Educon - Centro de Educação Continuada - PUCRS
Ver todos os cursos

MBA

Tecnologia para Negócios

AI, Data Science e Big Data

2ª Edição 360 h/aula

O MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data da PUCRS explora conhecimentos da área de tecnologia utilizados para negócios, auxiliando os profissionais a entender estes conceitos e aplicá-los em finanças, marketing, logística, gestão de equipes, vendas, e na criação de novos produtos e serviços.

Área do Curso
Negócios
Modalidade
Presencial
Período do curso
Período
28/05/2021 a 31/03/2022
Turno
Manhã, Tarde, Noite

Início

28 de Maio de 2021

Inscrições até 28/05/2021

Período

28/05/2021 a 31/03/2022

360 horas-aula

Dias e Horários

Quinzenalmente, sextas-feiras, das 19h15min às 22h30min e sábados, das 8h às 12h15min e das 14h às 17h15min.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

Informativo Coronavírus

A modalidade para início das aulas seguirá os protocolos vigentes no momento, considerando todos os cuidados necessários para a saúde e segurança de alunos, professores e funcionários da Universidade e respeitando as individualidades de cada curso.

Sobre o PUCRS Online

O PUCRS Online é resultado da união entre a solidez acadêmica de uma das melhores Universidades privadas do Brasil e o UOL EdTech, a maior empresa de tecnologia para educação no país. A parceria viabilizou um modelo pioneiro de educação continuada no Brasil que combina a excelência da proposta de ensino da Universidade com a experiência de profissionais do mercado que são referência nas suas áreas de atuação.

Metodologia

As disciplinas do curso são ministradas por uma dupla de professores. As duplas são formadas por um professor da PUCRS, responsável pela parte acadêmica, como programação de conteúdo, avaliações e materiais complementares; e um professor convidado, escolhido especialmente por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina. Cada disciplina tem três encontros, entre os quais, em média, dois são ministrados pelo professor convidado.

O resultado disso é que você tem uma formação com solidez acadêmica e, ao mesmo tempo, aplicada à realidade.

Modalidades

Na modalidade PRESENCIAL o aluno terá aulas com professores reconhecidos na academia e no mercado, e também professores de referência nacional e internacional.

Além disto, o aluno terá acesso a um Campus completo, onde todos os dias são criadas soluções e inovações para a vida das pessoas, com impacto nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica, da saúde e tantas outras.

Tudo isso aliado a uma plataforma virtual, que ficará a disposição do aluno caso queira assistir a aula de forma online, onde quiser. O aluno opta se quer assistir a aula presencialmente no Campus, ou de forma online.

Na modalidade ONLINE o aluno visitará todo o conteúdo por meio de materiais editados e disponíveis na plataforma digital, incluindo vídeos, leituras, lições animadas, exercícios e avaliações. Saiba mais sobre a modalidade a distância aqui.

Sobre o Curso

Este curso explora os conhecimentos das áreas de tecnologia utilizados nas áreas de negócios, auxiliando os profissionais a entender estes conceitos e aplicá-los em finanças, marketing, logística, gestão de equipes, vendas, relacionamento com cliente e na criação de novos produtos ou serviços, apoiando a tomada de decisão para a escolha de tecnologias e para a resolução de problemas nestas diferentes áreas.

Não haverá tradução simultânea para aulas presenciais ministradas em inglês ou espanhol. Posteriormente, os estudantes da turma presencial terão acesso às gravações das aulas legendadas.

Objetivos

  • Ampliar os conhecimentos sobre AI, Data Science e Big Data e suas aplicações na área de negócios.
  • Capacitar os alunos para utilizar as novas tecnologias na área de negócios de maneira a potencializar os resultados.
  • Analisar os fatores críticos ligados à tecnologia e relacioná-los à gestão e ao planejamento de negócios.

Público-Alvo

Profissional de qualquer área do conhecimento que deseje aplicar tecnologias de IA, Ciência de Dados e Big Data em suas áreas de atuação para apoiar a tomada de decisão.

Perfil do Egresso

Identificar oportunidades de negócios e tendências de mercado que possam ser aproveitadas ou potencializadas pela utilização de Data Science, AI e Big Data; Incentivar a utilização de tecnologias para a comunicação e viabilização de produtos, serviços e negócios digitais; Aplicar métodos, técnicas e ferramentas para impulsionar a transição dos modelos tradicionais de negócio para os modelos negócio baseados em tecnologias; Qualificar a experiência do consumidor pela utilização de tecnologias digitais e novos modelos de negócio; Estimular a utilização de dados e informações visando a qualificação do processo decisório nos diversos níveis e áreas das organizações; Utilizar ética e corretamente as ferramentas e informações sob sua responsabilidade; Capacitar o egresso para a solução de problemas de forma criativa e inovadora definindo problemas corretamente; Desenvolver o raciocínio lógico e inovador, através do olhar crítico em relação ao ambiente e à realidade atual.

Unidade Promotora

Escola de Negócios, Escola Politécnica

Inscrições

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

*Data de início do curso sujeita a alterações.

 

Processo de Seleção dos Candidatos

  • Análise de Currículo.

Documentos Necessários para Matrícula

Para fins de matrícula e confecção dos certificados de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •   Passaporte (deve constar nome de pai e mãe e a naturalidade);

  •  Certidão de Nascimento (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);

  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);

  • CNH (só será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

Período de Matrícula

Início: 24/10/2020
Término: 28/05/2021

Disciplinas

Data Science (DS) como uma ferramenta ou produto de negócios

Design de produto em Data Science. Geração de valor para o cliente. Segmentação do mercado, canais de comunicação, distribuição e relacionamento. Geração de receita. Recursos, atividades e parceiros-chave.

IA como uma ferramenta ou produto de negócios

Design de produto em Inteligência Artificial. Geração de valor para o cliente. Segmentação do mercado, canais de comunicação, distribuição e relacionamento. Geração de receita. Recursos, atividades e parceiros-chave.

Como usar DS e AI para otimizar a Logística e as Operações.

Usos e aplicações do Data Science e da Inteligência Artificial na área de logística, suprimentos e operações. Estratégias para otimizar o tempo e racionalizar o uso de recursos, máquinas e equipamentos. Administração de materiais com DS e AI.

Gestão de times na área de TI: atração e retenção de talentos

Como planejar e montar estruturas e times de tecnologia de Data Science, AI e Big Data. Atração e seleção de talentos na área de tecnologia. Capacitação e desenvolvimento de profissionais. Avaliação de desempenho, remuneração e retenção de pessoas. Formação e desenvolvimento de equipes.

DS e AI para potencializar o Marketing e aumentar vendas

Usos e aplicações do Data Science e da Inteligência Artificial na área de marketing e inteligência de mercado. Estratégias para aumentar as vendas utilizando Data Science e da Inteligência Artificial.

DS e AI para gerir pessoas e processos

Gestão e otimização de processos utilizando Data Science e Inteligência Artificial. Planejamento de recursos humanos e estratégias de atração e retenção de pessoas utilizando Data Science e da Inteligência Artificial.

DS e AI para gerar diferenciais de qualidade e preço

Identificação de diferenciais competitivos de qualidade e de preço utilizando Data Science e Inteligência Artificial. Utilização de Data Science e da Inteligência Artificial para a geração de valor para o cliente.

DS e AI para causar disrupção e dominar o mercado

Oportunidades de inovação e disrupção no mercado utilizando Data Science e Inteligência Artificial. Utilização de Data Science e da Inteligência Artificial como ferramentas para alavancar a inovação.

Modelagem Preditiva: As soluções estão nos dados

Identificação de padrões em dados históricos para realizar previsões de tendências. Utilização de modelos estatísticos e matemáticos para prever resultados futuros. O uso da modelagem preditiva no processo decisório.

Data mining (mineração de dados)

Armazenamento e pesquisa em bases de dados. Técnicas, abordagens e ferramentas de mineração de dados. A Mineração de Dados e suas utilizações em estudos de casos reais.

Segurança de dados: como usar (antes que seja tarde)

A importância da segurança e da proteção de dados na área de negócios. Princípios ligados à segurança da informação e de dados. Soluções mais utilizados para a segurança da informação e de dados.

Visualização de Dados para a tomada de decisão

Princípios da visualização de dados e das informações. Percepção e design. Tipos de dados, representações visuais e estratégias de comunicação. Técnicas e aplicações.

Business Intelligence e Business Analytics com Data Science

Como utilizar Data Science para coletar, organizar e gerenciar as informações na área de inteligência de negócios. Como usar Data Science para antecipar problemas e agir proativamente na análise negócios.

Infraestrutura para Big Data e Cloud Computing

Arquitetura de computação em nuvem. Serviços na nuvem e soluções para armazenamento. Benefícios e riscos associados. Casos e aplicações de computação na nuvem.

A revolução do Big Data: cases de sucesso e como usar

O que é e para que serve o Big Data. Como analisar e interpretar grandes volumes de dados e informações não estruturadas. Os principais usos do Big Data na área de negócios. Casos de sucesso do uso do Big Data.

Inteligência Artificial: cases de negócios de como utilizar

O que é e como funciona a Inteligência Artificial. A evolução da inteligência artificial. Os principais usos da Inteligência Artificial na área de negócios. Casos de sucesso do uso da Inteligência Artificial em negócios.

Deep Learning: cases de sucesso e aplicações

O que é aprendizagem profunda e como ela funciona. Usos e tendências das redes neurais artificiais e do Deep Learning. Aprimoramento dos sistemas de recomendações e outras possibilidades de aplicação na área de negócios.

Como usar Machine learning para superar o mercado

O que é Aprendizagem de Máquina e como ela ocorre. Exemplos de usos e aplicações do Aprendizado de Máquina na área de negócios. Como obter vantagem competitiva através do Machine Learning.

Ética na era dos dados e do Big Data

Problemas éticos e morais relacionados ao uso de dados; princípios de ética em dados ao longo do ciclo de vida do produto; transparência, disclosure e dados abertos; marcos globais sobre o direito de ser esquecido; impactos na soberania e autonomia; o direito à privacidade; preconceito em algoritmos e aprendizagem de máquina, desafios éticos em ciência de dados; governança de dados, consequências não intencionais no uso de dados.

Oficina de DS e AI para negócios

Modelagem de negócios. Plano de negócios, usando métodos ágeis (ex. Método Canvas). Pesquisa de mercado; técnicas qualitativas e quantitativas. Protótipo conceitual, low definition. Desenvolvimento de protótipos high definition.

Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Professores

  • Me. Alessandro Nunes Souza
  • Dr. André Hartmann Duhá
  • Me. Augusto Aiquel Vaz Costa
  • Dr. Duncan Dubugras Alcoba Ruiz
  • Dra. Edimara Mezzomo Luciano
  • Me. Eduardo Henrique Pereira Arruda
  • Dr. Felipe Rech Meneguzzi
  • Me. Filipe Jaeger Zabala
  • Dra. Ionara Rech
  • Dra. Isabel Harb Manssour
  • Dr. Lélis Balestrin Espartel
  • Dr. Luís Antônio Janssen
  • Dr. Michael da Costa Mora
  • Me. Rafael Bittencourt
  • Dr. Rodrigo Coelho Barros
  • Dra. Sílvia Maria Wanderley Moraes
  • Dr. Tiago Coelho Ferreto

Coordenação

  • Profa. Dra. Ionara Rech
  • [email protected]
    Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Administração no PPGA/EA/UFRGS no tema co-criação de valor da TI (2012). É professora Tempo Integral da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desde 2017 e Coordenadora do Curso de Graduação em Administração da Escola de Negócios da PUCRS. Foi Coordenadora de Negócios do Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de TI e do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI). Foi consultora do Programa Redes de Cooperação do Estado do RS. Tem experiência na área de Administração, especialmente em gestão da inovação e tecnologia da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de gestão da inovação, gestão de TI, impacto da TI nas organizações e valor da TI.
  • Prof. Dr. Michael da Costa Móra
  • [email protected]
    Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Informática. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Aprendizagem de Máquina, Agentes inteligentes e Sistemas Muitagentes, Engenharia de Software e Desenvolvimento de Sistemas, Ensino de Programação e de Ciência da Computação.

Investimento

PúblicoValor
Público geral
Matrícula + 23 parcelas de R$ 550,85
PUCRS Alumni
Matrícula + 23 parcelas de R$ 484,75
  • Empresas conveniadas;
  • Funcionários do Tecnopuc;
  • Grupo de 20 ou mais pessoas.
Matrícula + 23 parcelas de R$ 495,77
Estudantes com faixa etária igual ou superior a 60 anos
Matrícula + 23 parcelas de R$ 385,60
Grupos de 10 a 19 pessoas
Matrícula + 23 parcelas de R$ 468,22
  • Grupos de 20 ou mais pessoas
  • Colaboradores do corporativo, colégios e Unidades Sociais da Rede Marista
  • Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos
  • Colaboradores da Fundação Irmão José Otão - FIJO
Matrícula + 23 parcelas de R$ 440,68

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações Financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

Financie seu Curso com o Crédito Educativo

O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.

ESTUDE EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Valorizamos nossos alunos

Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitações e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.

Valorizamos nossos alunos

Corpo docente qualificado e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.

Valorizamos nossos alunos

Melhor universidade privada do Sul do Brasil nos principais rankings, onde são criadas soluções e inovações com impacto na vida das pessoas.

Condições especiais para especialização e MBA

Crédito educativo

Todos os nossos cursos de especialização e MBA possuem opção de crédito educativo (pagamento de 50% durante o curso e o restante depois de formado/a), além de outras possibilidades de descontos e bolsas.

Planos corporativos

Grupos de 5 ou mais participantes da mesma empresa ou empresas conveniadas tem 10% de desconto no curso.

Benefícios rede alumni

Nossa rede de Alumni possui diversos benefícios, nossos diplomados tem 12% de desconto em todos os cursos.

PUCRS online

Aulas inesquecíveis com os mais renomados especialistas do Brasil e do mundo em cada área do conhecimento.

Uma experiência digital diferenciada e interação entre os alunos de todo o Brasil.

Cursos sobre principais tendências e temáticas da atualidade e do futuro.

Modalidades presencial e online de forma inovadora e que consolidou-se nacionalmente.



Você também pode se interessar por

negocios