estudo sobre a ação psicopedagógica a partir da teoria epistemológica de Jean Piaget.

Diagnóstico/Intervenção Psicope. Clínica/Institucional II

Análise sobre o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica; estudo teórico e prático na perspectiva clínica e institucional, a partir de uma visão interdisciplinar, com referências teóricas da psicanálise e da psicologia genética.

Diagnóstico/Intervenção Psicope. Clínica/Institucional I

Aprofundamento em relação ao diagnóstico e à intervenção psicopedagógica; estudo teórico-prático clínico e institucional a partir de uma visão interdisciplinar, principais referências teóricas a psicanálise e a psicogenética.

Dificuldades de Aprendizagem Perspectiva Sócio-histórica

Estudo das dificuldades de aprendizagem fundamentada na teoria sócio-histórica. Compreensão das pesquisas e conceitos para o melhor entendimento das dificuldades de aprendizagem, orientação sobre as ações psicopedagógicas em um contexto sociocultural.

Introdução à Psicopedagogia

Compreensão de aspectos históricos do percurso e da atuação profissional deste campo do conhecimento na área da Educação. Reflexão sobre aspectos teóricos e práticos da Psicopedagogia bem como interpretação reflexiva da formação do profissional em Psicopedagogia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Metodologia de Pesquisa

Instrumentalização para a realização de pesquisa qualitativa a partir da coleta de dados durante o Estágio Clínico. Orientação para a organização e elaboração de um artigo científico, pesquisa sobre às normas da ABNT. Discussão sobre produção científica e revisão de literatura.

O Jovem e o Adulto nos Processos de Aprendizagem

Características psicossociais do desenvolvimento do jovem e do adulto. Dimensões existenciais da cognição, da afetividade e do desenvolvimento social. O processo de aprendizagem durante toda a vida. A educação contemporânea e suas mutações de acordo com o desenvolvimento da vida do jovem e do adulto.

Psicanálise e Desenvolvimento Infantil na Aprendizagem

Compreensão psicodinâmica de alguns aspectos do desenvolvimento e funcionamento da mente: da criança, do adolescente, e do adulto. Conceitos básicos do enfoque psicanalítico e aplicação na abordagem de alguns transtornos emocionais que resultam dos conflitos das diversas etapas do Ciclo Vital.

Psicomotricidade e Aprendizagem

Compreensão das relações entre o instrumental do sujeito, sua expressão intelectual e emocional e os impedimentos como norteadores dos fatores importantes nas dificuldades de aprendizagem.

Abordagem Clínica e Institucional

Estudo teórico-prático da Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional. Análise da interface entre as ações terapêutica e preventiva no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem.

Relações Familiares e Aprendizagem

Estudo dos grupos familiares como instituições culturais, sociais e históricas.        Identidade familiar, tipologia, psicodinâmica familiar. Famílias e problemas de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família.

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Planejamento execução do trabalho de conclusão de curso. Procedimentos éticos e metodológicos do projeto de pesquisa. Métodos de pesquisa: procedimentos para coleta e análise de dados Elaboração de relatórios de pesquisa e redação do trabalho final. Normas técnicas.

Estágio Curricular

Estágio Curricular

Estágio Curricular com supervisão local e seminários. Os locais de estágio atendem sujeitos de baixa renda em salas específicas para Psicopedagogia (Campus da Vila Fátima; IAPI – Instituto de Assistência e Proteção à Infância e Escola de Humanidades).

Professores

  • Dra. Aline Fay de Azevedo;
  • Dra. Andréia Mendes dos Santos;
  • Dra. Bettina Steren dos Santos;
  • Me. Leonardo Agostini;
  • Me. Sani Belfer Cardon;
  • Dra. Sônia Beatriz da Silva Gomes;
  • Dra. Adriana Corrêa Costa;
  • Dra. Carla Spagnolo;
  • Ma. Jussara Bernardi;
  • Dr. Mariangela Pozza;
  • Ma. Raquel Sulzbach;
  • Dr. Tárcia Rita Davoglio;
  • Dr. Denise Maia.

Coordenação

  • Profa Dra. Bettina Steren dos Santos
  • [email protected]
  • Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação – Universidad de Barcelona (1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009). Professora visitante (2020) na Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona, Espanha. É professora da Escola de Humanidades/Educação e coordenadora do Grupo de Pesquisa Processos Motivacionais em Contextos Educativos da PUCRS. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e Educação Transformadora. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ/CNPq. Além disso, participa de órgão de gestão em Ciência e Tecnologia, como FAPERGS, CNPQ E CAPES (parecerista Ad Hoc). Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas, mal-estar e bem-estar docente.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
PUCRS Alumni
  • Para dependentes de funcionários da PUCRS;
  • Pais de alunos da Rede Marista;
  • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;
  • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;
  • Dependentes de funcionários do INSCER e HSL.
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Grupos de 10 a 19 pessoas
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

humanidades