Ver todos os cursos

Especialização

Saúde Pública e Epidemiologia Clínica

1ª Edição 360 h/aula

O curso Saúde Pública e Epidemiologia Clínica em questão prepara profissionais para o enfrentamento de situações reais no serviço público, com uma atuação baseada em uma visão multidisciplinar.

Área do Curso
Saúde
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
22/04/2022 a 17/12/2022
Turno
Noite

Início

22 de Abril de 2022

Inscrições até 12/04/2022

Período

22/04/2022 a 17/12/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente,

Segunda, terça e quarta das 19h15min às 22h15min.

INFORMATIVO CORONAVÍRUS

Se mantidas as condições sanitárias atuais, o curso ocorrerá de forma presencial. Considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

PORTFÓLIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA 2022

Conheça as diversas oportunidades que a Educação Continuada da PUCRS tem para você se desenvolver cada vez mais!

Sobre o Curso

Além das disciplinas clássicas, o profissional que pretende atuar na saúde pública precisa estar atualizado sobre os tópicos mais relevantes e inovadores na área da epidemiologia, sempre tendo uma visão crítica sobre a necessidade do mercado. O curso em questão prepara profissionais para o enfrentamento de situações reais no serviço público, com uma atuação baseada em uma visão multidisciplinar. 

 

Público-Alvo

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, serviço social, psicólogos, gestores, nutricionistas, fonoaudiólogos e demais profissionais com graduação completa em qualquer área do conhecimento que tenham interesse em integrar saberes relativos à saúde pública e epidemiologia clínica.  

O/A egresso/a sairá apto a:

  • Aplicar os conceitos de saúde pública e epidemiologia clínica nos diversos cenários da saúde.   

Modalidade Presencial

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Unidade Promotora

Escola de Medicina

Inscrições

Pode ser realizada pela internet ou presencial. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno);
  • RNE (para alunos estrangeiros).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 04/10/2021
Término: 25/03/2022

Disciplinas

Políticas e gestão de saúde na população brasileira

Análise das estratégias políticas e de gestão da saúde brasileira mediante de uma visão multidisciplinar e global nas diversas situações práticas.

Inequidades em saúde

Análise dos aspectos teóricos das desigualdades em saúde. Compreensão da diferença entre desigualdade e iniquidade. Análise simples (razões e diferenças) e medidas complexas para grupos ordenados e não ordenados. Estudo de monitoramento de desigualdades em saúde.

Gênero e saúde

Análise do conceito de gênero enquanto construção social. Análise sobre como as concepções sobre o corpo masculino e o corpo feminino, bem como sobre os papéis e funções que homens e mulheres devem desempenhar na sociedade, afetam a saúde, o aceso e uso dos serviços de saúde de mulheres, homens e pessoas transgênero e a relação entre movimentos sociais, gênero e saúde, incluindo políticas e programas envolvendo gênero e saúde: saúde da mulher, saúde do homem, saúde LGBT.

Bases de Atenção Primária à saúde

Análise dos conceitos e objetivos da atenção primária de saúde (APS). Análise das aplicações práticas da APS. Análise dos serviços de saúde na APS e núcleo ampliado de saúde da família. Análise do trabalho multiprofissional na atenção básica em saúde. Análise das ferramentas para a prática na APS.

Comunicação efetiva para a promoção da Saúde

Ferramentas da comunicação na promoção da saúde. Reconstrução e análise das transformações da mídia. Percepção pelo público nos diferentes horizontes históricos e as mudanças sociais neste cenário. Uso de plataformas tecnológicas. Análise de linguagens. Análise do impacto das informações sobre saúde no contexto contemporâneo da comunicação.

Saúde Baseada em Evidências

Análise dos princípios epidemiológicos para o uso crítico da literatura científica. Análise dos elementos de medicina baseada em evidências.

Epidemiologia Clínica

Análise dos conceitos da epidemiologia clínica. Análise dos conceitos da epidemiologia na prática clínica.

Inferência Causal

Análise da base teórica e metodológica para estimar efeitos causais em estudos epidemiológicos, com base no modelo de desfechos potenciais. Análise dos conceitos de modelo de desfechos potenciais; pressupostos necessários para estimar efeitos causais; gráficos acíclicos direcionados para inferência causal; ajuste para confundimento e viés de seleção utilizando ponderação; definição, estimação e aplicações do escore de propensão para inferência causal.

Análise crítica de artigos científicos

Análise dos conceitos de epidemiologia na análise crítica de artigos.

Farmacoepidemiologia

Análise dos métodos epidemiológicos para compreender o processo de utilização de medicamentos pela população com vistas à promoção do seu uso seguro e racional.

Saúde preventiva

Análise dos conceitos de saúde preventiva, particularmente na saúde pública.

Vigilância em Saúde

Vigilância em saúde, na perspectiva da observação e análise permanente da situação de saúde da população. Análise dos elementos da Vigilância  Epidemiológica, da Vigilância Ambiental, da Vigilância Sanitária e os modos de transmissão e prevenção das doenças transmissíveis mais frequentes e emergentes, considerando os determinantes sociais de saúde, as relações étnico-raciais da população brasileira, bem como aspectos relacionados à responsabilidade social e ambiental.

Fundamentos do uso da ciência de dados para a saúde pública

Visão geral sobre a Ciência de Dados tanto na academia como na indústria. Conceitos sobre mentalidade orientada a dados, inferência estatística e análise de dados exploratória. O processo da ciência de dados: processos de negócios x ciência de dados. Pensamento analítico: o que são bons modelos, principais algoritmos e formas de visualização. Aplicações para saúde pública.

Bioética

Análise dos conteúdos relacionados à ética que emergem do campo teórico e prático das ciências biomédicas.

Fundamentos de bioestatística

Conceitos de bioestatística na saúde pública mediante as diversas análise dos tipos de dados, estatísticas descritivas, distribuições teóricas, teste de hipóteses, teorema do limite central, análise de dados numéricos (um grupo, dois grupos, mais de dois grupos), análise de dados categóricos (uma proporção, duas proporções, mais de duas categorias), regressão e correlação, regressão múltipla.

Análise Qualitativa em Saúde

Análise das abordagens, métodos e técnicas de pesquisa qualitativa em Psicologia. Análise dos principais correntes teórico-metodológicas que fundamentam as análises qualitativas de pesquisa nas ciências humanas. Análise dos métodos de investigação e procedimentos para coleta e análise de diferentes tipos de pesquisa com métodos qualitativos.

Desenvolvimento de Projetos de Pesquisas na Saúde Coletiva

Análise dos conceitos para a redação e apresentação de um projeto de pesquisa na área da saúde pública.

Empreendedorismo na Saúde

Análise os conceitos de empreendedorismo na saúde pública. Análise da implementação dos avanços e tecnologia na realidade local.

Introdução ao Programa Estatístico R

Programa em estatística R. Análise das ferramentas do programa estatístico R e aplicação na prática da saúde pública.

Projetos em Saúde Pública

Preparação para a construção do trabalho de conclusão de curso. Sensibilização, abordagem dos assuntos trabalhados e escolha do tema para o projeto final do curso. Revisão de conceitos e impactos da saúde integrativa. Orientação sobre metodologia de pesquisa e de produção científica. Orientações sobre a escrita de artigos científicos.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

Dra. Lisiane Marcal Perez
Dra. Andrea Goncalves Bandeira
Dr. Wagner de Lara Machado
Dra. Ina Da Silva Dos Santos
Dra. Maria Teresa Ruiz Tsukazan
Dr. Duncan Dubugras Alcoba Ruiz
Dr. Mario Bernardes Wagner
Dr. Alexandre Anselmo Guilherme
Dr. Bruno Hochhegger
Dra. Magda Rodrigues da Cunha
Dra. Rita Mattiello
Dra. Carla Helena Augustin Schwanke
Dr. Jose Roberto Goldim
Dr. Natan Katz
Dr. Fernando César Wehrmeister
Dr. Fernando Hartwig
Dra. Daniela Knauth
Dra. Andréa Homsi Dâmaso
Dr. Daniel Umpierre de Moraes

Coordenação

Profª. Dra. Rita Mattiello
[email protected]
Mestre e doutora em Pediatria e Saúde da Criança pela UFRGS e Doutora em Epidemiologia pela UFRGS. Professora da Escola de Medicina e dos Programas de Pós-graduação em Pediatra e Saúde da Criança e de Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS.

Profª. Dra. Maria Teresa Ruiz Tsukazan
[email protected]
Mestre e doutora em Epidemiologia UFRGS. Professora da Escola de Medicina da PUCRS.

Investimento

PúblicoValor da Mensalidade
Público geral
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 670,00*
Grupos de 5 a 9 pessoas
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 636,50*
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 619,75*
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 603,00*
PUCRS Alumni
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 589,60*
Professores, Técnicos administrativos da Rede Marista
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Estudantes com faixa etária a partir de 60 anos
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 536,00*
Funcionários PUCRS, HSL, INSCER, Centro Clínico e FIJO
Matrícula de 670,00 + 23 parcelas de R$ 335,00*

*Os valores informados acima são válidos somente para os cursos presenciais.

Se você tem interesse na modalidade online, saiba mais aqui.

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista é concedido ao estudante a redução de 10% sobre o valor de todas as parcelas. E, em havendo o cancelamento ou trancamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderada a redução concedida desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode estar interessado em

saude