Ver todos os cursos

Especialização

Psiquiatria

Prática Médica Hospitalar

3ª Edição 8.640 h/aula

O curso em Prática Médica Hospitalar em Psiquiatria é de reconhecido pela sua qualidade e estabelece um amplo programa teórico, de treinamento prático e pesquisa abordando os principais modelos de compreensão e tratamento na psiquiatria.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
01/03/2021 a 29/02/2024
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

01 de Março de 2021

Inscrições até 01/02/2021

Período

01/03/2021 a 29/02/2024

8.640 horas-aula

Dias e Horários

Semanalmente,

Segunda a sexta-feira das 8 às 18h15min e plantões noturnos de segundas às sextas-feiras, de 18h às 8h do dia seguinte, conforme escala de plantões. Sábados, Domingos e Feriados plantões de 24h conforme escala de plantão.

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Prática Médica Hospitalar em Psiquiatria é de reconhecida qualidade e estabelece um amplo programa teórico, de treinamento prático e pesquisa abordando os principais modelos de compreensão e tratamento na psiquiatria. Nossa abordagem integra os conhecimentos médico, biológico, neurocientífico, cognitivo, psicodinâmico e desenvolvimentista. O treinamento é realizado nas diversas condições de trabalho: internação psiquiátrica em hospital geral, ambulatório, posto de saúde, interconsulta da infância, adolescência e adultos em hospital geral e consultório privado.

Objetivos

  • Formar especialistas em psiquiatria, capacitando-os a identificar, diagnosticar, compreender e tratar os principais transtornos psiquiátricos.
  • Capacitar os alunos em formação para realizar intervenções terapêuticas primária, secundária e terciária em psiquiatria.
  • Desenvolver nos alunos o interesse pela pesquisa, através da participação nas linhas de pesquisa do Departamento.

Público-Alvo

Médicos interessados em realizar formação em Especialidade de Psiquiatria.

Diferenciais do Curso

  • Modelo de ensino integrador de conhecimentos biológicos, neurocientíficos cognitivos e psicodinâmicos;
  • Corpo de professores, preceptores e colaboradores qualificados;
  • Treinamento diagnóstico fenomenológico, neurocientífico e psicodinâmico;
  • Ênfase em supervisões da atividade prática de intervenções biológicas e psicoterapêuticas (cognitiva e psicodinâmica);
  • Treinamento em ambiente acadêmico e assistencial de ponta no campus da saúde da PUCRS;
  • Treinamento em pesquisa científica.

Perfil do Egresso

  • Reconhecer os principais quadros sindrômicos e nosográficos psiquiátricos.
  • Reconhecer os princípios farmacológicos dos principais grupos de fármacos utilizados em psiquiatria e outros tratamentos biológicos.
  • Conhecer as principais teorias de desenvolvimento humano utilizados em psiquiatria.
  • Conhecer e aplicar técnicas de intervenções biológicas em psiquiatria.
  • Conhecer e aplicar técnicas cognitivas de intervenção terapêutica (Terapia Cognitivo Comportamental) em psiquiatria.
  • Conhecer e aplicar técnicas psicodinâmicas de intervenção terapêutica em psiquiatria.
  • Conhecer e realizar manejos ambientais e familiares de pacientes psiquiátricos.
  • Reconhecer e utilizar princípios de Psiquiatria Forense.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Prova Escrita;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.

EDITAL

Confira todas as informações necessárias para o processo de seleção do PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Práticas Médicas Hospitalares – PMH) da Escola de Medicina 2021 do Hospital São Lucas da PUCRS no manual do candidato.

 

Edital Especializacao PMH 2021

GABARITO

Gabaritos 2021_PMH – Psiquiatria

CLASSIFICAÇÃO FINAL

CLASSIFICAÇÃO FINAL PMH 2021

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;
  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/01/2021
Término: 01/02/2021

Disciplinas

Desenvolvimento da Personalidade I

Abordagem do desenvolvimento da personalidade, com um critério cronológico, visando o contato com diferentes teorias de personalidade, enfocando aspectos do desenvolvimento que constituam base para os diagnósticos individuais, considerando as fases evolutivas em que os pacientes se encontram, reconhecendo o ser humano como unidade biopsicossocial em contínua troca com o meio, reagindo conforme sua história, desde as relações precoces até a adolescência.

Psicofarmacologia I

Destina-se a aquisição dos conhecimentos básicos de psicofarmacologia, para que a posteriori no segundo semestre se faça a integração com a prática clínica na disciplina Psicofarmacologia II.

Psicopatologia I

A disciplina tem como objetivo o ensino do modo de observação, descrição, referência e classificação dos sinais e sintomas presentes nas alterações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo, que se desviam da norma e/ou ocasionam sofrimento e são tidas como expressão de doenças mentais.
A ênfase deste programa está na propedêutica avançada, no nível da pós-graduação. Será apresentado um corpo de ensinamentos básicos da disciplina; como uma ciência preliminar e introdutória de um conjunto de estudos humano-científicos que precedem, como fase preparatória e indispensável, a busca do
conhecimento profissional ou intelectual mais profundo da psiquiatria.
As aulas serão em formato de seminários com leitura prévia de textos e materiais multimídia indicados pelo professor.

Epidemiologia e Metodologia Científica

Abordagem da metodologia científica no campo da psiquiatria dentro do marco teórico referencial da medicina baseada em evidências utilizando os métodos da epidemiologia clínica e da bioestatística.

Desenvolvimento da Personalidade II

Abordagem do conhecimento do desenvolvimento da personalidade, com um critério cronológico, visando o contato com diferentes teorias de personalidade, enfocando aspectos do desenvolvimento que constituam base para os diagnósticos individuais, considerando as fases evolutivas em que os pacientes se encontram, reconhecendo o ser humano como unidade biopsicossocial em contínua troca com o meio, reagindo conforme sua história, até o final da vida.

Psicofarmacologia II

Destina-se à integração do conhecimento básico de psicofarmacologia (disciplina de Psicofarmacologia I) com a prática psiquiátrica clínica frente ao desenvolvimento das neurociências e da psicofarmacologia na última década.

Psicopatologia II

A disciplina tem como objetivo fornecer a referência, a classificação e a explicação para as modificações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo, que se desviam da norma e/ou ocasionam sofrimento e são tidas como expressão de doenças mentais.
A ênfase deste programa está na propedêutica avançada, no nível da pós-graduação.
A Psicopatologia II visa a aprofundar os conhecimentos adquiridos em Psicopatologia I (entrevista, anamnese, exame psiquiátrico, exames complementares, diagnóstico e registro psiquiátrico); onde o aluno estudará as alterações psicopatológicas específicas das principais enfermidades e condições psiquiátricas.
As aulas serão em formato de seminários com leitura prévia de textos e materiais multimídia indicados pelo professor.

Psicoterapia Cognitivo - Comportamental

Abordagem de referencial teórico e principais intervenções terapêuticas da psicoterapia cognitivo-comportamental e sua aplicação nos transtornos mentais mais prevalentes.

Psicoterapia de Orientação Psicanalítica I

Estudo da teoria da Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, conceitos essenciais e discussão clínica.

Introdução à Teoria Psicanalítica I

Abordagem da contribuição psicanalítica à compreensão da mente e de seu funcionamento, para o reconhecimento do ser humano como unidade biopsicossocial em contínua troca com o meio e sua relação com o terapeuta, visando promover saúde e prevenção de patologias.

Psiquiatria Comunitária I

Epidemiologia psiquiátrica, saúde pública psiquiátrica, abordagem dos problemas psiquiátricos em regiões carentes: técnicas de intervenção e prevenção.

Psicopatologia III

A disciplina objetiva estudar a psicopatologia e formas de apresentação dos Transtornos de Humor, do Transtorno Afetivo Bipolar, em seus aspectos diagnósticos, diferenciais e tratamento. Correlacionar o transtorno bipolar e as características do temperamento do sujeito.

Psicoterapia de Orientação Psicanalítica II

Abordagem da teoria e prática das psicoterapia de orientação psicanalítica.

Introdução à Teoria Psicanalítica II

Abordagem da contribuição psicanalítica à compreensão da mente e de seu funcionamento, para o reconhecimento do ser humano como unidade biopsicossocial em contínua troca com o meio e sua relação com o terapeuta, visando promover saúde e prevenção de patologias.

Psiquiatria Comunitária II

Saúde pública psiquiátrica com a abordagem dos problemas psiquiátricos em regiões carentes: técnicas de intervenção e prevenção. Esquizofrenia, transtornos delirantes, Transtornos de Humor.

Psicopatologia IV

A disciplina objetiva estudar a psicopatologia e formas de apresentação do chamado espectro de bipolaridade. Trata-se de aspectos psicopatológicos que situam-se dentro de um espectro sintomatológico parcialmente semelhantes aos transtornos bipolares e que necessitam a realização de diagnóstico diferenciais entre diferentes quadros psicopatológicos psiquiátricos tais como transtorno borderline de personalidade, quadros de impulsividade, compulsões, quadros de ansiedade cíclicas entre outros.

Psiquiatria Geriátrica

A disciplina objetiva estudar a psicopatologia e formas de apresentação do chamado espectro de bipolaridade. Trata-se de aspectos psicopatológicos que situam-se dentro de um espectro sintomatológico parcialmente semelhantes aos transtornos bipolares e que necessitam a realização de diagnóstico diferenciais entre diferentes quadros psicopatológicos psiquiátricos tais como transtorno borderline de personalidade, quadros de impulsividade, compulsões, quadros de ansiedade cíclicas entre outros.

Interconsulta em Infância e Adolescência I

A disciplina se ocupa da assistência, do ensino e da pesquisa na interface entre a psiquiatria e a pediatria. A interconsulta é um instrumento metodológico utilizado pelo psiquiatra em hospital geral visando a compreender e aprimorar a tarefa assistencial.

Desenvolvimentos Psicanalíticos I

Ampliar o conhecimento desenvolvido na psicanálise pós-freudiana em relação a formação do sujeito psíquico, compreender os componentes do aparelho mental, seu desenvolvimento visando a expansão do psiquismo do sujeito e as falhas na capacidade de representação psíquica e mentalidade.

Interconsulta em Hospital Geral I

A disciplina se propõe a ensinar os alunos conteúdos teóricos a respeito da interrelação da psiquiatria com as demais especialidades médicas e treiná-los para as atividades práticas relacionadas ao atendimento dos pacientes e situações relacionadas a este tema.

Psiquiatria Forense e Ciências Criminais

A disciplina se propõe ao estudo interdisciplinar da psiquiatria com a ciência criminal, desde a psiquiatria forense até a violência da sociedade atual. Os comportamentos auto e heterodestrutivos e suas implicações.

Interconsulta em Infância e Adolescência II

A disciplina se ocupa da assistência, do ensino e da pesquisa na interface entre a psiquiatria e a pediatria. A interconsulta é um instrumento metodológico utilizado pelo psiquiatra em hospital geral visando a compreender e aprimorar a tarefa assistencial.

Desenvolvimentos Psicanalíticos II

Abordagem do conhecimento desenvolvido na psicanálise pós-freudiana em relação a formação do sujeito psíquico, os componentes do aparelho mental seu desenvolvimento e falhas na capacidade de representação psíquica. O trabalho psicanalítico na subjetividade, na intersubjetividade e no campo psicanalítico.

Interconsulta em Hospital Geral II

A disciplina se propõe a ensinar os alunos conteúdos teóricos a respeito da interrelação da psiquiatria com as demais especialidades médicas e treiná-los para as atividades práticas relacionadas ao atendimento dos pacientes e situações relacionadas a este tema.

Estágio Prático em Psiquiatria I

O aluno realizará estágio prático supervisionado, de três anos, nas seguintes áreas do Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas e Núcleo de Formação Especifica em Neurociências da PUCRS: Internação Psiquiátrica, Emergências Psiquiátrica, Ambulatórios Geral, Ambulatório de Psicoterapia Psicanalítica, Ambulatório de Ansiedade, Ambulatório de Bipolaridade, Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Posto de Saúde da Vila Fátima, Ambulatório do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica, Ambulatório do Programa de Envelhecimento e Saúde Mental, Ambulatório de Dependência Química, Interconsulta Psiquiatrica de Adultos, Interconsulta Psiquiatrica da Infância e Adolescência.

Estágio Prático em Psiquiatria II

O aluno realizará estágio prático supervisionado, de três anos, nas seguintes áreas do Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas e Núcleo de Formação Especifica em Neurociências da PUCRS: Internação Psiquiátrica, Emergências Psiquiátrica, Ambulatórios Geral, Ambulatório de Psicoterapia Psicanalítica, Ambulatório de Ansiedade, Ambulatório de Bipolaridade, Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Posto de Saúde da Vila Fátima, Ambulatório do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica, Ambulatório do Programa de Envelhecimento e Saúde Mental, Ambulatório de Dependência Química, Interconsulta Psiquiatrica de Adultos, Interconsulta Psiquiatrica da Infância e Adolescência.

Estágio Prático em Psiquiatria III

O aluno realizará estágio prático supervisionado, de três anos, nas seguintes áreas do Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas e Núcleo de Formação Especifica em Neurociências da PUCRS: Internação Psiquiátrica, Emergências Psiquiátrica, Ambulatórios Geral, Ambulatório de Psicoterapia Psicanalítica, Ambulatório de Ansiedade, Ambulatório de Bipolaridade, Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Posto de Saúde da Vila Fátima, Ambulatório do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica, Ambulatório do Programa de Envelhecimento e Saúde Mental, Ambulatório de Dependência Química, Interconsulta Psiquiatrica de Adultos, Interconsulta Psiquiatrica da Infância e Adolescência.

Estágio Prático em Psiquiatria IV

O aluno realizará estágio prático supervisionado, de três anos, nas seguintes áreas do Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas e Núcleo de Formação Especifica em Neurociências da PUCRS: Internação Psiquiátrica, Emergências Psiquiátrica, Ambulatórios Geral, Ambulatório de Psicoterapia Psicanalítica, Ambulatório de Ansiedade, Ambulatório de Bipolaridade, Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Posto de Saúde da Vila Fátima, Ambulatório do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica, Ambulatório do Programa de Envelhecimento e Saúde Mental, Ambulatório de Dependência Química, Interconsulta Psiquiatrica de Adultos, Interconsulta Psiquiatrica da Infância e Adolescência.

Estágio Prático em Psiquiatria V

O aluno realizará estágio prático supervisionado, de três anos, nas seguintes áreas do Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas e Núcleo de Formação Especifica em Neurociências da PUCRS: Internação Psiquiátrica, Emergências Psiquiátrica, Ambulatórios Geral, Ambulatório de Psicoterapia Psicanalítica, Ambulatório de Ansiedade, Ambulatório de Bipolaridade, Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Posto de Saúde da Vila Fátima, Ambulatório do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica, Ambulatório do Programa de Envelhecimento e Saúde Mental, Ambulatório de Dependência Química, Interconsulta Psiquiatrica de Adultos, Interconsulta Psiquiatrica da Infância e Adolescência.

Estágio Prático em Psiquiatria VI

O aluno realizará estágio prático supervisionado, de três anos, nas seguintes áreas do Serviço de Psiquiatria do Hospital São Lucas e Núcleo de Formação Especifica em Neurociências da PUCRS: Internação Psiquiátrica, Emergências Psiquiátrica, Ambulatórios Geral, Ambulatório de Psicoterapia Psicanalítica, Ambulatório de Ansiedade, Ambulatório de Bipolaridade, Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Posto de Saúde da Vila Fátima, Ambulatório do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica, Ambulatório do Programa de Envelhecimento e Saúde Mental, Ambulatório de Dependência Química, Interconsulta Psiquiatrica de Adultos, Interconsulta Psiquiatrica da Infância e Adolescência.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Dr. Alfredo Cataldo Neto
  • Dr. Cesar Luis de Souza Brito
  • Dr. Lucas Spanemberg
  • Ma. Gibsi Maria Possap Rocha
  • Ma. Karin Daniele Mombach
  • Me. Luciano Billodre Luiz
  • Me. Luiz Gustavo Guilhermano
  • Me. Marco Antônio Pacheco
  • Dra. Nina Rosa Furtado
  • Ma. Patrícia Fuhro Vilas Bôas
  • Dr. Pedro Eugênio Mazzucchi Santana Ferreira
  • Dr. Rodrigo Grassi-Oliveira
  • Me. Ruben de Souza Menezes

Coordenação

  • Prof. Dr. César Luís de Souza Brito
  • [email protected]
    Médico Psiquiatra (PUCRS, Associação Brasileira de Psiquiatria, World Psychiatry Association); Psicanalista (Sociedade Psicanalítica de Porto
    Alegre, International Psychoanalytical Association); Professor Titular da ESMED-PUCRS; Chair do Grupo de Trabalho Sobre a Especificidade do Tratamento Psicanalítico Hoje – América Latina (International Psychoanalytical Association).Coordenador da Área Psiquiátrica do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica – PUCRS.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público em geral
Matrícula + 35 parcelas de R$ 1.875,00

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude